Depois das cervejas, negócio que já detinha, Bruce Dickinson, vocalista da banda britânica de *heavy metal*, que esteve em Portugal no ano passado a propósito da Wine Future, assina o seu primeiro vinho “Made in Portugal”, feito pela Van Zeller Wine Collection (ex – Barão de Vilar, Vinhos S.A.). Esta é uma parceria inédita motivada e apoiada pela Ehrmanns Wines, distribuidora do produtor no Reino Unido.
À semelhança da sua marca de cervejas (Trooper), também este vinho é inspirado num dos singles do último álbum dos Iron Maiden, <https://open.spotify.com/intl-pt/album/3TymcPWXqsCRA5oSL0TkPU?si=lOuDldN8TXeGGvHt2f_obw> lançado em 2021. Em *Darkest Hour*, Bruce Dickinson faz uma espécie de homenagem à resistência britânica durante a II Guerra Mundial e, em particular, à figura de Winston Churchill. Já a história do vinho é mais simples – simbolicamente, foi escolhido um *Douro DOC*, da *colheita de 2021* para criar este tinto (um *“darkest red”,* como gosta Bruce de brincar), a partir de duas *castas tradicionais da região, Touriga Nacional e Tinta Roriz*.
Para *Álvaro van Zeller*, enólogo executivo da Van Zeller Wine Collection, este desafio fê-lo *“sair da zona de conforto, não apenas porque é uma parceria de muita projeção internacional para o Douro, o que muito nos honra, mas também porque os Iron Maiden foram muito marcantes para a minha geração. Vinho e música sempre foram uma combinação perfeita e agora há novos acordes para o Douro, os do heavy metal”.*
E se o vinho é um clássico da região, a imagem é uma outra melodia. As cores fortes e as imagens arrojadas de Eddie the Head, mascote e assinatura dos Iron Maiden e do universo do *heavy metal*, preenchem toda a envolvência da garrafa, uma espécie de poster que pode servir para guardar ou colecionar. O vinho, que estará disponível na loja oficial da banda e pontos de venda em todo o mundo, terá o custo médio de 12£ (cerca de 14€, à conversão atual).
À semelhança da sua marca de cervejas (Trooper), também este vinho é inspirado num dos singles do último álbum dos Iron Maiden, <https://open.spotify.com/intl-pt/album/3TymcPWXqsCRA5oSL0TkPU?si=lOuDldN8TXeGGvHt2f_obw> lançado em 2021. Em *Darkest Hour*, Bruce Dickinson faz uma espécie de homenagem à resistência britânica durante a II Guerra Mundial e, em particular, à figura de Winston Churchill. Já a história do vinho é mais simples – simbolicamente, foi escolhido um *Douro DOC*, da *colheita de 2021* para criar este tinto (um *“darkest red”,* como gosta Bruce de brincar), a partir de duas *castas tradicionais da região, Touriga Nacional e Tinta Roriz*.
Para *Álvaro van Zeller*, enólogo executivo da Van Zeller Wine Collection, este desafio fê-lo *“sair da zona de conforto, não apenas porque é uma parceria de muita projeção internacional para o Douro, o que muito nos honra, mas também porque os Iron Maiden foram muito marcantes para a minha geração. Vinho e música sempre foram uma combinação perfeita e agora há novos acordes para o Douro, os do heavy metal”.*
E se o vinho é um clássico da região, a imagem é uma outra melodia. As cores fortes e as imagens arrojadas de Eddie the Head, mascote e assinatura dos Iron Maiden e do universo do *heavy metal*, preenchem toda a envolvência da garrafa, uma espécie de poster que pode servir para guardar ou colecionar. O vinho, que estará disponível na loja oficial da banda e pontos de venda em todo o mundo, terá o custo médio de 12£ (cerca de 14€, à conversão atual).