Comunicação

Transmedia e neurocomunicação são tendências a seguir pelas marcas

Estas são conclusões do mais recente estudo da Llorente & Cuenca, intitulado "Tendências de Consumer Engagement para 2016". A consultora apurou 10 tendências que vão moldar o diálogo entre as marcas e os consumidores, nomeadamente a transformação digital, personalização, internet das coisas, neurocomunicação, era do efémero, realidade virtual, storytelling, microterritórios, transmedia e fim das redes sociais.

terça, 19 janeiro 2016 13:37
Transmedia e neurocomunicação são tendências a seguir pelas marcas

A transformação digital corresponde à capacidade que as empresas terão de ter para garantir a transparência e veiculação de mensagens através dos novos canais e formatos digitais. Já a personalização de conteúdos diz respeito à adaptação das mensagens, para que estas correspondam aos interesses pessoais dos consumidores.

A Llorente & Cuenca define ainda a importância da internet das coisas na comunicação, já que permitirá que os consumidores deem feedback direto dos produtos, porque serão esses próprios produtos a fornecer a informação às marcas. Quanto à neurocomunicação, o estudo ressalva que este conceito deixou de ser exclusivo do marketing, procurando agora investigar a forma como o consumidor pensa e se comporta com vista a desenvolver ações mais eficazes.

Sobre a era do efémero, outra das tendências apontadas, o estudo destaca o sucesso de aplicações como o Snapchat, sobretudo junto dos millennials, e de forma pode ser uma ferramenta útil para as marcas. Igualmente importante é a criação de experiências de realidade virtual, a sexta tendência para 2016.

Refere a consultora que os CEO das empresas deverão este ano assumir um papel mais ativo na criação das histórias que a marca quer contar (storytelling). As restantes tendências verificadas são a definição de microterritórios ou nichos para construir uma narrativa de proximidade com as comunidades, o investimento em brand entertainment (como a FOX) e ainda privilegiar as relações pessoais em detrimento das redes sociais.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing