Entrevistas

Como a Ana quer tornar o Alegro Setúbal um espaço de referência

Ana Santos, diretora do Alegro SetúbalUma estratégia de marketing não agressiva, criativa mas diferenciadora, que privilegia o envolvimento dos visitantes com a marca. É assim que Ana Santos, diretora do Alegro Setúbal, explica a abordagem da marca junto dos consumidores.

segunda-feira, 09 março 2015 13:27
Como a Ana quer tornar o Alegro Setúbal um espaço de referência

Briefing | Que balanço faz dos primeiros três meses do Alegro Setúbal?

Ana Santos | O balanço que fazemos destes três primeiros meses de abertura é bastante positivo. Já esperávamos uma grande afluência por parte dos setubalenses, bem como dos habitantes das regiões limítrofes, sabíamos que existia uma grande expectativa e curiosidade em conhecer o Centro Comercial Alegro Setúbal. O feedback que temos recebido é bastante positivo. Muitos clientes dizem-nos que fazia falta um equipamento desta envergadura na cidade e que o Alegro Setúbal veio responder às suas necessidades com uma oferta atrativa e diversificada. Os clientes elogiam muitos aspetos, tais como: a decoração do espaço; a arquitetura e o conforto; a luz natural; o mix de lojas; o "novo" Jumbo; os parques infantis, que têm feito as delícias de miúdos e graúdos, e o mobiliário exclusivo também estão a ser bastante elogiados.

Briefing | Qual a estratégia de marketing utilizada pelo Alegro Setúbal? Há diferenças relativamente aos outros centros comerciais do grupo?

AS | Procurámos implementar uma estratégia de marketing não agressiva, criativa mas diferenciadora, que privilegia o envolvimento dos visitantes com a marca, à semelhança do que acontece nos outros centros comerciais Alegro, com o objetivo de transmitir e fazer sentir os valores da marca Alegro junto dos clientes. Mas existirá sempre uma adequação das ações ao público a que nos dirigimos, ou seja, pensarmos global mas agindo localmente.

Briefing | A nível da concorrência, o que distingue a vossa oferta?

AS | O nosso objetivo é marcar pela diferença e é isso que temos procurado desde sempre, ao associar o Alegro Setúbal a outras valências, espaços e iniciativas ligados à arte, à sustentabilidade, e que sejam direcionadas para nichos de mercado. Um fator diferenciador, por exemplo, é o facto do mobiliário da área de restauração ter sido criado, em exclusivo, por um designer português. Para além disso é 100% fabricado em Portugal. Outro exemplo é a tecnologia existente no Alegro Setúbal ter sido desenvolvida pela Edigma, empresa portuguesa líder em soluções tecnológicas.

Briefing | E as marcas? Demonstram interesse em associar-se ao Alegro Setúbal?

AS | Existem operadores que gostariam de poder fazer parte do mix comercial do Alegro Setúbal, mas, dada a ocupação atual, não é possível aceder a todas as solicitações comerciais, uma vez que um dos aspetos essenciais nestas superfícies é a qualidade do seu mix comercial, que no nosso caso determina uma grande seletividade. Fatores como a localização, as acessibilidades e ainda o facto de ser um espaço comercial moderno, inovador e considerado de última geração fazem com que muitas marcas se queiram associar ao Alegro Setúbal.

Briefing | Qual o valor da marca Alegro no mercado nacional?

AS | Alegro é um conceito de espaços comerciais dotados de uma vida e atmosfera especiais. Este conceito traduz-se numa proposta universalista, porque se destina a todas as pessoas e a todos os elementos da família e porque responde a uma diversidade de possibilidades: Conviver, Passear, Divertir, Conhecer, Comprar. O desenvolvimento regular de atividades culturais nos centros comerciais da marca Alegro faz parte do ADN da marca. O público encontra um vasto leque de atividades regulares e gratuitas de cariz cultural. Os espaços Alegro são locais vivos onde todos os dias os clientes podem sentir que algo novo acontece. A marca Alegro tem o compromisso e a responsabilidade de contribuir para dar a conhecer novos artistas nacionais através de projetos culturais, exposições, workshops. Incute valores como a partilha, alegria, inovação e modernidade.

Briefing | E no caso específico de Setúbal? Tem havido retorno do investimento feito?

AS | Sim, podemos dizer que, apesar de ser um centro comercial bastante recente, temos verificado retorno. O facto de o Alegro Setúbal ter inaugurado recentemente não permite quantificar algumas das variáveis fundamentais, sendo apenas possível medir a variável relacionada com o ambiente diário que vivemos, com os lojistas, com os visitantes, sendo este muito positivo.

Briefing | Como é feita a promoção e comunicação da marca Alegro? E no caso de Setúbal, que investimento foi feito para dar a conhecer o empreendimento?

AS | No caso do Alegro Setúbal comunicamos através dos nossos canais habituais. Estamos presentes nas redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Pinterest, onde diariamente comunicamos o que se passa nos nossos espaços. Detemos um website totalmente renovado onde vamos divulgando as nossas atividades aos clientes. Seja pelos seus artigos, pela sua agenda ou pelas newsletters digitais que enviamos. Desde o início da obra até à abertura do Alegro Setúbal, durante cerca de um ano, desenvolvemos o projeto "Arte em Toda a Parte". Tratou-se de um projeto de natureza artística, que realizou intervenções artísticas no município de Setúbal, incluindo a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre muitas outras iniciativas. O projeto contou com a participação de artistas portugueses consagrados e artistas locais (região de Setúbal), tendo sempre uma componente de integração e participação da população setubalense. De salientar que as obras realizadas durante o projeto foram integradas no atual Alegro Setúbal. O "Arte em Toda a Parte" procurou consolidar a arte e a cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro, em perfeito alinhamento e sintonia com tudo aquilo que os centros comerciais Alegro têm realizado. Após a inauguração do Alegro Setúbal, a nossa grande aposta na divulgação do empreendimento, para além dos meios de comunicação habituais, (como exemplo, rádio, imprensa, rede de outdoors e na TV presentes na telenovela da SIC, filmada em Setúbal – "Mar Salgado"), consiste na divulgação que todos os nossos visitantes partilham com todos aqueles que os rodeiam e sobretudo as suas experiências no Alegro Setúbal. Acreditamos que é aqui que faremos a diferença. A marca Alegro comunica por si. Pela sua vivência e alegria.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

terça-feira, 10 março 2015 12:34

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing