Criatividade

Fuel, FCB e NOSSA querem a "Melhor Ideia Local"

Fuel, FCB e NOSSA são as agências nacionais candidatas à "Melhor Ideia Local" no El Ojo, o festival ibero-americano de publicidade. Cada país tem até cinco finalistas, dos quais somente um trabalho será vencedor.

segunda, 31 outubro 2016 11:34
Fuel, FCB e NOSSA querem a "Melhor Ideia Local"

Este reconhecimento é dado a toda as peças que foram finalistas regionalmente, independentemente do prémio no qual foi inscrita.

Assim, a Fuel volta a ser uma das candidatas à "Melhor Ideia Local" e, novamente, com um filme para o Queer Lisboa. Trata-se de "Welcome", um trabalho que já foi destacado por sites internacionais de publicidade e criatividade como Best ads on TV, Advertolog, latinspots, eideias e coloribus, esteve no top 5 do Best Ads e do Ad Forum e foi ainda a "Pick of the Week" na The Mag.

O filme tem como cenário o Pavilhão Chinês, em Lisboa, que remete para um "ambiente" de cabaret. Nele, o protagonista faz um convite "a quem usa sandálias com meias" e "botas de combate", ou seja, os "straight guys", que, provavelmente, não iriam a um festival de cinema gay. A direção da campanha é, novamente, da responsabilidade de Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, e a realização é, pelo terceiro ano consecutivo, de Fred Oliveira, da Krypton. O som é da Indigo.

A FCB concorre com "Home", um "catálogo" criado para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que, em vez de móveis, contém estatísticas da violência física e psicológica praticada em Portugal. Este trabalho da agência de Edson Athayde já conquistou vários prémios como Ouro nos Golden Award of Montreaux, Prata no FIAP e Bronze no Eurobest.

Por sua vez, a NOSSA disputa o prémio com o "Live Gif", a campanha online criada para a Somersby, no âmbito da apresentação da nova sidra Citrus. Seguindo o mote "Frescura sem fim", a NOSSA desenvolveu um live GIF que, durante 24 horas, mostrou o Lord Somersby a apresentar o novo produto da marca. Um trabalho que "deu que falar", tendo sido destacado por várias publicações internacionais da área.

Esta edição do El Ojo conta com vários jurados da indústria criativa nacional. São eles João Vilela, da Krypton, Pedro Bexiga, da Fuel, Miguel Varela, da Garage, Luís Coelho, da Wunderman, José Carlos Bomtempo, da BAR, e Edson Athayde, da FCB Lisboa e, ainda, o diretor criativo executivo da AKQA São Paulo, Hugo Veiga, que representa o mercado brasileiro.

A XIX edição do El Ojo, que acontece de 2 a 4 de novembro em Buenos Aires, na Argentina, conta com outros representantes da indústria criativa portuguesa. São eles Miguel Simões, CEO e sócio da Lola MullenLowe, e Edson Athayde, CEO e CCO da FCB Lisboa.

Na última edição, a Leo Burnett conquistou Prata, a BAR trouxe Bronze e a Havas WW ganhou a "Melhor Ideia Local".

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