Comunicação

Vice-Presidente de Comunicação da Dominoˊs Pizza eleito "Crisis Manager" do ano

dominosˍlogo.jpg
O Vice-Presidente de Comunicação da cadeia internacional “Domino´s Pizza” está entre os “15 to watch” da PR Week. Depois da marca ter passado, no início do ano, por um grave crise mediática, Tim McIntyre foi agora o vencedor na categoria de “Crisis Manager of the Year” dos prémios atribuídos pela publicação.
quarta-feira, 09 dezembro 2009 06:15


Em Abril deste ano, dois funcionários de um dos restaurantes da cadeia violaram diversas regras de higiene na preparação de alimentos e publicaram no Youtube um vídeo onde retratam os seus procedimentos. Em apenas alguns dias, o vídeo somaria já um milhão de visitas, enquanto que o termo “Domino´s Pizza” se tornaria, pela primeira vez, mais procurado que o nome “Paris Hilton”.

Apesar dos próprios intervenientes do vídeo terem pedido desculpas pela “brincadeira”, a credibilidade da marca foi severamente afectada. A percepção dos consumidores perante a qualidade dos serviços da “Domino´s Pizza” baixou de positiva para negativa, segundo os estudos da YouGov. Por sua vez, os próprios responsáveis da empresa consideraram a situação “um verdadeiro pesadelo”.

Para lidar com uma crise, que tinha tido início na internet, a equipa de McIntyre decidiu recorrer, também ela, ao online. Além da informação fornecida sobre o despedimento dos funcionários, a “Domino´s Pizza” compreendeu que as pessoas queriam saber como a empresa estava a lidar com a situação.

A empresa optou por uma resposta em formato de vídeo, no Youtube, que seria, no entanto, considerada tardia por ter sido colocada 48 horas após o incidente. Apesar disso, a capacidade da empresa em penetrar as redes sociais e reestruturar a sua imagem aparenta ter sido um sucesso.

A “Domino´s Pizza” anunciou recentemente uma acentuada subida nos lucros do terceiro trimestre que, ao nível global, foram 77% superiores aos do período homólogo de 2008. Em 2009, a “Domino´s Pizza” foi considerada a “cadeia de restauração em que americanos mais confiam” pela American Customer Satisfaction Indez (ACSI).

CK

Fonte: PR News

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing