Criatividade

E Diogo criou para os Stones

Diogo nem é fã dos Stones, mas foram eles que o colocaram nas bocas do mundo criativo. É que o jovem designer português assina o poster do concerto da banda no Rock in Rio Lisboa. Foi o próprio Mick Jagger que escolheu a imagem. E agora? "Ainda estou a tentar absorver todo o impacto que isto teve", diz ao Briefing.

quarta-feira, 18 junho 2014 13:25
E Diogo criou para os Stones

Tudo começou quando Diogo Sampaio, finalista na ESAD de Matosinhos e freelancer com o seu estúdio Strongsides Design, participou num concurso da TalentHouse para criação de uma t-shirt dos Black Sabbath. Não foi o vencedor mas isso não impediu o vice-presidente da Bravado Internacional, a agência que trata do merchandising dos Stones, de ficar de olho nele.

Analisou o portefólio do jovem designer no behance e no facebook e convidou-o para realizar um poster para tour dos Stonres 14 ON FIRE. O primeiro desafio era o Rock in Rio Lisboa e, se tudo corresse bem, outras cidades ficariam no caminho da criatividade de Diogo.

O briefing – explica – consistia em inserir o logótipo da banda em algo que estivesse relacionado com a paragem da digressão, neste caso Lisboa. Diogo pensou em elementos icónicos da cidade, como a Ponte 25 de Abril e o elétrico. Este último venceu. Com o aval do próprio vocalista.

Tal como prometido, outros desafios se seguiram: "Felizmente foi um sucesso e de momento estou a trabalhar nos posters de Zurique, Telavive, Paris e Berlim".

O desafio é acrescido. Afinal, "não é fácil criar algo icónico acerca de um lugar em que nunca se esteve presente". "Mas, em conjunto com a Bravado, vamos tentando analisar aquilo que é considerado importante em cada país para poder ser representado num poster".

A experiência – diz Diogo - é espetacular: "Além de fazer o que gosto, tenho uma boa motivação para continuar a trabalhar. Está a correr tudo bem e posso dizer que dá gosto trabalhar para uma banda desta dimensão, penso que seja ótimo para o meu portefólio e quem sabe abrir novas portas para o meu futuro".

Ainda assim, o design garante que tem "os pés bem assentes na terra": "Sei que pode ser algo muito efémero se não agarrar esta oportunidade, portanto, estou a tentar, com a ajuda da ESAD Matosinhos, focar-me naquilo que poderá ser o melhor para o meu futuro. No meu ponto de vista seria ótimo trabalhar numa grande empresa de design/publicidade, ganhar mais experiência e crescer como designer para garantir um melhor serviço da minha parte aos meus clientes e colaboradores que possa vir a ter".

Há bandas de que Diogo Sampaio gosta mais do que dos Stones. Metallica, Queen, Pink Floyd, entre outras... E, apesar de assinar o cartaz do concerto de Lisboa, não teve
a oportunidade de conhecer a banda pessoalmente. Mas "já foi um prazer ter tido um poster meu aprovado pelo próprio Mick Jagger".

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

sexta-feira, 20 junho 2014 10:32

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing