Comunicação

Empresas não sabem lidar com crise nos media sociais

Empresas não sabem lidar com crise nos media sociais
As empresas, ao contrário das agências de relações públicas, não estão preparadas para lidar com situações de crise nos media sociais. Esta é uma das conclusões do estudo desenvolvido pela InfiniteLatitude, rede global de agências independentes de relações públicas, representada em Portugal pela Guess What PR.

terça, 20 março 2012 06:00

O estudo, que contou com cerca de cem profissionais de relações públicas e comunicação de 31 países, mostra que mais de 80 por cento dos departamentos de comunicação das empresas não tem procedimentos definidos para lidar com crises nos media sociais. Ao invés, 85 por cento revela ter procedimentos padrão para lidar com este tipo de situações nos media tradicionais. Apenas um quinto mostrou ter semelhantes procedimentos para o universo online. Para além disso, os dados revelam ainda que 85 por cento dos profissionais in-house inquiridos subcontratam os serviços de gestão de crise nos media sociais.

De acordo com o estudo realizado, apesar de as empresas darem importância aos media sociais, esta não é acompanhada pela preparação. A maioria dos departamentos das empresas não tem práticas estruturadas de monitorização online, listas de contactos dos principais influenciadores, procedimentos de aprovação de posts em blogs corporativos e fóruns de internet ou mesmo colaboradores com especialização.

Pelo contrário, as agências de relações públicas mostraram estar numa melhor posição, disponibilizando aos clientes planos estruturados para lidar com tais situações. De acordo com a análise, mais de 60 por cento das agências inquiridas fornece aos clientes os procedimentos necessários para lidar com os media sociais e sente-se preparada para apoiar as empresas a gerir situações de crise neste canal.

Deste modo, o estudo da InfiniteLatitude conclui que esta lacuna nas empresas representa, assim, uma "excelente oportunidade de negócio para as agências".

Fonte: Guess What PR

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing