Comunicação

O novo desafio do Jorge: comunicar o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia

Jorge Fiens é o novo diretor de Comunicação e Marketing do INL -Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, transitando da Samsung Electrónica Portuguesa, onde era responsável pelas Relações Públicas Institucionais desde 2012. À Briefing diz que um dos desafios é mostrar que a investigação que ali se faz tem capacidade para mudar o mundo.

quarta, 21 fevereiro 2018 12:42
O novo desafio do Jorge: comunicar o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia

 

A mudança para Braga – onde se localiza o INL – foi o resultado de uma “proposta irrecusável”: “A ideia de poder trabalhar numa instituição que usa a ciência para tornar a vida das pessoas melhor é profissionalmente muito atrativa e pessoalmente recompensadora. Não precisei de pensar uma segunda vez”, partilha.

Transitar da tecnologia para a ciência faz sentido: afinal, diz, “a ciência está na origem de tudo o que a eletrónica de consumo é hoje”: “Dito de outro modo, a tecnologia que usamos em casa, no carro ou no dia a dia é a face mais visível e o resultado mais palpável da investigação científica, nomeadamente ao nível da miniaturização dos sistemas, dotando-os, paradoxalmente, de uma capacidade muito maior de processamento. São áreas conexas, pelo que antevejo uma ótima transição”.

Desafios há muitos, mas, acima de tudo, identifica o de “traduzir” a linguagem da ciência numa linguagem mais próxima de todos nós. “Com a minha equipa, quero mostrar que o INL está longe de ser uma misteriosa ‘torre de marfim’ e que o que aqui se faz tem a capacidade de mudar o mundo como o conhecemos. A investigação no INL é feita à escala nano (um milhão de vezes mais pequena que um milímetro), mas o desafio de dar a conhecer os seus benefícios para a sociedade é macro”, enfatiza.

Jorge Fiens assume as novas funções no ano em que o INL celebra o décimo aniversário. Uma coincidência que entender ser propícia a “algumas mudanças na forma de comunicar o que esta instituição é e o que fazem as muitas dezenas de investigadores de 30 nacionalidades que escolheram vir para Braga”. “Tenho a certeza de que todos vamos ficar a conhecer melhor o INL, em Portugal e no mundo”, remata.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing