Comunicação

Media Smart reforça presença junto das escolas

Media Smart reforça presença junto das escolas

O Media Smart, um programa escolar de literacia para a publicidade nos diferentes media, dirigido às crianças entre os 7 e 11 anos e criado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), vai reforçar a sua presença junto das escolas através de um protocolo assinado com a Direção-Geral de Educação (DGE).

quarta-feira, 10 abril 2013 11:33

Através deste protocolo, a DGE compromete-se a divulgar ativamente as iniciativas do Media Smart em todos os seus canais de comunicação (incluindo os Centros de Competências TIC) e a promover a implementação e utilização efetiva dos materiais Media Smart junto da comunidade educativa.

A DGE assume igualmente a responsabilidade de avaliar, supervisionar e fiscalizar a qualidade didático-pedagógica dos materiais existentes e de outras atividades desenvolvidas pelo Media Smart, com vista à divulgação e promoção do programa, por exemplo o Concurso Media Smart, realizado anualmente.

O protocolo, assinado por Manuela Botelho, em representação do Programa, e por Fernando Egídio Reis, diretor-geral da DGE, assume-se como mais um passo "extremamente relevante" na existência do Media Smart, e que revela as mais-valias desta iniciativa em particular para o público infantil, mas também todo o seu potencial de crescimento em Portugal.

"O Ministério da Educação e da Ciência tem sido um parceiro fundamental para o programa desde o primeiro momento, mas este protocolo vem reforçar ainda mais a sua confiança nos benefícios do Media Smart, conferindo-lhe ainda maior pertinência e credibilidade aos olhos de toda a comunidade educativa. Estamos muito orgulhosos", afirma Manuela Botelho.

Já no próximo dia 18 de abril tem lugar o primeiro webinar sobre o programa, com a DGE, que estará acessível a todos a partir do dia 24 no site www.mediasmart.com.pt. Esta primeira iniciativa é vocacionada para professores e educadores, e pretende esclarecer as potencialidades e mais-valias da implementação do Media Smart em sala de aula, como forma de motivar e impulsionar a utilização do programa no currículo escolar.

O Media Smart é um programa escolar de literacia para a publicidade nos diferentes media, dirigido às crianças entre os 7 e 11 anos. Trata-se de um programa de utilização voluntária, disponível para ser utilizado em todas as escolas públicas e privadas do ensino básico. O grande objetivo desta iniciativa da APAN é desenvolver competências nas crianças, que lhes permitam compreender e interpretar corretamente as mensagens publicitárias, preparando-as para se tornarem cidadãos mais responsáveis, capazes de fazer escolhas informadas. Em Portugal, foi lançado em Fevereiro de 2008, quando foi disponibilizado o primeiro módulo nas escolas de 1.º e 2.º ciclos.

Fonte: LPM

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing