Criatividade

“Estivador de Imagens” vence Prémio Sonae Media Art 2017

“Estivador de Imagens” é o título da obra que levou Rodrigo Gomes ao primeiro lugar da segunda edição do Prémio Sonae Media Art. Esta iniciativa da Sonae, com o Museu Nacional de Arte Antiga, premeia jovens criadores de projetos multimédia com suporte “critico e histórico”. O objetivo passa por fomentar a criatividade e inovação na sociedade portuguesa.

quinta, 07 dezembro 2017 12:01
“Estivador de Imagens” vence Prémio Sonae Media Art 2017

 

O Prémio Sonae Media Art enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de iniciativas na área da cultura e da educação. O vencedor, Rodrigo Gomes, recebe 40 mil euros como prémio. A iniciativa abrange formas de criações que vão desde a imagem ao som, incluindo a computação e mixed-media, em que a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas.

Sobre o trabalho de Rodrigo Gomes, o júri disse, em comunicado: “Revelou um bom entendimento do que é uma exposição de uma peça de new media art numa galeria de um museu. O encontro entre imagem, som, movimento e matéria, numa instalação escultórica é muito bem conseguido”. Salientou ainda   “o modo como o trabalho estabelece uma importante relação entre a herança de importantes artistas como Harun Farocki e temas atuais como a vigilância, o terror e a guerra”.

O júri desta segunda edição foi constituído por Filipa Oliveira (diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora), Nuno Crespo (investigador nas áreas da estética, teoria e crítica da arte, arquitetura e filosofia) e Rasmus Vestergaard (diretor do Digital Interactive Art Space).

Rodrigo Gomes nasceu em Faro e frequenta atualmente o Mestrado em frequenta atualmente o Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Cofundou o Núcleo de Artes Visuais de Évora na Escola de Artes da Universidade de Évora, em 2013, e cocriou a Galeria T10, em 2014, na mesma instituição. Expõe em coletivas regularmente desde 2014.

“Estivador de Imagens” recebe prémio Sonae Media Art 2017

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing