Criatividade

Já foram encontrados os oito vencedores destes prémios

Há oito vencedores para os Prémios Design Português 2014-2015. Em "design de comunicação" foram premiados Joana Monteiro e Sérgio Alves (Prémio Sebastião Rodrigues), em "design de produto" foram distinguidas a dupla Rui Marcelino e Catarina Ferreira, e João Abreu Valente (Prémio Daciano da Costa) e em "design de interiores" levaram Ouro, Mariano Piçarra, Ana Rita Ramos e Alexandrine Costa (Prémio Pádua Ramos).

segunda-feira, 14 setembro 2015 11:04
Já foram encontrados os oito vencedores destes prémios

Os prémios dividem-se entre profissionais e finalistas universitários. Assim o Prémio Profissional Sebastião Rodrigues foi atribuído a Joana Monteiro, cujos "materiais de comunicação para o Teatro Nacional de São João (temporada 2011-2013) mostram a excelência do trabalho de direção de arte e design gráfico". Já o Prémio Finalistas foi atribuído ao livro "Cassandra" de Sérgio Alves, uma edição do teatro O Cão Danado e Húmus Editora.

Sobre o Prémio Profissional Daciano da Costa, atribuído, aos designers Rui Marcelino e Catarina Ferreira (Alma Design) pelo projeto desAir - Design de Estruturas Sustentáveis para Aeronáutica, o júri considera que "evidencia uma relação entre investigação, cujos resultados podem vir a ter grande impacto industrial, económico e ambiental". No âmbito do Prémio Finalistas Daciano Costa, o júri distinguiu o projeto Teapot'set concebido pelo designer João Abreu Valente.

Já o Prémio Profissional Pádua Ramos foi atribuído a Mariano Piçarra, com o projeto 360º Ciência Descoberta, exposição da Fundação Calouste Gulbenkian (2013), comissariada por Henrique Leitão. O júri afirma que os projetos expositivos do designer "conseguem construir espaços que contam histórias". Por fim, o Prémio Finalistas Pádua Ramos foi atribuído a Ana Rita Ramos e a Alexandrine Costa, com os projetos Anarquia na Cidade e Percurso Narrativo, respetivamente.

A exposição com os 26 projetos selecionados pelo júri, que conta também com um documentário sobre os três mestres que dão nome aos prémios, pode ser visitada até 29 de novembro, no Museu Nacional dos Coches (Lisboa).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing