Entrevistas

The Famous Grouse está diferente mas não perde o humor

The Famous Grouse está diferente mas não perde o humorUma nova identidade visual e um novo claim – é assim que a The Famous Grouse se apresenta ao mercado em 2014. Parte de uma estratégia que visa conquistar o terceiro lugar entre os whiskies e que em Portugal passa pelo The Famous Humor Fest, que arranca esta quinta-feira. O convite que a marca faz aos fãs, explica o brand manager, André Marques, é só um: "Be Part of Something Famous".

segunda-feira, 22 setembro 2014 12:56
The Famous Grouse está diferente mas não perde o humor

Briefing | O que justifica a nova identidade visual da marca?
André Marques | A nova identidade visual de The Famous Grouse não é mais do que tornar visível a estratégia da marca. É que aos olhos do consumidor reflete de uma forma imediata o nosso posicionamento e transmite a nossa personalidade e valores. Uma marca ainda mais dinâmica, com espírito criativo e com uma comunicação ajustada aos desafios dos dias de hoje. É também o resultado de um longo processo de definição de uma nova estratégia que tem uma grande ambição por trás: estabelecer The Famous Grouse como a 3ª marca de whisky a nível global.

Briefing | O que traduz a nova imagem?
AM | A comunicação irreverente de The Famous Grouse ao longo dos últimos anos teve um papel predominante no sucesso da marca e na construção de uma personalidade e valores juntos dos consumidores.
Somos o whisky preferido dos escoceses (quem mais percebe de Scotch do que eles?!) desde 1980 e é a nossa ambição continuar a reforçar a mensagem de qualidade e premiumness por trás dos nossos blends, estabelecendo The Famous Grouse como a 3ª marca de whisky a nível global. Para cumprir esta ambição era necessário redefinir a estratégia e reforçar posicionamento premium (dentro dos blended Scotch).
Com a nova imagem e comunicação pretendemos reforçar a generosidade, originalidade, criatividade e irreverência associadas a The Famous Grouse e paralelamente reforçar a mensagem de qualidade dos nossos blends.

Briefing | O que pretende a marca transmitir aos consumidores com o novo claim?
AM | Em 2014 não estamos só a mudar de imagem, não criámos apenas uma nova assinatura... Estamos a reclamar o verdadeiro sentido de ser FAMOUS... ser grandioso, nobre, virtuoso, honrado.
"Be Part of Someting Famous" significa isso mesmo. Uma fama merecida, nunca caída do céu. Merecida pelo respeito por aquilo que fazemos, pela vontade de nos reinventarmos, de sermos generosos, criativos, inovadores e nada convencionais.
É fazermos parte de algo famoso não de uma forma individual mas sim coletiva e colaborativa o que no fundo é espelho do nosso whisky: que não é apenas o reflexo dos esforços de um só homem, mas um blend diversificado e o resultado da colaboração de diversas pessoas e materiais.

Briefing | Em Portugal, como vai a marca tirar partido da nova identidade?
AM | Tal como referi, uma nova identidade visual é tornar a nossa estratégia visível aos olhos dos consumidores, pelo que temos vindo gradualmente a alterar toda a nossa comunicação em diferentes pontos de contacto com os consumidores.
É um processo que iniciámos este ano e que se estende por 2015 focados em 3 áreas fundamentais: 1) Comunicação e Ativação de Marca 2) Ponto de Venda 3) Portefólio.
É importante referir que, em Portugal, temos tido liberdade e capacidade de criar ações e campanhas únicas para The Famous Grouse – que são consideradas best practices internacionais como o The Famous Humour Fest ou a última campanha de Natal onde convidámos os consumidores a oferecerem um presente especial (Uma garrafa The Famous Grouse personalizada), pelo que o desafio é também continuarmos a fazê-lo abrangendo estas três áreas de uma forma integrada.
Para já a parte mais visível desta mudança é o novo conceito desenvolvido para o The Famous Humour Fest mas ainda em 2014 lançaremos uma nova campanha de final de ano com enfoque num momento de excelência para a compra e consumo de whisky – o Natal.

Briefing | Uma das estratégias tem passado pela associação ao humor. Que retorno traz para a marca?
AM | O The Famous Humour Fest nasceu em 2011 como forma de celebrarmos com os consumidores o facto de sermos o whisky nº1 na Escócia há mais de 30 anos. Desde então tornou-se uma referência enquanto evento cultural criado por uma marca, assegurando elevados níveis de retorno, em número de contactos, retorno mediático e awareness com uma correta associação à marca.
Estes resultados positivos ao longo dos últimos três anos levaram a que o festival se tornasse um ativo importante da marca e uma plataforma para lançamento do nosso posicionamento em 2014.

AM | O The Famous Humour Fest nasceu em 2011 como forma de celebrarmos com os consumidores o facto de sermos o whisky nº1 na Escócia há mais de 30 anos. Desde então tornou-se uma referência enquanto evento cultural criado por uma marca, assegurando elevados níveis de retorno, em número de contactos, retorno mediático e awareness com uma correta associação à marca.
Estes resultados positivos ao longo dos últimos três anos levaram a que o festival se tornasse um ativo importante da marca e uma plataforma para lançamento do nosso posicionamento em 2014.

Briefing | O que traz a edição deste ano de novo, de modo a manter ou mesmo reforçar a atratividade do público?
AM | Este ano são várias as novidades, a começar pelo local. Depois de três anos num espaço icónico da cidade de Lisboa como o Cinema São Jorge mudamo-nos para a não menos relevante Lx Factory. Um dos espaços mais criativos da cidade e onde durante três dias iremos ter espetáculos de humor, cinema, masterclasses, poesia e muito mais.

Em termos de programação, este ano o The Famous Humour Fest volta a contar com convidados de luxo, numa edição recheada de novidades e momentos que ficarão para a história, como o frente-a-frente imprevisível de Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso, ou a tertúlia inédita com Nuno Artur Silva, António Jorge Gonçalves e os cada vez mais internacionais Dead Combo, passando pelo humor particular de Pedro Tochas, até ao The Best of The Fest – o momento de celebração que juntará em palco, sob a batuta de Rui Unas, os Commedia a La Carte com Nuno Markl, Salvador Martinha, António Raminhos, Luís Franco-Bastos e Eduardo Madeira.

Mas teremos muito mais durante estes três dias... Fernando Alvim irá liderar uma "Maratona de Graça", Salvador Martinha vai contar "Toda a verdade sobre o Instagram" e Diogo Faro mais conhecido por "Sensivelmente Idiota" apresentará um Late Night.
Além dos espetáculos de humor, o The Famous Humour Fest apresentará sessões de Cinema onde se destaca um preview do último episódio da série SAL com a presença de todo o elenco, masterclasses conduzidas por alguns nomes de referência como Joaquim Monchique, Nuno Markl, ou Virgílio Castelo e as exposições de António Jorge Gonçalves, Raquel Viegas e Pedro Zamith.
Acreditamos que são motivos mais do que suficientes para conquistar o público e consumidores a desfrutarem de bons momentos.

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