×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 87
Comunicação

A sua cidade dava uma canção? Lisboa deu 538…

Sabia que Lisboa é a cidade portuguesa mais vezes mencionada em músicas? Pois é, pelo menos de acordo com o Holidu, portal de comparação para casas de férias, que se juntou ao Musixmatch, catálogo de letras de canções, para pesquisar quais as cidades que mais vezes serviram de musas inspiradoras.

sexta-feira, 19 janeiro 2018 12:50
A sua cidade dava uma canção? Lisboa deu 538…

 

E no top 3 nacional Lisboa é rainha absoluta, pois, com 538 canções, deixa as “rivais” a grande distância. “Cheira a Lisboa”, imortalizada por Amália Rodrigues, e “Lisboa Menina e Moça”, de Ary dos Santos e  Paulo de Carvalho, pontuam entre as combinações encontradas nesta pesquisa.

A cidade dos estudantes garantiu o segundo lugar, mas com apenas 49 canções, em que emergem novamente versos cantados por Amália – “Coimbra é uma lição de sonho e tradição”.

E em terceiro está Sintra, que não é cidade, mas sim vila, mas, ainda assim, inspirou 44 canções. Uma delas “A Casa em Sintra”, na voz dos Delfins.

Nova Iorque é, no entanto, a clara vencedora deste ranking, com mais de 30 mil menções. Paris e Londres, com 20 mil e 15 mil referências, respetivamente, completam o pódio global.

Roma, Nova Orleães, Miami, Berlim, Atlanta, Houston e Tóquio são as cidades que perfazem o top 10. No ranking mundial, Lisboa é 57ª.

Para chegar a estes resultados foram pesquisadas mais de 14 milhões de letras, tendo sido feita a correspondência com mais de 300 cidades, cada uma delas em seis idiomas diferentes.

A sua cidade dava uma canção? Lisboa deu 538…

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

sexta-feira, 19 janeiro 2018 13:17

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing