Entrevistas

Um festival que é a cara da marca

Pedro Caldas

"O Vodafone Mexefest é um festival com características totalmente alinhadas com o ADN da marca Vodafone", quem o afirma é Pedro Caldas, manager de Patrocínios e Eventos da Vodafone Portugal. Carácter jovem, urbano, inovador, interativo e criador de tendências são características que o responsável destaca do evento que pretende voltar a "abanar" a Avenida da Liberdade e arredores, hoje e amanhã.

sexta-feira, 29 novembro 2013 09:07
Um festival que é a cara da marca

Briefing I O que leva a Vodafone a ser name sponsor do Mexefest?

Pedro Caldas I O Vodafone Mexefest é um festival de música com características únicas em Portugal e totalmente alinhadas com o ADN da marca Vodafone. O Vodafone Mexefest é um festival urbano, com um formato inovador e pioneiro (vários concertos em simultâneo e alguns em locais de Lisboa pouco convencionais, fantásticos e muitas vezes desconhecidos), interativo, centrado na revelação de música nova e de qualidade. Destinado a um público jovem influente, utilizador das tecnologia móvel e criador de tendências. Um evento com o perfil que descrevo e com o potencial que tem para a Vodafone acrescentar valor através da tecnologia móvel (como o desenvolvimento de uma app para smartphones com tudo sobre o Vodafone Mexefest, a utilização de bilhetes eletrónicos no telemóvel ou a disponibilização de concertos totalmente virtuais que só podem ser assistidos no telemóvel ou tablet), faz todo o sentido que seja proprietário da Vodafone, que a ,arca seja o patrocinador mais relevante e mais presente no festival e, por isso, é fundamental que o naming do festival seja Vodafone.

Briefing I Como é que este festival se insere na estratégia de comunicação da marca?

PC I O facto de a música estar presente no dia-a-dia de todas as pessoas e de uma forma mais intensa nos jovens, que não vivem sem música e que constantemente procuram música nova para partilhar e para alimentar as suas conversas sobre o tema, e o facto dos valores transmitidos pelos eventos de música serem claramente coincidentes com os valores da marca Vodafone, leva-nos a ter uma presença muito forte na área da música enquanto eixo estratégico de comunicação e de relação com os jovens. Face a este enquadramento, e sendo o Vodafone Mexefest um festival com um lugar de destaque no panorama dos melhores eventos de música, podemos afirmar que se trata de um evento que se identifica claramente com a estratégia de comunicação da Vodafone.

Briefing I De que forma é que os valores deste evento se identificam com os da marca Vodafone?

PC I A Vodafone tem pautado a sua presença na área da música por uma associação aos eventos que proporcionam um maior alinhamento com os valores da marca Vodafone, procurando simultaneamente que a sua presença seja sentida de forma diferenciada, patrocinando e promovendo eventos ou atividades que sejam uma expressão dos seus valores e se integrem na sua política de comunicação.

O Vodafone Mexefest é um destes casos, na medida em que partilha vários dos seus valores com a marca Vodafone: a inovação no formato, o carácter jovem, urbano e interativo, a aposta na novidade e a criação de tendências na área da música (vários artistas são apresentados em Portugal pelo Vodafone Mexefest, como Django Django, por exemplo, e no ano seguinte integram os festivais de Verão que têm lugar no nosso país).

Briefing I Que ações de ativação da marca Vodafone estão preparadas para o festival?

PC I O Vodafone Mexefest é um dos exemplos em que a presença inovadora da Vodafone se faz notar de forma marcante.
Este ano, os Vodafone Smart Concerts são não só uma das novidades da edição deste ano do Vodafone Mexefest, como também uma iniciativa inédita a nível internacional no âmbito dos festivais. Esta inovação, que permite a quem passar nas Portas de Sto. Antão (na Ginjinha Sem Rival), junto ao Elevador da Glória e na Espingardaria A. Montez (frente à Estação do Rossio), ver e ouvir gratuitamente um concerto de Gisela João, Márcia e peixe:avião (respetivamente), tem sido extremamente bem recebida quer por parte do público, que assim pode antecipar o festival vivendo experiências inéditas em locais emblemáticos da cidade, quer por parte dos artistas, que desde o momento da gravação ao vivo dos vídeos até à sua disponibilização na app, se mostram verdadeiramente entusiasmados por fazerem parte deste projeto e chegarem ao público de uma forma completamente inovadora.

Também as Vodafone Music Sessions chegam ao contexto urbano do Vodafone Mexefest, com concertos surpresa em locais que não fazem parte das salas dos festival e cujo público é selecionado de forma aleatória entre os possuidores de bilhete que estiverem no momento a circular pela área de influência do festival. O objetivo é surpreender os espectadores do Vodafone Mexefest com uma experiência musical inédita e exclusiva. Estes momentos únicos serão resumidos em vídeos e partilhados no YouTube Vodafone FM e no facebook Vodafone Música e Vodafone Mexefest.

De volta estarão também os Vodafone Shuttles para assegurar o transporte do público entre as salas do festival, assim como o Vodafone Bus – um dos palcos de maior sucesso das edições anteriores – que assegura viagens ao som de novos artistas na cena nacional. Para aquecer o ambiente, a Vodafone oferecerá chocolate quente em diferentes pontos da baixa lisboeta.

Com o objetivo de ajudar o público a saltar de sala em sala, a Vodafone volta também a disponibilizar uma app (iOS e Android) que permite consultar as principais notícias e o cartaz de espetáculos (com filtro por data, sala e artista), criar uma agenda de concertos personalizada, aceder a informações úteis sobre o festival (incluindo a localização e a lotação das salas em tempo real), comentar os diferentes concertos, partilhar fotografias no facebook e Instagram com filtros especiais e saber a localização do Vodafone Bus, entre outras funcionalidades. A app permite ainda visualizar os Vodafone Smart Concerts e adquirir bilhetes com um desconto de 5 euros aos Clientes da Vodafone.

Como habitualmente, o estúdio da Vodafone FM estará na Avenida da Liberdade, junto ao Cinema São Jorge, para transmitir em primeira mão entrevistas e conteúdos exclusivos das bandas que compõem o cartaz do Vodafone Mexefest.

Briefing I Qual o retorno que a Vodafone obtém do Mexefest?

PC I O Vodafone Mexefest proporciona uma contribuição importante para a associação da marca Vodafone à música e aos seus valores e permite a criação de conteúdo muito relevante para um relacionamento de qualidade da Marca Vodafone com o público jovem, tendo, inclusive, ganho uma dimensão internacional com a distinção de 'Best Musical Event' e 'Best Media Coverage' nos European Best Event Awards.

Adicionalmente, o Vodafone Mexefest também tem tido um retorno muito positivo manifestado por todos os que têm vivido as várias edições do festival. Nos estudos de avaliação do Vodafone Mexefest realizados em Lisboa, no decorrer do festival em 2011 e 2012, mais de 90 por cento dos participantes responderam que tencionam participar no Vodafone Mexefest no ano seguinte, o que demonstra uma grande satisfação com a forma como o mesmo decorre e a preocupação que tem tido em proporcionar uma excelente experiência.

Os aspetos mais valorizados pelo público foram a possibilidade de assistir a vários concertos em diferentes salas, os Vodafone Shuttles que asseguram o transporte entre os vários locais do festival e o Vodafone Bus que proporciona viagens ao som de concertos nos autocarros.

Outro dado que também demonstra o retorno positivo que temos conseguido é a adesão do público ao festival e que tem crescido de ano para ano. Verificámos que era possível melhorar o acesso e a capacidade dos espaços onde se realizam os concertos mais procurados E, sempre focada em proporcionar ao público a melhor experiência nos seus eventos, a Vodafone adicionou uma sala de grandes dimensões – o Coliseu dos Recreios – à edição de 2013 do Vodafone Mexefest.

Briefing I Para além do Mexefest e do Paredes de Coura, a Vodafone pretende associar-se a mais algum evento musical?

PC I Além do Vodafone Mexefest e do Vodafone Paredes de Coura, a Vodafone será também patrocinador principal da edição de 2014 do Rock in Rio Lisboa, que assinala os dez anos do maior evento de música e entretenimento do mundo.
Relembro que a Vodafone tem, através da Vodafone FM, um projeto contínuo de associação à música. Pioneira desde o seu lançamento, comemora três anos de emissões de rádio em janeiro do próximo ano, estando no ar em 107.2 (Lisboa), 94.3 (Porto), online para todo o mundo em www.vodafone.fm e também na app para iOS e Android. Com um balanço muito positivo, apresenta uma grelha de conteúdo que endereça todas as áreas que nos propusemos oferecer aos ouvintes, com vários programas de autor e conteúdo informativo sobre música de reconhecida qualidade.

São patrocínios que se complementam, que conferem reconhecimento à marca Vodafone na música e permitem uma presença abrangente no que a público e estilos de música diz respeito.

Outras oportunidades que permitam a expressão dos valores da marca Vodafone em eventos musicais, e que se integrem na sua política de comunicação, são analisadas pela Vodafone em permanência.

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segunda-feira, 02 dezembro 2013 17:18

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