Na categoria de PR, a dupla vencedora foi Daniela Duarte e Ana Espírito Santo, ambas da agência Porter Novelli. Quanto à área de Media, os vencedores foram Bernardo Palma e José Pedro Silva (Initiative Media) e, pela categoria de Cyber, ganharam bilhete para Cannes, Filipe Macedo e André Martins (ComOn).
Em Design, a medalha de Ouro foi para Maria Bessa e Rui Simões (Nossa), enquanto na categoria de Marketing os vencedores foram Diogo Vasques e Ana Almeida (OutSystems e Microsoft).
Na categoria de Filme, os Young Lions deste ano são João Amaral e Guilherme Geirinhas (BAR) com um vídeo comemorativo dos 20 anos da FLAG. O segundo criativo venceu nesta mesma categoria, em 2015. Por fim, na categoria de Imprensa/Outdoor, a dupla vencedora foi Rubens Mendes e Freddie Brando (Publicis), com um trabalho para a EDP.
Sobre o balanço da competição, o CEO da MOP, Vasco Perestrelo, comenta que o novo formato de competição (48 horas de bootcamp) foi muito positivo. "Nós tínhamos dois grandes objetivos quando mudámos o formato. O primeiro foi aumentar a qualidade dos trabalhos que concorreram, da shortlist e vencedores. E, por outro lado, habituá-los a um formato de trabalho igual àquele em que vão competir em Cannes. Acho que a grande diferença foi o foco. Por estarem focados nisto durante 48 horas, apareceram ideias muito interessantes".
Relativamente à presença de apenas duas juradas portuguesas na competição de Cannes, o CEO da MOP explica que a seleção está relacionada com o número de inscrições e resultados por país. "O problema é que quanto menos inscrevemos, menos probabilidades temos de ganhar. E isso deveu-se à crise, nos últimos anos. Por um lado, poupou-se no número de inscrições e, simultaneamente, acho que houve menos capacidade de arriscar. E criatividade é também arriscar", salienta Vasco Perestrelo.
O festival Cannes Lions 2016 decorrerá de 18 a 25 de junho.
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