Entrevistas

Estes são bons tempos para a Schweppes e a Joana conta porquê

  Estes são bons tempos para a Schweppes e a Joana conta porquêEste vai ser o ano da Schweppes. A convicção é da marketing manager para Portugal, Joana Lança, que assim justifica o investimento numa campanha em televisão após 15 anos de ausência. A marca aproveita a moda do gin tónico para reforçar a comunicação com os consumidores, ao mesmo tempo que lança novos produtos.

quarta-feira, 24 junho 2015 13:14
Estes são bons tempos para a Schweppes e a Joana conta porquê

Briefing | O que justifica uma ausência de 15 anos na comunicação do produto premium da marca?

Joana Lança | Não estivemos sem comunicar este produto durante 15 anos, estivemos sim sem uma campanha de TV durante esse tempo. Durante estes anos tivemos campanhas de exterior, há 5 anos, por exemplo, tivemos uma campanha com o Doctor House e também temos apostado nos meios digitais como plataforma para criar brand content e continuar a comunicar com o consumidor. É de realçar, também, que durante estes últimos anos investimos no canal de Horeca e Food.

Mas, sim, sem dúvida que este é um ano importante para a marca, uma vez que voltamos a ter uma grande campanha de TV com diferentes touchpoints.

Briefing | O que mudou entretanto? Foi o mercado?

JL | Como o próprio anúncio diz, "são bons tempos para os amantes da Tónica". Portugal está a viver a moda do gin tónico e sem dúvida que a Schweppes, sendo a marca líder da categoria de água tónica, tem muito a dizer sobre esta moda. Por isso, este é o momento de reforçar a nossa liderança e de nos posicionarmos como a marca especialista no mixing e mais concretamente no gin tónico.

Briefing | O que significa este regresso à televisão?

JL | Significa que a companhia está a fazer uma grande aposta na marca e que 2015 é o ano da Schweppes. Posso, desde já, garantir que vai ser um ano de muitas novidades da marca.

Briefing | O que pretendem transmitir com esta campanha?

JL | Esta campanha é uma grande celebração ao gin tónico e onde pretendemos defender a importância do ritual da preparação desta bebida.

Vejamos, no gin tónico todos os ingredientes importam, o tipo de copo, que o copo esteja bem frio, os botânicos que usamos e obviamente a Tónica, também importa e é fundamental para a qualidade do resultado final. Todo este ritual que envolve a preparação de um gin tónico é uma celebração para os sentidos, e para todos os portugueses que querem desfrutar de uma bebida de qualidade. Queremos começar a educar os consumidores portugueses sobre o ritual da preparação, a exigência dos melhores ingredientes e claro da escolha de uma Tónica de qualidade. Como marca queremos definir bem a nossa posição nesta moda como os grandes especialistas que somos.

Briefing |Dado que o gin está tão em voga em Portugal, por que não campanha com criatividade portuguesa?

JL | A campanha de Tonic Lovers apesar de ser uma campanha internacional cumpre com os objetivos da marca em Portugal - uma campanha com impacto e onde o gin tónico é o eixo central da comunicação. Para além disso, é uma campanha que teve ótimos resultados internacionalmente, nomeadamente em Espanha, e certamente que terá ótimos resultados também no nosso País.

Briefing | Para a marca, a televisão ainda é o meio mais eficaz para comunicar com o consumidor?

JL | Uma vez que não tínhamos campanha de televisão há tanto tempo, queríamos, no ano do "relançamento", ter uma forte presença em televisão, estando presentes nos canais generalistas e nos canais temáticos onde o nosso target está. No entanto, a campanha tem também uma forte presença em exterior e no meio digital.

Briefing | Como é que a estratégia de marketing incorpora as plataformas digitais, nomeadamente as redes sociais?

JL | As redes sociais são muito importantes e, para a Schweppes, são uma ótima plataforma para criar brand content especial para o consumidor português.

Sabemos que o consumidor procura na internet receitas de gin tónico, as características dos destilados, mas também das tónicas. É, por isso, um canal fundamental para a marca. Queremos estar presentes com conteúdo relevante para os nossos consumidores e oferecer-lhes as informações que procuram.

Briefing | Quais os objetivos para o mercado português?

JL | O grande objetivo para o mercado português é que a Schweppes continue a ser o motor da moda do gin tónico. Para isso queremos associar-nos sempre aos melhores e mais reputados bartenders nacionais e internacionais. Procuramos conhecer bem quais são as necessidades e expectativas do consumidor português e, com isto, conseguir oferecer novos produtos, novas receitas, novos conceitos. Para a marca, é muito importante continuar a inovar, lançar novos produtos, como o que temos para o verão de 2015 - Hibiscus Premium Mixer, um novo sabor, de cor rosada e sabor mais versátil, é um ótimo sabor para mixar não só com gin mas também com vodkas, por exemplo.

Continuaremos a trabalhar em novos conceitos, em conceitos inovadores, sempre tendo por base o mixing, que ainda tem muito potencial de desenvolvimento em Portugal.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quarta-feira, 24 junho 2015 14:21

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing