Comunicação

Anacom vai leiloar até Junho licença para quarta geração de telemóveis

anacom_novo_logo.jpg
O regulador do sector anunciou ontem que vai colocar no mercado, através de um leilão e antes de Junho de 2011, a licença para a 4ª geração de telecomunicações móveis.
quinta, 16 dezembro 2010 11:50

Segundo avança o Público a opção do leilão (em detrimento do concurso, tal como estava inscrito no Orçamento do Estado para 2011) é a que melhor se adequa às necessidades do mercado.

O leilão é o mais adequado porque se disponibiliza o espectro (a tecnologia LTE, de Long Term Evolution, para aceder à banda larga móvel em alta velocidade) sem que a ANACOM imponha condições às empresas.

“Assim, serão estas a decidir qual a melhor forma de usar as frequências disponibilizadas, de acordo com os seus negócios, avançando com um determinado preço na fase de leilão”, noticia o diário.

O leilão vai ser lançado até Junho de 2011, por ser nessa altura que a actual administração termina o mandato de cinco anos, não renovável, (com excepção de Filipe Baptista, ex-secretário de Estado adjunto de José Sócrates e recentemente nomeado para a Anacom).

O encaixe deste leilão é uma das receitas não fiscais previstas pelo Governo para 2011. O montante dependerá do número de licenças a atribuir, podendo incluir empresas que ainda não estejam presentes no mercado nacional.

Fonte: Público

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing