Comunicação

A marca mais valiosa do mundo

Anda por cá há 1000 anos e a marca Coca-Cola foi a responsável pela globalização das suas vestes encarnadas. Senhoras e senhores, meninos e meninas eis a marca mais valiosa do mundo: o Pai Natal. Quanto vale? Mais de 1,58 biliões de dólares.

sexta-feira, 20 dezembro 2013 12:07
A marca mais valiosa do mundo

Esta é a conclusão da Brand Finance que, usando uma análise semelhante às suas avaliações para marcas corporativas, avaliou as áreas económicas onde o Pai Natal tem força como marca tais como as viagens, o retalho e a hotelaria. Depois olhou para período festivo e para as suas receitas e aplicou uma taxa de royalties para chegar ao valor final.

A empresa concluiu que a marca "Pai Natal" vale 1,58 biliões de dólares. Como comparativo, a Apple, a marca mais valiosa em 2013, foi avaliada pela Brand Finance, no início deste ano, em 87 mil milhões de dólares.

Diz a Brande Finance em comunicado que o Pai Natal tem sido parte integrante nesta época festiva há mais de mil anos e durante todo este tempo tem construído um património de marca inigualável, sendo frequentemente apresentado nas mais variadas e diferentes formas, aparecendo na maioria das vezes com vestes verdes, vermelhas ou de ouro.

A associação do Pai Natal à marca Coca-Cola globalizou as suas vestes encarnadas resultando numa nitidez da sua imagem de marca e numa identidade visual mais consistente. O Pai Natal beneficia atualmente de um reconhecimento incomparável e é um embaixador extremamente lucrativo para centenas de marcas.

O CEO da Brand Finance, David Haigh comentou: "O Pai Natal é a galinha dos ovos de ouro (ou deveria ser vermelho e branco) no que toca a branding. Reconhecido em todo o mundo, as marcas têm feito um trabalho meticuloso para gerir a sua imagem e construir o seu perfil de modo a mantê-lo relevante para as gerações seguintes".

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Foto: FreeDigitalPhotos

 

 

quinta-feira, 26 dezembro 2013 09:47

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing