Criatividade

A Mensagem do Futuro da Susana é positiva

A designer Susana Carvalho é natural do Porto, mas vive em Haia desde 2004. Fundou um atelier com Kai Bernau, além de dar aulas na Academia Real de Belas Artes. E a Mensagem do Futuro que envia para o Clube Criativos Portugal é positiva, afirmando-se privilegiada por estar com a família, espaço e trabalho.

quarta-feira, 20 maio 2020 12:12
A Mensagem do Futuro da Susana é positiva

 

“Confinamento

A Covid-19 chegou aos Países Baixos com a primavera. A explosão de vida que nos preencheu estas semanas ajudou a passar o isolamento social com mais esperança e entusiasmo. No entanto, sinto falta dos abraços dos amigos — e foi nisto mesmo que pensei logo ao fim da primeira semana — em todos os abraços que vou dar às pessoas de quem gosto e que não posso ver. Ando a contar os dias.

Atelier

Trabalhar em casa e conjugar a educação de uma criança de cinco anos não é fácil — nos Países Baixos a pré-primaria é obrigatória e tem curriculum a cumprir. O dia divide-se em blocos de três horas onde alternamos o trabalho do atelier, as actividades que fazemos com a nossa filha e as tarefas domésticas. É mais produtivo desta forma, apesar de perdermos horas efectivas de trabalho.
O trabalho divide espaço com a jardinagem (que ganhou protagonismo neste período) e com a cozinha (começamos a fazer pão em casa, não compramos pão desde que começou o isolamento). Observar as plantas a crescer e os insectos que as visitam, ou amassar o pão e vê-lo crescer no forno dá-nos uma sensação de conforto e controlo que nos ajuda com a ansiedade.

Ensino 

No meio da nossa rotina comum temos também os dias em que ensinamos separadamente. 
Dar aulas virtualmente não tem a energia nem provoca o entusiasmo das aulas presenciais. Falar com os nossos alunos e alunas semanalmente é, no entanto, muito importante para nós. Muitos deles e delas ficaram nas suas casas de estudantes, muitas vezes confinados em quartos pequenos, sem condições materiais de trabalho e longe da família. Estar lá para conversar e para ajudar no que for preciso é mais importante que qualquer inconveniente que advém da nova situação. Acabo sempre o dia de ensino, quase à hora do jantar, à mesa converso com o Kai, partilho impressões sobre o dia com um orgulho e admiração total pelas minhas alunas e alunos. <3
Nestes dias mais do que nos outros, acabamos sempre por reconhecer que, apesar de ser difícil estar isolado, estamos numa posição extremamente privilegiada. Estamos com a nossa família, temos espaço dentro e fora de casa, temos rotina e trabalho.”

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing