Entrevistas

segunda-feira, 02 maio 2011 11:21

Ir ao encontro da vida real

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“A palavra-chave é ir ao encontro da vida real. Os investigadores têm de ser capazes de partilhar quotidianos com as pessoas, dizer o que acontece de segunda a domingo, dentro e fora de casa, perceber quantas histórias contém um agregado familiar, saber quantos ecrãs em casa o fragmentam, qual a importância de estarem juntos, o que acontece na selecção das marcas e dos produtos, a migração da vida social do exterior para casa…coisas que não se perguntam”, afirma Carlos Liz, partner da Ipsos Apeme.
segunda-feira, 18 abril 2011 16:31

A importância do “branding” dos locais

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Professora na Universidade de Wales e autora do livro Destination Branding (já na terceira edição), veio a Portugal falar sobre como um território pode criar uma reputação diferenciadora da concorrência (interna ou externa) e da importância da mesma assentar em valores exclusivos, irrepetíveis, autênticos e profundamente ancorados no território. Annette Pritchard esteve em Portalegre, no 1.º Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo”, e defende que os destinos têm que “ser realistas e aceitar que raramente se conseguem apelar a toda a gente”. Os nichos são cada vez mais a solução, bem como uma comunicação da oferta consistente, persistente e, acima de tudo, que corresponda à experiência efectiva no local.
segunda-feira, 18 abril 2011 12:28

O poder das agências é enorme

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“O poder das agências é enorme. Não é um poder monetário, mas também não era bom que a indústria publicitária fosse poderosa só porque tinha muito dinheiro. O importante é ser poderosa porque agrega muito valor ao negócio dos seus clientes”, afirma Miguel Simões, 43 anos, presidente das três agências (Publicis, Leo Burnett e Arc WW) do grupo Publicis no nosso país.
sexta-feira, 01 abril 2011 01:00

Casa própria é originalidade portuguesa

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Assina a nova imagem da ERA, a imobiliária que anda de nave espacial e factura cada vez mais, apesar da crise. Ou, quem sabe, devido à crise. Albano Homem de Melo, 43 anos, desistiu de uma carreira na publicidade mas não da criatividade. Nem do sucesso: os seus hambúrgueres H3 estão nas bocas do mundo.
segunda-feira, 04 abril 2011 11:49

"Há que ensinar os jovens a entender e a participar na cultura dos media"

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Especialista em media education, professor do Institute of Education da Universidade de Londres e director do Centre for the Study of Children, Youth and Media (CSCYM), David Buckingham há muito que investiga não só as interacções que as crianças e os jovens desenvolvem com os meios electrónicos, como a evolução da chamada “literacia mediática” nestas faixas etárias.
quinta-feira, 17 março 2011 00:00

Fragmentação do cabo dificulta gestão do investimento

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“Em Portugal a televisão generalista ainda tem um peso muito grande. Os canais de cabo têm uma fragmentação que obriga as marcas a serem muito intensivas, o que muitas vezes torna difícil a gestão do investimento com o cuidado e detalhe necessários”, afirma Miguel Osório, 37 anos, administrador do marketing da Sonae MC.
quinta-feira, 03 março 2011 10:24

Evento é o mais eficaz

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“Acho que não há nada mais eficaz do que um evento. Por isso dizemos que um evento não é um momento é um movimento, pois faz perdurar o objectivo a que se propõe”, afirma Pedro Rodrigues, 42 anos, coordenador executivo da Desafio Global Ativism – Corporate Events.
quinta-feira, 17 fevereiro 2011 10:51

Sintra é um produto valioso e complementar dos vizinhos

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“Sintra é um produto valioso. É história, é património, é paisagem, é gastronomia, são as gentes. É tudo. Não sou concorrente de Lisboa, Cascais, Oeiras ou Mafra. Somos complementares. Ganhando uns, ganham os outros. Quem julga que ganha tudo, ganha muito pouco. Eu ganho com os outros. Preciso de trazer pessoas a Sintra, mas não quero que deixem de visitar Lisboa, Cascais ou Mafra”, afirma Fernando Seara que, em nove anos, reconverteu a vila e o concelho – e criou a marca “Sintra, capital do romantismo”.
quarta-feira, 19 agosto 2009 18:56

Mauro Xavier: "A Microsoft é sexy"

Luis Paiva
A Microsoft é sexy
"A Microsoft é sexy", garante Mauro Xavier, novo director de OEM da Microsoft. Numa altura em que a gigante escolheu Portugal para instalar unidade mundial.
segunda-feira, 07 setembro 2009 03:21

Manuel Pinho: "O Turismo precisa tanto de conteúdos como a indústria das Comunicações"

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Manuel Pinho ao Briefing
O Marketing de Portugal deve manter-se estável e independente das opções partidárias dos vários governos, defende Manuel Pinho, o ex-ministro da Economia de José Sócrates.
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