Comunicação

McDonald's, a campanha mais eficaz

Mcdonalds mundialA McDonald's Portugal viu a sua campanha de activação do Mundial de Futebol 2010 ser distinguida com o Grande Prémio à Eficácia da Comunicação 2011, entregue ontem à noite, em Lisboa.

sexta, 18 novembro 2011 00:00


Uma campanha com criatividade da TBWA e em que a estratégia de comunicação esteve a cargo da agência de meios OMD. Esta mesma campanha valeu à marca a medalha de ouro na categoria Distribuição e Restauração.

Um caso que, segundo a marca, demonstra como, com "uma simples campanha de publicidade dita convencional e o menor investimento de todos os patrocinadores de referência", a McDonald's "conseguiu ser um dos grandes vencedores nesse outro campeonato, o as marcas associadas ao Mundial 2010 – e vencer também 'em casa', quebrando uma espécie de fatalidade de negócio histórica, reforçando a ligação emocional com os seus clientes e batendo todos os records de notoriedade e eficácia do seu histórico de comunicação".

Nesta sétima edição dos Prémios Eficácia, iniciativa que tem a chancela da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e do Grupo Consultores, foram dez os casos de comunicação que conquistaram medalhas de ouro. Oito foram distinguidos com prata e outros tantos mereceram bronze.

O ouro em Alimentação e Bebidas foi arrecadado pela campanha Maria Clementina, criada para a Sumol + Compal pela Brandia Central.

Em Saúde, Higiene e Beleza, o rebranding da Área Saúde (Well0s) da Pharma Continente conquistou o prémio maior: o mérito foi das agências Arena Media, Euro RSCG Lisboa e Fuel/Santa Fé.

A campanha Natal 2010, da Delta Q (Delta Cafés), conseguiu o ouro na categoria Produtos de Consumo Duradouro: MEC e Ativism foram as agências envolvidas.

Fora da Box (Meo) foi a campanha que valeu à PT Comunicações a vitória na categoria Telecomunicações e Media, uma vitória com assinatura da MSTF Partners e da Espaço OMD.

Bassat Ogilvy, RedPartner e Initiative são as agências que estão por trás da campanha Paixão, com José Mourinho, para o Millennium bcp, vencedora na categoria de Serviços Financeiros e Seguros.

A Galp Energia foi o anunciante vencedor em Restantes Serviços e Administração Pública, com a campanha Vuvuzela, assinada pela BBDO Portugal e pela Carat.

Em Activação e Patrocínios foi premiada com ouro a eficácia da campanha Plot Placement Oliveira da Serra, concebida pela BrandConnection e pela McCann para a Sovena.

A Marca Única (Continente), da Sonae MC, foi a única premiada na categoria de Comunicação Corporativa e B2B: o ouro resultou do trabalho conjunto das agências Arena Media, Born, Euro RSCG Lisboa, Fuel/Santa Fé e GCI.

Já em Responsabilidade Social a campanha mais eficaz foi a Arredonda/Ajuda de Berço, lançada pela Worten com o contributo criativo das agências Arena Media, Fuel/Santa Fé e Link.

Resta acrescentar que durante a cerimónia de entrega dos prémios, António Filipe aproveitou para anunciar a sua saída do cargo que ocupava na McDonald's, entregando a direcção de marketing a John Alves, até então director de marketing da McDonald's para o Sul da Europa.

Fonte: Briefing

 

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