Criatividade

Exclamação! Memória dá nome à Praça

A Praça (Mercado Municipal de Braga) reabriu com nova cara depois de um rebranding, assinado pela agência bracarense Exclamação.

quinta-feira, 29 abril 2021 12:42
Exclamação! Memória dá nome à Praça

 

A agência teve ao seu encargo criativo o logótipo e toda a sinalética e nomenclatura colocada no interior da Praça, que se apresenta com dezenas de bancas em torno de uma fonte, também renovada.

“Renovar o sentido de pertença da Praça, garantindo que a sua identidade se mantém ilesa, e que é ali que se vai procurar qualidade, frescura e tradição esteve sempre na mira”, afirma a CEO da Exclamação, Sofia Vaz, garantindo que “é ali que se encontra a história de uma cidade”.

O projeto foi feito em colaboração com a empresa APTO - Arquitectura, tendo o logotipo da Praça nascido da inspiração num elemento arquitetónico particular: o “cobogó” da fachada. A este, juntaram-se as vigas de madeira, parte da atual e moderna cobertura da Praça.

Esta é a identidade visual que, segundo Sofia Vaz, “cria uma unidade entre a identificação do espaço e a relação coletiva e afetiva que Braga tem com este edifício, desde logo através da recuperação do nome mais popularmente usado para o identificar”. Foi nas letras em cobre presentes na fachada, onde se pode ler Mercado Municipal, que encontrou inspiração para desenvolver uma tipografia específica para a comunicação da Praça, como os bracarenses se referem há décadas ao espaço.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing