Criatividade

Frederico Roberto diz Hi! à Oliver. E lidera criatividade da Unilever

Ao fim de três anos na VML, como diretor criativo, o português Frederico Roberto está de malas feitas para novo projeto: a Oliver, agência de modelo in house, isto é, que trabalha “dentro dos clientes”. E é o que vai fazer, liderando a criatividade da Unilever.

quarta, 31 janeiro 2018 10:53
Frederico Roberto diz Hi! à Oliver. E lidera criatividade da Unilever



Na VML, Frederico trabalhou marcas como Virgin Active, Xbox, Bentley Motors e Colgate, tendo ganho vários prémios. Mas – diz – sentia necessidade de fazer mais trabalho, entendendo que “o modelo das agências de publicidade de hoje em dia está gasto, obsoleto, lento e pouco interessante”.

“Estas são as principais razões pelas quais grandes agências e mega holdings estão pelas ruas da amargura, a serem compradas por tuta e meia pelas grandes consultoras. Já nenhum cliente se interessa por retainers e fees fixos e as agências estão agora dependentes de projetos ad hoc, isolados e pontuais”, argumenta. 

Para um criativo, “isto é muito pouco”. Daí ter aceite o desafio da Oliver: “O poder criativo de trabalhar a própria marca, saber todos os detalhes do negócio que não apenas o Marketing, que não apenas a Publicidade foi o que me atraiu na Oliver. Para quem tem espirito empreendedor, é mesmo o melhor de dois mundos”.

Desde que foi fundada, há 15 anos, que este foi o modelo de negócio da Oliver, mas, segundo Frederico, até há dois anos, era considerada apenas como produtora de conteúdo e não uma agência criativa de pleno direito. Mas, atualmente, existe uma Oliver dentro da Google, da Starbucks, do The Guardian e da Unilever.

E é precisamente na Unilever que o criativo português vai trabalhar, correspondendo ao desejo da agência de fazer mais e melhor trabalho criativo, mas também ao desejo do anunciante de se afastar do modelo tradicional de relacionamento com agências. Há dois anos, a Unilever trabalhava com 3000 agências em todo o mundo, atualmente apenas com metade.

Na Unilever, a partir de amanhã, 1 de fevereiro, Frederico Roberto vai ser responsável por todos os touchpoints da vida de um produto, desde a sua incepção, branding, naming, packaging, comunicação, preço.  Vai trabalhar com todas as marcas das áreas de Personal Care, Homecare e Food&Drinks, isto é, Comfort, Domestos, Persil, Cif, Surf, Dove, Axe, Rexona, Brut, TRESemme, Knorr, Lipton, Ben&Jerry's, entre outras. O que fará liderando uma equipa formada por criativos e planners, brand editors e brand guardians, cujo papel é “criar um ambiente de trabalho criativo e eficiente”. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing