Entrevistas

Vejam na Groupon primeiro

Vejam na Groupon primeiroÉ esta a recomendação de Estefanía Lacarte, diretora de comunicação, PR e social media da Groupon Portugal e Espanha. Em entrevista ao Briefing, explica porquê: diz que tem as melhores ofertas aos melhores preços. E reclama para a plataforma que há quatro anos chegou ao mercado nacional o mérito de ter criado uma cultura de compra coletiva.

terça-feira, 22 julho 2014 12:55
Vejam na Groupon primeiro

Briefing | Que balanço da presença no mercado português? Quantos utilizadores, quantos parceiros, quantos cupões?

Esfefanía Lacarte | Neste momento o balanço que fazemos de quatro anos de atividade em Portugal é extremamente positivo. Desde 2010 que procuramos oferecer aos portugueses os melhores descontos aos nas principais cidades do país. Sentimos que aqui os utilizadores são fãs da compra coletiva, principalmente numa situação económica mais complicada. A nível de parceiros o impacto é também extremamente positivo. Sempre apostámos em acordos com pequenas e médias empresas locais, nos países onde operamos. Em Portugal ao longo de quatro anos estamos contentes por dar a oportunidade a empresários portugueses de desenvolver o seu negócio e potenciá-lo junto do grande público. Por política interna não divulgamos dados relativos a vendas de cupões e utilizadores por países.

Briefing | Os sites de compras coletivas proliferaram entretanto. O que diferencia a Groupon?

EL | Acima de tudo temos enorme orgulho em termos sido pioneiros no fenómeno da compra coletiva. A nível do e-commerce fomos criadores de toda uma cultura de compra online coletiva onde investimos horas de trabalho em criar a plataforma mais acessível e oferecer a cada dia descontos exclusivos em atividades de lazer, restauração, beleza, saúde, viagens e produtos. Na verdade o e-commerce continua a ser um sector em franca expansão e sabemos que temos condições para continuar a ser a maior referência neste mercado. Penso inclusive que, ao oferecermos as melhores ofertas aos melhores preços, somos a plataforma que mais facilita a vida utilizadores.

Briefing | Que tendências se têm observado nas compras coletivas?

EL | Uma das tendência é a crescente adesão ao mobile. Para ter uma ideia, no final do primeiro trimestre de 2014, mais de 50% das transações na Groupon a nível mundial foram através de telemóvel. Cada vez mais as pessoas procuram usufruir de viagens, jantares, roupa, produtos de beleza ou atividades ao ar livre através dos descontos online. Talvez porque a situação económica na generalidade dos países e mercados não seja a mais favorável e nesse sentido a tendência é para que as pessoas recorram mais a plataformas como a Groupon onde sabem que podem usufruir de experiências variadas a um preço mais económico.

Briefing | É um fenómeno que veio para ficar?

EL | Sem dúvida! Estamos a falar de um fenómeno que proporcionas aos utilizadores usufruírem das melhores ofertas e experiências a preços muito mais reduzidos do que o praticado no mercado offline. A adesão ao mobile contribui para que tenhamos a certeza que este é um fenómeno que se verifica na generalidade dos países onde operamos. As análises de mercado mostram que, cada vez mais, há um aumento do número de pesquisas de opções de compra se realizam através da internet, ou seja o e-commerce veio mesmo para ficar! Cada vez mais compramos quando estamos fora de casa, no trabalho ou na rua sempre que temos um dispositivo móvel. Sabemos atualmente que 65% dos compradores iniciam os processos de pesquisa nos smartphones, embora os finalizem no computador pessoal.

Briefing | De que modo é que uma plataforma como a Groupon contribui para a revitalização do comércio?

EL | A Groupon é acima de tudo um importante aliado para as empresas locais quando se trata de impulsionar os seus negócios, divulgando os serviços e produtos do comércio tradicional à população. Para muitas empresas, a Groupon é também o único canal de vendas ou uma alternativa para aumentar o negócio. Proporcionamos aos nossos parceiros visibilidade imediata dos seus produtos, serviços ou propostas originais, sempre com a comodidade que permite ao consumidor comprar em casa, sem filas, nem desconforto. O impacto no comércio "tradicional" é bem visível, já que muitas vezes o consumidor volta à empresa para adquirir o seu serviço ou produto sem cupão, simplesmente porque experimentou, gostou e não se importa de pagar o preço normal pela qualidade oferecida.

Briefing | Do ponto de vista do consumidor, como se propõe melhorar a experiência?

EL | Os nossos utilizadores quando visitam a nossa página procuram sempre qualidade ao melhor preço, o chamado smart shopping que tem como objetivo final o consumidor conseguir o mesmo produto com melhores condições; porque ninguém gosta de pagar mais por um produto ou serviço. Quando criamos por exemplo uma loja de natal online exclusiva para os nossos utilizadores, formas de pagamento mais intuitivas como a facilidade de pagamento por multibanco ou a aplicação da Groupon Maps estamos a melhorar a experiência dos nossos utilizadores.

Briefing | Como se tem adaptado ao mobile?

EL | Como referi o mobile é hoje uma parte importante do nosso negócio, e temos a certeza que é uma tendência que se irá verificar a curto e longo prazo. Temos tentado criar soluções que procuram inovar a nossa plataforma e colocar ao dispor dos nossos clientes as facilidades mais intuitivas. Lançámos a aplicação Groupon Maps, que permite ao utilizador visualizar através do seu dispositivo móvel os locais onde estão as ofertas mais próximas. Este tipo de soluções são uma constante procura estratégica em criar e inovar a Groupon como a plataforma por excelência preferencial do mercado.

Briefing | O que podemos esperar para o mercado português em termos de serviços?

EL | Os nossos utilizadores poderão encontrar ofertas variadas aos melhores preços. A ideia é dar a conhecer um conjunto variado de experiências desde o ramo da beleza, a atividades ao ar livre, experiências a dois em SPA, hotéis e uma variada oferta na restauração. Estas são apostas de futuro e que tenho a certeza que farão com que cada vez mais os portugueses sintam que a Groupon é a sua plataforma de confiança e é através dela que conseguem viver verdadeiras experiências inesquecíveis.

Briefing | E em matéria de comunicação, estão previstas campanhas de marketing/publicidade?

EL | Lançámos recentemente uma campanha publicitária exclusiva para o mercado norte-americano. Esta nova campanha englobou o nosso novo spot publicitário "Check Groupon First", e foi um verdadeiro sucesso. Quisemos destacar o esforço que a empresa realiza para oferecer aos seus utilizadores as melhores experiências. Muito em breve teremos mais novidades que irão afetar de forma muito positiva o mercado português. Estamos a falar de um novo site totalmente inovador da Groupon. Mas como disse esta é uma novidade que está a ser preparada ao mínimo pormenor e de certeza que irá surpreender toda a gente.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quarta-feira, 23 julho 2014 11:55

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing