Entrevistas

terça-feira, 06 novembro 2012 13:28

ADN de uma marca portuguesa

Hernâni Magalhães, Silvex

ADN de uma marca portuguesa

Em marca que ganha não se mexe, mas é possível dar-lhe um retoque. Foi isso que fez a Silvex, empresa nacional com mais de 40 anos que dá cartas no estrangeiro. Contratou a Ivity, mas a mensagem foi clara: “A nossa identidade é nacional e isso tem de se manter”.

quinta-feira, 25 outubro 2012 12:38

“Obstáculos à criatividade em tempo de crise são sobretudo mentais”

Jorge Teixeira e Susana Albuquerque

"Obstáculos à criatividade em tempo de crise são sobretudo mentais"

Quem o afirma é Jorge Teixeira, o novo presidente da direção do Clube de Criativos, que acaba de tomar posse. Uma maior ligação dos anunciantes faz parte dos seus propósitos, na convicção de que, nas palavras da vice-presidente, Susana Albuquerque, “sem criatividade não há marcas”.

quarta-feira, 24 outubro 2012 12:51

3D aproxima consumidores das marcas

Eduardo Pinto, fundador da We Are

 3D aproxima consumidores das marcas

O uso da tecnologia 3D em ações de marketing fortalece a relação das pessoas com as marcas, pela interatividade que proporciona. Quem o afirma é Eduardo Pinto, fundador da We Are a propósito da utilização do stereoscopic video mapping, que a empresa desenvolveu e que utiliza em ações de ativação de marca.

terça-feira, 16 outubro 2012 12:20

Brands like bands? Sim!

Fernando Gaspar Barros

Brands like bands? Sim!

A música é um suporte de comunicação altamente positivo e com potencial influenciador interessante para as marcas. Afinal, toda a gente gosta de música, mas nem toda a gente gosta de publicidade… A opinião é de Fernando Gaspar Barros, organizador da conferência Brands Like Bands, cuja quarta edição decorre hoje no Porto.

quinta-feira, 11 outubro 2012 10:49

Seniores: um público descurado pelos anunciantes

Dina Isabel, Rádio Sim

Seniores: um público descurado pelos anunciantes

Cativar publicidade para a Rádio Sim, um projeto da Renascença vocacionado para o público sénior, tem sido um desafio e um caminho lento. A diretora de Programação da emissora, Dina Isabel, lamenta que as marcas e as agências ainda não tenham percebido o potencial de comunicar para os mais velhos.

terça-feira, 09 outubro 2012 10:26

“As pessoas já não vão aos stands ver os automóveis”

Miguel Branco, Diretor de Marketing da Ford Lusitana

“As pessoas já não vão aos stands ver os automóveis”

É assim que o diretor de Marketing da Ford Lusitana, Miguel Branco, justifica o investimento da marca numa política de patrocínios, como o que vai ser ativado, a partir de amanhã, no Rip Curl Pro, nas ondas de Peniche. Uma forma de reforçar a notoriedade da marca e de a posicionar junto de um público-alvo “muito selecionado”.

terça-feira, 25 setembro 2012 12:36

Estudos de mercado têm de acrescentar valor às marcas

Luís Bio, APODEMO

Estudos de mercado têm de acrescentar valor às marcas

Mais do que diagnósticos, os estudos de mercado têm de transformar a informação em conhecimento e propor recomendações acionáveis que acrescentem valor e rentabilidade às marcas. Esta é a convicção de Luís Bio, que acaba de assumir, em representação da Nielsen Portugal, a presidência da direção da APODEMO – Associação Portuguesa das Empresas de Estudos de Mercado e Opinião.

quarta-feira, 19 setembro 2012 11:11

Samsung avalia contributo da criatividade para o País

Pedro Gândara, Samsung Portugal

Samsung avalia contributo da criatividade para o País

Qual o contributo das indústrias criativas para a riqueza e emprego em Portugal? A resposta será dada pelo estudo que a Samsung Electrónica Portugal está a promover em parceria com a consultora Augusto Mateus e Associados e que se enquadra na celebração dos 30 anos da marca no nosso país.

quarta-feira, 22 agosto 2012 11:26

IKEA: Transformar o catálogo numa experiência

Ana Teresa Fernandes, IKEA

IKEA: Transformar o catálogo numa experiência
A IKEA sabe que os consumidores são cada vez mais ativos online e, por isso, tornou a sua principal ferramenta de marketing - o catálogo - interativo, com uma aplicação que permite aceder a mais conteúdos: Objetivo: proporcionar uma experiência de compra mais enriquecedora e estar mais perto dos clientes, como conta em entrevista ao Briefing a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da marca em Portugal, Ana Teresa Fernandes.

quarta-feira, 01 agosto 2012 11:58

Do que é que as meninas gostam?

Joachim Schwidtal, marketing manager da LEGO Iberia

Do que é que as meninas gostam?

Foi dos lançamentos da marca que mais pesquisa envolveu: a LEGO quis saber se as meninas gostam de construir e descobriu que elas precisam de uma ligação emocional com os personagens. O resultado foi a linha LEGO Friends, que, no final do ano, deverá pesar 10 por cento nas vendas do grupo.

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