Iglo lança “A Bordo com o Capitão” e leva a sustentabilidade dos oceanos a escolas de todo o país

A Iglo, em parceria com a ANP|WWF, apresenta “A Bordo com o Capitão”, uma iniciativa que convida os mais novos a tornarem-se verdadeiros marinheiros da sustentabilidade dos oceanos e a embarcar numa jornada épica rumo à pesca responsável. Criado e desenvolvido pela agência criativa KICO – Kids Communication Agency, agência focada na comunicação para crianças do 0 aos 14, que alia o pensamento criativo à pedagogia, “A Bordo com o Capitão” arranca esta semana e vai entregar, a mais de 300 escolas portuguesas, um divertido jogo que ajuda as crianças a ficarem a conhecer as principais espécies dos nossos mares, rios e estuários, o que as ameaça e ainda a perceber o que podem fazer no seu dia-a-dia para as proteger. Através de jogabilidade estratégica, trabalho em equipa e resolução de desafios, “A Bordo com o Capitão” é um projeto inovador que visa sensibilizar e educar crianças de todo o país para a importância da pesca responsável, da conservação das espécies marinhas e de água doce e para a diferença que as suas escolhas alimentares podem fazer. Com este jogo de cartas interativo, a Iglo e a ANP|WWF trazem assim o tema da sustentabilidade nos oceanos para a sala de aula de uma forma dinâmica e divertida. “A pesca excessiva é um dos problemas que os oceanos enfrentam e que a nós, Iglo, mais nos preocupa. Ao longo dos anos, a busca por vezes desregrada por recursos marinhos tem vindo a pôr em risco a sobrevivência dos mesmos, pelo que é urgente e essencial apostar e valorizar práticas de pesca sustentável certificada que garantam a boa renovação e continuidade das espécies”, refere Inês Teixeira, Diretora de Marketing da Iglo, acrescentando que “o trabalho com as escolas e com as gerações mais jovens, que estão muito mais despertas para estes temas, é fundamental e é um dos eixos de atuação da nossa estratégia de sustentabilidade, através da qual a Iglo quer contribuir para uma melhor educação sobre a problemática da conservação das espécies marítimas e as ações que todos podemos tomar.” O projeto vai ainda percorrer as escolas da região da Grande Lisboa, ao longo do ano letivo, num roadshow educativo com ações que aliam a temática da sustentabilidade dos mares e rios ao programa escolar. Uma aventura épica, com a presença do Capitão Iglo, para angariar marinheiros da sustentabilidade dos oceanos! “*Estamos muito entusiasmados por trabalhar com a IGLO e com o lançamento de ‘A Bordo com o Capitão’. Queremos inspirar as gerações futuras a tornarem-se defensores da pesca sustentável e da conservação marinha e acreditamos que a educação é o primeiro passo para alcançar esse objetivo*”, disse Duarte Botte, representante da KICO. A ANP|WWF apoia desde o primeiro momento esta iniciativa, tendo participado na curadoria e revisão dos conteúdos. “*A educação ambiental e a literacia dos oceanos representam pilares fundamentais para a construção de um planeta onde as pessoas vivam em harmonia com a natureza. A iniciativa da Iglo demonstra o potencial alavancador das empresas para a promoção da cidadania afetiva e aumento da literacia ambiental, integrando a natureza na ‘sala de aula’ e permitindo o desenvolvimento de novas competências através da experimentação e dinamização de ferramentas pedagógicas inovadoras*”, disse Cátia Nunes, Coordenadora do Programa de Educação da ANP/WWF. No total, a iniciativa vai impacta 537 turmas e mais de 11 mil alunos. Com desafios únicos que incentivam as crianças a usarem a sua criatividade, pensamento estratégico e conhecimento sobre a pesca sustentável para resolvê-los, “A Bordo com o Capitão” é indicado para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico. “A Bordo com o Capitão” inclui ainda outras atividades pedagógicas que estão disponíveis para crianças, pais e educadores. *Uma iniciativa para alertar para a sustentabilidade dos oceanos * Cada carta do jogo “A Bordo com o Capitão” representa um animal ou um conceito relacionado com o ecossistema aquático (mares e rios), com informação sobre a espécie e um desafio que as crianças devem resolver num curto espaço de tempo. A sustentabilidade é o eixo central do jogo, por isso, a quantidade de cartas de cada espécie no jogo reflete também a existência destas espécies marinhas na natureza e a escolha do baralho implica que as crianças tenham de optar entre espécies mais ou menos ameaçadas, com base no seu estado de conservação. *Os peixes fugiram da história, mas vamos ajudá-los a voltar!* Em 2022, a IGLO lançou o livro “Os peixes que fugiram da história”, que procurou sensibilizar as crianças para esta problemática, pondo a claro as consequências da pesca excessiva. “*Mas se,**há um ano, os peixes fugiram da história, em 2023 e 2024 vamos aprender como podemos trazê-los de volta, dando continuidade ao nosso investimento na sensibilização dos mais novos para a temática da sustentabilidade dos oceanos e da pesca sustentável*”, afirma a Diretora de Marketing da Iglo. Membro fundador do MSC (Marine Stewardship Council), bem como praticante e promotora da pesca sustentável, a IGLO tem como objetivo ajudar as pessoas a fazer escolhas de alimentação nutritivas e sustentáveis. “A Bordo com o Capitão” é mais uma iniciativa rumo a essa consciencialização.

Quinta-feira, 23 Novembro 2023 10:07


PUB