Entrevistas

Digital é meio caminho andado para o sucesso, diz o José

José Frade, especialista em marketing digital e coordenador da Pós-Gradução em Digital Business da Porto Business SchoolChegar a mais clientes, com mais valor, a um custo inferior, com maior frequência e capacidade de aprender e atuar em tempo real é com certeza um fator de diferenciação e decisivo para o sucesso das empresas. Esta é a grande mais-valia do digital para as marcas, na opinião de José Frade, especialista em marketing digital e coordenador da Pós-Gradução em Digital Business da Porto Business School. Em entrevista, explica o porquê desta formação.

terça-feira, 05 agosto 2014 12:13
Digital é meio caminho andado para o sucesso, diz o José

Briefing | O que levou a Porto Business School a lançar a pós-graduação em Digital Business?

José Frade | A revolução do digital tem tido um grande impacto nos negócios, sendo necessário desenvolver mais conhecimento e competências. Empenhada no cumprimento da sua missão, de melhorar a qualidade da gestão e promover a mudança nas empresas, a Porto Business School lançou esta pós-graduação com o objetivo de dar resposta a esta necessidade. Com este programa pretendemos assim enriquecer ainda mais o nosso portfolio de programas, oferecendo uma formação inovadora e essencial para os profissionais dos nossos dias.

Briefing | Quais os objetivos que se propõe atingir?

JF | Entendemos que a especialização é fundamental para o desenvolvimento dos negócios, por isso pretendemos formar especialistas em ferramentas de marketing e negócio digital, perfis que hoje em dia são muito procurados e valorizados pelas empresas. Criámos por isso um programa que compreende as áreas de tecnologia, marketing digital, criatividade, publicidade, search marketing, social media, e-commerce e entreprise 2.0 que serão lecionadas pelos mais destacados profissionais da internet, partilhando a sua experiência e conhecimento do mundo real.

Briefing | A quem se destina?

JF | A pós-graduação dirige-se principalmente a quadros de empresas e a profissionais com interesse em desenvolver um negócio digital, empreendedores de soluções em comércio eletrónico, gestores de social media, gestores de PME, profissionais ou pessoas com interesses nas áreas da comunicação e marketing. Mas acredito que este programa tem um potencial enorme e aplicação prática em vários setores empresariais.

Briefing |Do ponto de vista do mercado, que tendências identificou que justifiquem esta formação?

JF | O mundo nunca esteve tão interligado, interativo e em constante mudança como nos nossos dias. Existem, por isso, mais oportunidades e desafios. Os profissionais que souberem utilizar o digital e as suas ferramentas para alavancar os negócios das marcas e empresas têm um lugar garantido no mercado de emprego. Por outro lado, as empresas vão aumentar os seus investimentos na área digital nos próximos anos e necessitarão de profissionais especializados em marketing digital.

Briefing | De que forma as plataformas digitais alteraram as tendências de gestão e a realidade empresarial?

JF | A utilização das redes sociais é uma realidade incontornável e alguns estudos evidenciam essa evolução, indicando a existência de cerca de 35% de páginas oficiais no Facebook, presenças no YouTube, LinkedIn, Twitter e/ou Pinterest. Assim sendo, quase todas as empresas e marcas têm uma presença digital, seja apenas informativa, de relacionamento com clientes, ou até mesmo comercial como canal de vendas direto. Os gestores olham para o digital cada vez mais como o canal preferencial para promover os seus produtos, fidelizar os clientes e expandir os seus negócios.

Briefing |Quais os setores de atividade que mais beneficiam com o digital?

JF | Acredito que o digital é uma grande oportunidade para todo tipo de atividades, sendo difícil identificar os setores principais. No entanto, na perspetiva de construção de notoriedade, temos assistido a um aumento do interesse dos FMCG em soluções de Video Online e formatos Rich Media. Os setores de telecomunicações, automóvel, e-commerce e serviços digitais são também os maiores investidores no mercado.

Briefing| O negócio digital pode ser uma 'solução' para contornar o contexto económico?

JF | Como especialista em marketing digital é fascinante observar e imaginar as possibilidades digitais. As marcas hoje podem construir e reter o seu público, em vez de apenas comprá-lo na TV ou alugar por um período curto de tempo. Construindo as suas plataformas de relacionamento, conteúdo e vendas, as empresas criam relações persistentes com os seus clientes e podem estar sempre ao seu lado, respondendo de imediato às necessidades do consumidor. Chegar a mais clientes, com mais valor, a um custo inferior, com maior frequência e capacidade de aprender e atuar em tempo real é com certeza um fator de diferenciação e decisivo para o sucesso das empresas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quinta-feira, 07 agosto 2014 09:35

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing