Entrevistas

480 mil doses de fruta em dois anos? Isso é Compal Essencial

480 mil doses de fruta em dois anos? Isso é Compal EssencialA Compal Essencial desenvolveu uma gama de produtos a pensar nos mais novos – a Compal Essencial Kids – com o objetivo, diz a marca, de ajudar os pais a garantir a alimentação saudável das crianças. Dois anos depois, tem quatro lojas e mais de 480 mil doses de fruta vendidas. E um Prémio à Eficácia da Comunicação. Uma estratégia explicada ao Briefing pelo marketing manager para Portugal e Espanha, Rodrigo Costa.

terça-feira, 23 dezembro 2014 11:47
480 mil doses de fruta em dois anos? Isso é Compal Essencial

Briefing | Como surgiu o conceito Compal Essencial?

Rodrigo Costa | Compal Essencial nasceu em 2006 com o propósito de ser uma solução para o aumento do consumo de fruta diário dos Portugueses. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 3 a 5 porções de fruta ou vegetais por dia, mas seja por falta de tempo ou por não ser prático comer fruta fora de casa, a verdade é que em média consumimos pouco mais de metade desse valor.

Compal Essencial é nutricionalmente equivalente à peça de fruta que lhe está na origem, fácil de transportar e prático de comer a qualquer hora, em qualquer lugar. Enquanto marca especialista em Frutologia considerámos que esta era uma oportunidade para criar um novo segmento que procurasse ser mais uma solução para aumentar o consumo de fruta.

Briefing | Como nasceram as Frutarias Essencial?

RC | A premissa foi a mesma, contribuir para o aumento diário do consumo de fruta acrescentando o desafio extra de levar Compal Essencial até aos consumidores no momento de consumo que consideramos mais relevante: ocasiões de rotina diária no percurso casa/trabalho, onde a nossa proposta de fruta pode ser consumida de forma conveniente e on-the-go. Desse objetivo nasceu a ideia de implementação das "Frutarias essencial" nas estações mais movimentadas do metro de Lisboa.

Briefing | Que balanço faz a marca dos últimos dois anos de Frutarias?

RC | Um balanço extremamente positivo. Há dois anos que contribuímos para uma rotina mais saudável por parte dos lisboetas. Acabámos de celebrar o 2º aniversário, temos quatro Frutarias que venderam, neste período, um total de 480.000 doses de fruta.

Briefing | Onde estão situadas? Porquê esses locais?

RC | Por serem locais de passagem, que fazem parte da rotina diária dos consumidores, considerámos que as estações do Metro de Lisboa seriam os locais mais indicados para abrirmos as primeiras frutarias. Após uma detalhada análise escolhemos as estações do Marquês de Pombal, Entrecampos, Oriente e Jardim Zoológico.

Briefing | Ponderam abrir novas lojas?

RC | Sim, queremos continuar a promover o consumo de fruta de forma prática e simples, e para isso vamos certamente ter novidades para breve, mantendo a mesma estratégia de localização em Estações de Metro.

Briefing | O que levou a Compal a apostar no segmento infantil com o Compal Essencial Kids?

RC | Sabíamos que uma parte relevante do consumo de Compal essencial já era feita por crianças, portanto pensámos que havia de facto potencial na criação de uma dose de fruta especificamente feita para eles, tanto a nível de sabor, feito de mistura de frutos que normalmente são do seu agrado, como de embalagem, que desde logo assumimos que teria de ser lúdica e divertida. Por outro lado, a proposta de essencial kids ajuda a resolver uma parte do problema que muitos pais têm, o de oferecer produtos saudáveis que as crianças gostem para a sua lancheira escolar.

Briefing | Qual a estratégia de marketing que adotaram para este segmento?

RC | A nível de produto procurámos desenvolver um multi-sabor (maçã, banana, laranja e ananás) mantendo a equivalência nutricional a uma dose de fruta, criado especificamente para agradar ao gosto infantil. A imagem também é diferenciadora, muito divertida e cativante. Costuma dizer-se que os olhos também comem e no caso das crianças esta máxima é ainda mais verdadeira uma vez que temos que as conquistar desde o primeiro momento e levá-las a gostar dos nossos sabores ainda antes de os provarem. Do ponto de vista de comunicação optámos por um conceito genuíno e verdadeiro no qual colocámos as crianças a falar sobre o produto. Todas as reações captadas foram espontâneas e sem um guião definido.

Briefing | Que investimento publicitário foi feito com o Compal Essencial Kids? Em que canais?

RC |Foram investimentos importantes, no conjunto do orçamento de Compal Essencial para permitir ter uma campanha multimeios e abrangente.

Briefing | O que simboliza o Prémio de Eficácia para os produtos Compal Essencial Kids?

RC | É sobretudo um sinal de que construímos uma proposta certa e relevante, porque não há forma de ser eficaz se não tivermos um produto que responde de facto a uma necessidade latente de consumo e que ajuda a dar mais soluções aos pais para uma alimentação saudável dos seus filhos, neste caso aumentando o seu consumo de fruta. É acima de tudo um reconhecimento pela parte dos nossos consumidores.

Briefing | A Compal Essencial está restrita ao mercado nacional ou marca presença no mercado externo?

RC | As nossas vendas concentram-se maioritariamente no mercado nacional, mas temos também alguma presença em mercados internacionais.

Briefing | Um dos projetos em vista é o consumo de Compal Essencial a bordo de aviões. Já têm companhias aéreas interessadas? Se sim, quais?

RC | Neste momento estamos presentes na TAP e na SATA como peça de fruta que complementa as refeições ligeiras da manhã e da tarde. Este é sem dúvida um mercado muito interessante para a marca onde acreditamos que estamos a oferecer uma solução que traz valor tanto às companhias de aviação como aos seus passageiros. É uma proposta saudável e prática de fruta a bordo, que tem imensos benefícios em termos de perceção de qualidade da refeição, mas também a nível de eficiência de operação na cadeia logística.

Briefing | Quais os principais objetivos dessa iniciativa?

RC | Os princípios base são os mesmos, queremos criar mais momentos de consumo para as peças de fruta Compal essencial, contribuindo para o aumento do consumo de fruta em geral. Diariamente são realizadas milhares de refeições nos aviões, porque não acrescentar uma peça de fruta adequada a esta ocasião, que não precisa de manipulação por parte de ninguém e que pode ser consumida de forma fácil e rápida?

Briefing | Que planos tem a Compal Essencial para o ano 2015?

RC | Acreditamos que em 2015 o crescimento da marca se manterá. Temos previstas algumas novidades mas ainda é prematuro falar sobre as mesmas. Apenas podemos adiantar que vamos sempre, em todas elas, tentar responder de forma eficaz aos objetivos a que nos propusemos com este lançamento.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

quarta-feira, 07 janeiro 2015 14:54

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing