Criatividade

Criatividade nacional presta provas nos World Summit Awards

Há sete projetos nacionais a concorrer nos World Summit Awards 2015 (WSA), uma iniciativa mundial liderada pelas Nações Unidas, que abrange mais de 178 países e visa premiar as melhores soluções criativas digitais. A APDC, juntamente com um júri liderado por Roberto Carneiro, tratou da seleção dos participantes portugueses.

quinta-feira, 20 agosto 2015 12:15
Criatividade nacional presta provas nos World Summit Awards

Na categoria Government & Open Data concorre a solução de crowdsourcing FixCascais, desenvolvida pela Gfi. Uma app móvel que permite aos utilizadores reportar, partilhar e ter feedback sobre os problemas locais.

Em Health & Environment concorre a Hope Care com a app de e-saúde My Hope Care, a qual facilita o acesso a cuidados médicos e informação independentemente da distância física. Já na área de Media & News, Portugal é representado pelo TVI Player, uma plataforma vídeo player com transmissão em direto de vários canais do universo TVI e outros conteúdos/eventos nacionais e internacionais, desenvolvida pela Media Capital Digital.

O site Compra Solidária está nomeado na categoria Business & Commerce, tratando-se de uma ferramenta centralizadora que funciona como motor de pesquisa de centenas de formas "2 em 1" para ajudar uma causa, através de uma simples opção no dia-a-dia. Em Culture & Tourism, está a Rewind Cities Lisbon, uma máquina do tempo de bolso que recorre a realidade aumentada.

Por fim, nas secções de Learning & Science e Inclusion & Empowerment, foram selecionadas a app Art Legacy e o sistema Places4All, respetivamente. A primeira simula a ilusão de viajar dentro de uma pintura usando um efeito de parallax e zoom, enquanto a segunda é um sistema universal de classificação de acessibilidade de locais, para auxiliar pessoas com autonomia condicionada.

Um júri online, composto por peritos internacionais, avaliará e pré-selecionará os melhores 15 a 18 projetos em cada uma das oito categorias a concurso. Os projetos desta shortlist serão analisados por um grande júri (em outubro), que selecionará os projetos que passam à última eliminatória, num total de cinco por categoria.

Na última fase do WSA 2015, os 40 vencedores selecionados terão oportunidade de se apresentar no WSA Global Congress, em Singapura, no início de 2016, onde um Global Champion Jury nomeará um Global Champion por cada uma das categorias.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing