Entrevistas

Marca Brasil com campanha mundial

Marca Brasil com campanha mundial
O Turismo do Brasil (Embratur) prepara-se para lançar uma campanha mundial para os próximos anos, que servirá de suporte à promoção da marca sobretudo nos mega-eventos que terão palco no país – o Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

terça-feira, 17 julho 2012 10:26


A notícia foi avançada ao Briefing por Tatiana Freire, da Embratur, que, em entrevista explica a estratégia da marca para o mercado português:

Briefing | Como é comunicar a marca Brasil em Portugal?
Tatiana Freire | A marca Brasil é bem conhecida em Portugal. Pelas relações históricas entre os dois países, os portugueses sempre demonstraram uma afinidade aos valores ligados à ela. E a nossa perceção é de que os portugueses são muito recetivos quanto aos conceitos que estão atribuídos à marca. O que nos deixa cada vez mais certos de que estamos acertando na comunicação da marca Brasil no mercado português.

Briefing | Que conceitos são enfatizados e que públicos se propõe atingir?
TF | A marca Brasil é um símbolo que aponta a forma como o estrangeiro enxerga o Brasil. Foi construída tendo como referência pontos como alegria, sinuosidade, luminosidade e modernidade. Além da marca Brasil em si, os conceitos que buscamos transmitir em toda a comunicação são de um país moderno que está em crescimento, que vem se destacando economicamente, que está preparado e é competente para receber grandes eventos, que se preocupa com a sustentabilidade e preserva o património natural. Procuramos atingir o público-final, o trade turístico e a imprensa dos 17 países que são prioritários para o Brasil.

Briefing | O Brasil é já um destino preferido dos portugueses. Assim sendo, quais são as metas?
TF | Portugal é o décimo país emissor de turistas para o Brasil, sendo que no ano de 2011 foi registada a entrada de 183.728 turistas portugueses no Brasil. Por isso, está entre os 17 países prioritários para a promoção do Brasil. Tendo em vista a crise económica que vem ocorrendo na Europa, nossa meta é manter Portugal nesse patamar e evitar um recuo na entrada de turistas vindos desse país.

Briefing | Mas a crise obrigou a alguma mudança da estratégia na promoção do Brasil em Portugal?
TF | Em 2011, o investimento feito pela Embratur em Portugal foi da ordem dos 9.630 milhões de reais, praticamente o dobro do ano anterior, o que confirma a aposta que o Brasil faz no mercado português independente da crise económica. Portugal está estrategicamente colocado como portão de entrada e saída de turistas da Europa e perto dos principais centros decisores económicos europeus, o que faz deste país uma excelente oportunidade para o Brasil.

Briefing | O que levou a Embratur a patrocinar um evento como o Rock in Rio. Para além, claro, de ser um evento made in Brasil…
TF | Naturalmente que um evento com as características do Rock in Rio, que possui um público de milhares de pessoas, representa uma extraordinária oportunidade para afirmar o Brasil enquanto organizador de grandes eventos de escala internacional, capaz de oferecer novas e modernas experiências ao turista e principalmente reforçar a Marca Brasil em Portugal. Além do que, é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os públicos trabalhados pela Embratur (trade, jornalistas e formadores de opinião).

Briefing | Como se mede a eficácia dessa presença?
TF | Este ano, 353 mil pessoas passaram pelo Rock in Rio Lisboa, de forma que podemos dizer que esses milhares de pessoas foram impactados diretamente pela Marca Brasil. Além disso, a cobertura de imprensa na Cidade do Rock aumenta exponencialmente o número de pessoas que sofrem o impacto dessa presença. Ações de ativações para o público final também são destaque, pois prolongam o relacionamento com a Marca Brasil, seja nas redes sociais facebook.com/visitbrasil, twitter.com/visitbrasil, youtube.com/visitbrasil e visitbrasil.com, seja nos brindes com a Marca que as pessoas levam para casa e guardam como souvenirs de uma experiência especial.

Briefing | De que outras formas é ativada a marca Brasil junto dos portugueses?
TF | O mercado português recebe todo o cardápio de ações promocionais previstas pela Embratur. Existem ações voltadas diretamente para o público consumidor, como a campanha publicitária e as ações de comunicação digital. Também existem ações voltadas para apoiar operadores, agentes de viagem e companhias áreas que vendem o destino Brasil no território português, como roadshows, cursos de especialização e participação em feiras internacionais.

Briefing | Estão previstas campanhas de publicidade/marketing?
TF | Sim, lançaremos, ao final dos Jogos Olímpicos de Londres, a nova campanha mundial do Turismo Brasileiro que irá apoiar todas as ações da EMBRATUR para os próximos anos, inclusive para os mega eventos, Copa do Mundo da FIFA de 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.


Fonte: Briefing

terça-feira, 17 julho 2012 10:48

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing