Entrevistas

Como é comunicar uma marca com 130 anos? A Inês sabe

Como é comunicar uma marca com 130 anos? A Inês sabeAtrair mais visitantes e mais patrocinadores, individuais e empresariais. Esta é uma das metas da estratégia de marketing do Jardim Zoológico de Lisboa. No limite trata-se de conseguir mais receitas para prosseguir a missão de preservação das espécies e educação ambiental. Em entrevista, a responsável do marketing do parque, Inês Carvalho, explica como é comunicar uma marca com 130 anos.

segunda-feira, 23 junho 2014 12:51
Como é comunicar uma marca com 130 anos? A Inês sabe

Briefing | Quais os atributos do ZOO como marca?

Inês Carvallho | O Jardim Zoológico (JZ) é uma marca que faz parte da história e da infância de todos os portugueses. Associa valores como diversão e aprendizagem, numa oferta integrada para todos os membros da família.

Sendo uma marca com 130 anos, o JZ alterou, ao longo dos anos, a sua imagem junto do público. Se, em 1884, o JZ era um local apenas lúdico, onde o público podia observar espécies que nunca tinham sido vistas ao vivo, ao longo dos anos foi-se notando uma grande evolução ao nível da filosofia de manutenção de animais sob proteção humana. O JZ reinventou-se, assumindo um papel fundamental na proteção e reprodução de espécies em vias de extinção e na sensibilização da população para a importância da Biodiversidade.

Para isso, foi adotada uma nova política com vista a modernizar o parque, a criar uma nova imagem e novos serviços, a implementar novas instalações e introduzir novos métodos para estimular os comportamentos naturais dos animais.

A par com esta mudança foram também alterados os valores e a missão da Instituição. Neste espaço são, hoje, desenvolvidos projetos fundamentais para a conservação das espécies. É para este objetivo que trabalhamos diariamente, através da educação dos seus visitantes, da oferta de atrações lúdicas, do enriquecimento ambiental e da investigação científica.

O Jardim Zoológico é uma marca icónica que comunica para diferentes faixas etárias, desde as crianças até aos pais e avós, sempre com uma mensagem positiva que conjuga diversão, educação e sensibilização ambiental.

Briefing | Como é comunicar uma instituição como o zoo, com a dupla vertente de entretenimento e de proteção das espécies?

IC | O trabalho de comunicação diário do Jardim Zoológico passa por construir uma mensagem que conjugue estas várias frentes: sensibilização para o meio ambiente, diversão junto dos animais favoritos e ainda a educação ambiental.

Todos os dias trabalhamos para transmitir a importância e os principais conceitos sobre a preservação da natureza, dando a conhecer formas que podem ajudar o meio ambiente que todos podemos ter.

É um projeto ao qual nos dedicamos a 100% e com muita alma. Trabalhar e comunicar o Jardim Zoológico permite-nos ter acesso a informação sobre todos os animais, mas também nos permite assimilar informação sobre a extinção das mais variadas espécies.

O nascimento de novas crias e, muitas vezes, a sua transferência para outros parques zoológicos ou a sua reintrodução na natureza são a confirmação de que estamos a cumprir, e bem, a nossa missão.

A comunicação é a parte visível de todo o trabalho desenvolvido no parque, desde tratadores/treinadores, veterinários, biólogos, etc. É comum a todos os colaboradores do Jardim Zoológico esta preocupação em integrar diferentes mensagens quando se comunica a nossa marca.

Muitas vezes é através do entretenimento e de programas de lazer que conseguimos sensibilizar para mensagens mais sérias de preservação e conservação das espécies em vias de extinção. Só assim conseguimos transmitir a mensagem e envolver os visitantes nesta nossa missão.

Aproveitamos todos os momentos de contacto com o público para o sensibilizar. Um dos melhores exemplos são as apresentações diárias (Baía dos Golfinhos ou Apresentação de Aves em Voo livre), que comunicam mensagens importantes de conservação e preservação das espécies e, simultaneamente, são um excelente entretenimento para o público. A preservação das espécies, mais do que um simples dever, deve ser encarada como algo natural e como um empenho. É este o sentimento que queremos que os nossos visitantes sintam e adotem.

Briefing | Em que assenta a estratégia de marketing? Quais os objetivos? Atrair mais visitantes, por exemplo?

IC | A estratégia de marketing do Jardim Zoológico foca-se no aumento do número de visitantes, a par do número de empresas e individuais que apoiam o funcionamento do parque.

Uma das áreas importantes é precisamente a dos apadrinhamentos individuais e empresariais. Enquanto entidade privada sem subsídios estatais, a estratégia de marketing do parque passa, obrigatoriamente, pelo aumento das receitas que permitem sustentar os cerca de 2000 animais de 330 espécies distintas que aqui habitam.

Em paralelo, trabalhamos para reforçar a posição do Jardim Zoológico enquanto ponto de referência na rota dos estrangeiros em Lisboa. A maioria dos nossos visitantes são portugueses, mas a qualidade do nosso Jardim Zoológico atrai cada vez mais turistas de viagem em Lisboa. Esta é uma oportunidade que queremos capitalizar, sempre a par do aumento das visitantes nacionais.

Briefing | Que ferramentas são privilegiadas?

IC | Na estratégia de marketing o Jardim Zoológico assume como principais ferramentas a publicidade - a mais recente campanha, adotada nos últimos dois anos, tem como mote "Traga as suas pequenas feras para conhecer as nossas" - a par da comemoração de datas temáticas no parque – Dia da Criança, Chegada do Pai Natal, entre outras.

A comunicação do nascimento de novas crias e conquistas do Jardim Zoológico, bem como a importância da conservação são os temas mais importantes e trabalhados na estratégia de marketing do parque.

Briefing | Que papel têm assumido o digital e as redes digitais nessa estratégia?

IC | O marketing digital é uma ferramenta essencial para a atualidade, mas também para o futuro. Não faz sentido equacionar uma estratégia de marketing sem esta componente.

Para além de parcerias e rubricas digitais, o TripAdvisor e o Booking são das nossas principais prioridades. Recentemente fomos premiados com o Certificado de Excelência 2014 do TripAdvisor que vem confirmar que a estratégia que temos seguido está correta. Este Certificado de Excelência é atribuído aos estabelecimentos que recebem constantemente as melhores avaliações dos viajantes e permite distinguir as instituições pelo seu bom trabalho e desempenho constante.

Recentemente também reformulámos o site do parque, está mais moderno, interativo e apelativo. É de fácil navegação e muito intuitivo, estando dividido a pensar nos diferentes públicos do Jardim Zoológico – visitantes, empresas e escolas.

Cada um pode encontrar todas informações sobre o parque, as suas atividades, passatempos e claro, as principais curiosidades sobre os animais do Jardim Zoológico.

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terça-feira, 24 junho 2014 14:03

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