Criatividade

André converte bandeiras em gráficos sobre Covid-19

André Alberto é Art Director na WundermanThompson, mas foi a solo que idealizou um projeto “por um bem maior”. Resolveu converter bandeiras – as de Portugal, Espanha e Estados Unidos – em Covid-19 Big Data, deixando duas mensagens associadas: “não faças parte destes números” e “#FicaEmCasa”.

quinta-feira, 02 abril 2020 10:57
André converte bandeiras em gráficos sobre Covid-19

Numa altura em que as informações sobre a pandemia são veiculadas, frequentemente, em vários meios, André Alberto quis transformar os números em “algo percetível e de fácil interpretação”.

Foi, portanto, de uma notícia que surgiu a sua inspiração: “Depois de ler mais uma notícia sobre a rápida evolução de infetados nos Estados Unidos, reparei na imagem de uma bandeira que vinha associada a essa mesma notícia. Sendo esta pandemia um mal global estamos constantemente a comparar dados entre países. É inevitável”, explica.

Depois, seguiu-se uma “pequena pesquisa” e uma análise a bandeiras de vários países, ao fim das quais percebeu que a maioria das bandeiras são compostas por barras, tal como os gráficos.

“Pareceu-me uma associação lógica e uma boa forma para adaptar o que mais vemos hoje em dia (números), com o que as pessoas melhor reconhecem como símbolo do seu país (bandeiras nacionais) e comecei a desenhar nesse preciso momento”, desta o Art Director.

Sublinha ainda que esses números “não são apenas números”: “são pessoas que fazem parte de um país”, e foi essa ideia que procurou representar no projeto.

A iniciativa não tem cliente e, neste momento, conta com três bandeiras: Portugal, Espanha e EUA, que podem ser consultadas no site do autor.

“A beleza desta ideia é a fácil adaptação a outras bandeiras e essa adaptação virá a ser feita ao longo do tempo”, conclui André Alberto.

Bandeira PT

Bandeira ES

bandeira USA

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing