Entrevistas

Uma academia contra as adversidades do mercado

Gabriel AugustoNovembro marca o arranque de mais uma edição da Academia de Design de Comunicação da FLAG. O objetivo é preparar os participantes para "as adversidades do mercado", como diz ao Briefing o diretor-geral da escola, Gabriel Augusto.

segunda-feira, 18 novembro 2013 11:47
Uma academia contra as adversidades do mercado

Briefing | Porquê uma nova edição da Academia de Design de Comunicação?

Gabriel Augusto | Já realizámos três edições da Academia de Design de Comunicação – duas em Lisboa e uma em Coimbra -, e todas elas foram um sucesso.

Uma vez que se trata de um produto inovador no mercado nacional, com um programa de formação multi e interdisciplinar na área do design para os sectores da comunicação, artes gráficas e digital, acaba por ser um produto bastante procurado por quem pretende desenvolver uma atividade nesta área. A juntar a este fator, a satisfação e os testemunhos dos participantes das edições passadas contribuem também para a elevada procura deste curso e, consequentemente, para o reconhecimento e sucesso do mesmo. Assim, verificando-se a contínua procura nesta área por profissionais qualificados, e acompanhando a abertura que o mercado de trabalho tem para os finalistas deste curso, iremos avançar com mais uma edição desta oferta, nas cidades de Lisboa e Porto.

Briefing | O que traz de novo relativamente às edições anteriores?

GA | Com base na evolução do mercado e no feedback dos próprios participantes e formadores, o programa deste curso tem sofrido algumas alterações de edição para edição.

Para esta terceira edição, o programa será reforçado com novos workshops. Teremos um workshop de Glyph, uma aplicação de character design; um workshop de Infografia, que visa transmitir os conceitos base no que respeita ao desenho de esquematização infográfica; um workshop de Geometria Descritiva; um de Lean Design que abordará os conceitos e técnicas do conceito lean aplicado ao design; e ainda os workshops de "DPS e EPUB", " do Livro ao Papel", "iPhonegraphy", "Semiótica", "Wordpress", "Storyboard" e "Questões legais e direitos digitais", todos eles sobre temáticas que irão valorizar os projetos desenvolvidos pelos participantes desta nova edição.

Briefing | O design de comunicação é um campo muito vasto. Não há o risco de dispersão de temas?

GA | É certo que são várias as vertentes na área do design de comunicação e cada uma detém as suas próprias especificidades, contudo, face ao atual mercado de trabalho onde é exigido aos profissionais cada vez mais competências, aqueles que dominem o maior número de vertentes acabam por ter uma maior vantagem face aos restantes candidatos. Além de que, embora as características das diferentes áreas do design de comunicação sejam distintas, cada vez mais um projeto de comunicação abarca diferentes suportes, e as equipas que o acompanham e desenvolvem necessitam de estar bem preparadas e conhecer ao máximo cada um deles.

Briefing | Que mais-valias proporciona a formação nesta área?

GA | Podemos destacar como mais-valias da Academia FLAG de Design de Comunicação a sua metodologia de formação orientada para a aplicação prática das competências desenvolvidas que assenta em quatro vetores de aprendizagem - prático, teórico, técnico e tecnológico - privilegiando a multi e interdisciplinaridade das diversas vertentes do Design de Comunicação; a equipa de formadores especialistas que a constituem, profissionais que atuam diariamente nos mais diversos campos do Design de Comunicação, privilegiando, desta forma, uma aprendizagem prática, atual e adequada à realidade de mercado; e o próprio programa curricular completo e atualizado, que promove, por um lado, o desenvolvimento de uma visão abrangente, transversal e completa do Design de Comunicação, como também potencia a especialização nas diversas áreas de intervenção, através de desafios e projetos fortemente relacionados com as situações concretas para as quais os profissionais e as organizações, no contexto do mercado atual, devem dar resposta.

Briefing | De que modo está adequada às necessidades do mercado de trabalho?

GA | Na Academia FLAG de Design e Comunicação, os formandos têm a oportunidade de se prepararem para todas as adversidades do mercado, recebendo uma preparação prática, intensiva e detalhada, não apenas no domínio das ferramentas que utilizarão diariamente para a realização do seu trabalho, mas também conceptualmente e em áreas complementares e soft skills associados às realidades culturais e de mercado. Ao longo de todo o programa é privilegiado o contacto com o mercado de trabalho, quer através da equipa de formadores, constituída por especialistas ativos e reconhecidos no mercado de trabalho, quer da elaboração de trabalhos reais, com clientes reais, que culminará na preparação e elaboração de um portefólio, que no final é apresentado e avaliado por entidades empregadoras, durante a semana dedicada à integração profissional.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

quarta-feira, 20 novembro 2013 13:11

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing