Entrevistas

Oferecer “tempo” às famílias portuguesas é a ambição do Minipreço

Oferecer “tempo” às famílias portuguesas é a ambição do MinipreçoOferecer tempo para ser passado em família, graças à proximidade das lojas. É esta a ambição que o Minipreço pretende transmitir com o conceito de comunicação "Momentos de Família", composto por vários spots que retratam o dia-a-dia dos portugueses e nos quais os produtos de marca própria da insígnia têm também um lugar de destaque. Ricardo Torres Assunção, diretor de Publicidade e Comunicação do Grupo DIA, justifica esta abordagem para o mercado português.

quarta-feira, 25 maio 2016 11:59
Oferecer “tempo” às famílias portuguesas é a ambição do Minipreço

Briefing | Como surgiu o conceito "Momentos de Família"?

Ricardo Torres Assunção | O Minipreço é um supermercado de referência quando falamos de proximidade e conveniência dos Portugueses. O conceito "Momentos de Família" mais não é do que alavancar estes dois vectores em algo que resulta claro para o nosso universo de clientes. No mundo de hoje, em que as rotinas diárias e as responsabilidades profissionais nos ocupam cada vez mais tempo, os momentos de família tornam-se num ativo cada vez mais precioso. O que nós, DIA Portugal, queremos com a nossa marca Minipreço é facilitar estes momentos, com uma oferta de proximidade aos melhores preços. Em suma, oferecemos tempo, que não tem valor associado, mas que se reveste de uma importância fundamental nos dias de hoje para que estejamos mais perto dos nossos. Mais que tempo, oferecemos tempo para ser passado em família.

Briefing | Que objetivos pretendem atingir com esta campanha?

RTA | Esta campanha tem como objetivo máximo reforçar o conceito de proximidade e conveniência aos melhores preços, inerente à insígnia Minipreço. Conceito este que, na prática, resulta no aprofundar de uma ligação emocional entre a marca e o seu universo de clientes pela disponibilização de mais tempo para ser passado em família. É o aprofundar de uma compra racional com uma ligação emocional.

Briefing | Qual a estratégia de marketing do Minipreço para o mercado português?

RTA | Há 37 anos que a marca Minipreço é a insígnia mais familiar do universo da distribuição. Somos, por excelência, o supermercado de bairro, onde conhecemos os nossos clientes pelo nome. E é dentro dessa premissa base que evoluímos os nossos espaços para novos conceitos, como o recentemente introduzido Minipreço Market, onde fizemos um investimento que resulta das atuais necessidades dos nossos clientes. São espaços maiores, com mais luz e com uma oferta reforçada de frescos, frutas e legumes e com uma padaria com fornadas de pão quente ao longo dia, entre outras secções. Em suma, a nossa estratégia passa por reforçar esta ligação emocional aos consumidores portugueses, que sabem que estaremos sempre ao seu lado com os melhores preços.

Briefing | E de que forma está esta campanha integrada nessa estratégia?

RTA | A campanha é composta por vários filmes que, ao longo do ano, vão contando histórias em família e de como o Minipreço é o elemento comum para que todos possam desfrutar de mais e melhores momentos de família, através do reforço do conceito de proximidade e conveniência. Lançámos ontem o segundo filme da campanha que prossegue esta narrativa, mas que acrescenta, ao nível de formatos, novas dimensões de comunicação. Simultaneamente à estreia do novo filme, que aconteceu em prime time, lançámos alertas por SMS com promoções exclusivas e descontos imediatos. Tudo numa lógica integrada a 360º que pretende alcançar uma audiência dirigida e que se identifique com o conforto aliado à conveniência habitual de ter uma loja Minipreço sempre ao pé de si com os melhores preços. Este filme arrancou em simultâneo as 20H30 com bloco especial na TVI e na SIC, assim como envio massivo de SMS, de newsletter e Facebook. Integrar os meios tradicionais com os digitais.

Briefing | Nos mais recentes suportes focaram-se mais nos produtos de marca própria DIA. Porquê essa abordagem?

RTA | A marca própria faz parte do ADN do Minipreço que foi pioneiro no lançamento dos primeiros produtos desta categoria. A marca DIA é a marca com mais presença nos estabelecimentos Minipreço e um sinal de identidade própria que conta com mais de 2.000 referências. É uma marca com excelente relação preço-qualidade e queremos reforçar exatamente isso. Neste momento, colocamos à disposição dos clientes uma ampla e variada oferta de diferentes marcas que se caracterizam sempre por uma elevada qualidade a preços muito competitivos, Bonté, Delicious, Basic Cosmetics, BabySmile e JuniorSmile e AS.

Briefing | Numa altura em que as marcas têm vindo a apostar na ideia de proximidade, como é que o Minipreço pretende destacar-se no mercado?

RTA | Atualmente, o grupo DIA é o grande especialista em proximidade nos mercados onde atua. E a proximidade acarreta consigo uma capacidade de fornecimento diário de produtos de rápido consumo à nossa rede de lojas por todo o país. O conceito de proximidade só é válido se esta premissa se concretizar e conseguirmos que os nossos clientes evitem grandes deslocações, com a consequente redução de custos e tempo, para adquirirem os produtos de consumo diário que necessitam. Mas em cima de tudo isto está a criação de conceitos de loja, como é o caso do Minipreço Market, que vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes, oferecendo uma melhor experiência em loja e um processo de compra mais eficiente. A conjugação deste factores permite-nos ter, atualmente, uma proposta de valor completamente distintiva do mercado, que humaniza e fideliza a relação com o nosso universo de clientes.

Briefing | Esta campanha está associada ao conceito de loja Minipreço Family?

RTA | Esta campanha está associada ao conceito Minipreço de forma transversal, não é específica de Minipreço Family. Reflete os valores e o posicionamento do Minipreço no mercado português. Está acima de tudo associada ao binómio proximidade/preço com a introdução do conceito de conveniência e tempo para melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes. É assim há 37 anos e queremos que esta mensagem perdure e se solidifique por muitos mais.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing