Comunicação

Portugal é um dos líderes na “motivação digital”

Os portugueses são dos utilizadores mais motivados para estarem online pelo uso de meios digitais na pesquisa de informação, para se expressarem individualmente e também na lógica transacional, indica um estudo da Mindshare.

quarta, 14 agosto 2013 10:38
Portugal é um dos líderes na “motivação digital”

Globalmente, Portugal ocupa a segundo posição, quando comparado com todos os 33 países objeto do estudo "Are You Digitally Normal?". O primeiro lugar é ocupado pela China.

Segundo a agência "a investigação Mindshare Digital Normalness Index (MDNI) 2013 desafia alguns dos preconceitos sobre as motivações para a utilização do meio digital, em 33 países, ao longo do globo, desde a Austrália até aos Estados Unidos – ajudando a revelar o que realmente nos guia para estar online e qual a nossa atitude, quando é este o nosso "estado"".

O método de pesquisa entendeu que as motivações que influenciam o comportamento online (expressão individual / entretenimento / busca de informação / transacções) corresponde a um benchmark "normal" criado através da observação da qualidade da infraestrutura digital (penetração e qualidade de conexão) disponível no país.

Algumas conclusões do estudo:
- Os EUA estão entre os menos motivados (31º) para a utilização dos meios digitais, no que diz respeito à expressão individual, tendo sido ultrapassados pelo vizinho Canadá, em 17º lugar. Interessantemente o que se associa normalmente à expressão individual (ex.: blogs) é motivado pelo desejo de entretenimento.


- A Coreia do Sul, um dos países mais avançados digitalmente do mundo, consegue o 23º lugar a nível global, no que diz respeito à sua motivação para a pesquisa de informação, ao mesmo tempo que pontua altamente nas outras motivações.


- Relativamente à qualidade das suas infra-estruturas, o Reino Unido (17º), os Estados Unidos da América (20º) e o Japão (28º) estão abaixo do "normal" na sua motivação para utilizar os meios digitais, nas quatro vertentes analisadas.


- De acordo com a qualidade das suas infra-estruturas, os países BRIC (Brasil 14º, Rússia 12º, India 5º, China 1º) estão acima do normal no que concerne a utilização das comunicações digitais, ao longo das quatro áreas motivacionais.


- Portugal (2º globalmente) é o país e uropeu mais avançado, passando à frente da Suécia (6º), Espanha (9º), Polónia (10º), Alemanha (13º) e Reino Unido (17º).

 

Fonte: Mindshare

sexta, 20 setembro 2013 09:27

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing