Entrevistas

Uma única Zurich? Artur Lucas explica a nova estratégia da marca

 Uma única Zurich? Artur Lucas explica a nova estratégia da marcaUniformidade da marca em todas as suas plataformas criando "uma única Zurich" e colocar o cliente no centro da atuação e da estratégia, com o posicionamento "Para quem verdadeiramente ama o seu mundo". Estes são os vetores inerentes ao recente rebranding conduzido pela seguradora – e que incluiu a personalização do site nacional –, segundo o diretor de Marketing para Portugal, Artur Lucas.

quarta-feira, 27 julho 2016 12:59
Uma única Zurich? Artur Lucas explica a nova estratégia da marca

Briefing | O que motivou o rebranding global do Grupo Zurich?

Artur Lucas | Não se trata propriamente de um rebranding, mas sim de uma nova forma de comunicar a marca Zurich. Esta nova forma de comunicação representa o que oferecemos – proteção inteligente – e reflete de forma autêntica quem somos como empresa e a forma como aplicamos a nossa experiência e as nossas competências assegurando que os nossos clientes obtêm aconselhamento e soluções de alta qualidade em linha com as suas necessidades e com o nosso compromisso. Esta nova plataforma de comunicação foi aplicada em todos os países do Grupo o que fortalece a marca e nos permite atuar como "uma única Zurich".

Briefing | Em que consiste o conceito "For those who truly love"?

AL | A tag line "For those who truly love", ou "Para quem verdadeiramente ama o seu mundo", na versão portuguesa, é a materialização da missão da Zurich de colocar os clientes e as suas necessidades no centro da nossa atuação e da nossa estratégia.

Briefing | O que implica esta mudança?

AL | Em Portugal desenvolvemos um conjunto de ações de awareness e de formação dirigidas aos colaboradores e aos parceiros de negócio para divulgar e explicar a nova plataforma de comunicação, assim como a adaptação de todos os suportes de comunicação, marketing e publicidade, online e offline.

Briefing | Que investimento foi feito?

AL | Não comunicamos valores, mas o que podemos dizer é que os nossos investimentos são cuidadosamente planeados para gerar impacto. A nossa estratégia é sempre causar um impacto melhor e investir de uma forma contínua e consistente.

Briefing | E que retorno esperam vir a ter?

AL | O Return On Investment (ROI) é calculado através de um modelo econométrico, de KPI e de geração de leads. Até agora, os resultados das nossas campanhas são excelentes, com ROI e KPI a crescerem significativamente onde temos investido. Os KPI consistem numa opinião positiva da marca e consideração relativa à marca em mercados emergentes, para além de brand awareness.

Briefing | Qual a estratégia de marketing da Zurich para o mercado português?

AL | A estratégia de marketing assenta no reforço da nossa posição no mercado dos seguros individuais e famílias e em ações que visem o estabelecimento de relações estáveis e duradouras. Por outro lado, estamos a desenvolver ferramentas que promovam maior acessibilidade dos clientes em cada um dos pontos de contacto com a Zurich.

Briefing | Quais as principais diferenças comparativamente a outros mercados em que o grupo está presente?

AL | Sendo o modelo de negócio bastante diferente de mercado para mercado, designadamente no formato de distribuição que apresenta pesos distintos ao nível dos principais canais, as estratégias de B2B e B2C seguem especificidades próprias.

Briefing | Também o site da Zurich Portugal foi renovado. Foi um investimento comum a todos os mercados?

AL | O novo site da Zurich Portugal insere-se numa estratégia de alinhamento do grupo de ter uma imagem que seja distintiva e coerente em todos os mercados onde está presente. Os sites, embora semelhantes, podem ser personalizados, ou seja, cada país tem liberdade criativa para, dentro das regras de branding do grupo, adaptar o conteúdo e estrutura de acordo com as suas especificidades e necessidades, nomeadamente a segmentação de mercado e o perfil de clientes e parceiros de negócio.

Briefing | Consideram que, também na área dos seguros, a aposta no digital é cada vez mais importante? Porquê?

AL | Muitas vezes o primeiro contacto do cliente é através do site. Quer seja para procurar informação ou para usufruir de um serviço, as pessoas querem resolver os processos o mais rapidamente possível, de forma cómoda e com pouca burocracia. E as plataformas digitais são a ferramenta ideal para ajudar a simplificar processos tradicionalmente morosos. Com esta premissa repensámos a nossa abordagem mais tradicional e a reformulação do nosso site foi uma oportunidade para responder a estas questões. Se por um lado mudámos o tom de linguagem de modo a espelhar a relação de confiança e proximidade que temos com os nossos clientes, por outro, aprimorámos os serviços mais procurados. A Área de Apoio ao Cliente é a mais evidente: simplificámos e acelerámos o processo de participação de sinistros através da criação de novos formulários online e reorganizámos a informação de modo a ajudar as pessoas passo a passo em caso de acidente.

Briefing | Quais os objetivos de negócio da Zurich para o mercado nacional até ao final de 2016?

AL | A definição de objetivos está diretamente relacionada com o crescimento sustentado e rentável do negócio e iremos manter a nossa aposta na mediação profissional e na oferta diversificada de soluções de seguro segmentadas e flexíveis. Esta flexibilidade é um elemento importante para respondermos às necessidades específicas de cada pessoa, família ou empresa, quer do ponto de vista da sua perceção de risco e necessidade de proteção quer da sua disponibilidade financeira. As principais ações para 2016 incluem um conjunto de iniciativas de vendas e campanhas, de marketing e de melhoria dos nossos processos e ferramentas de negócio. Também incluem projetos ao nível da regularização de sinistros, da assistência e de formação das nossas equipas comerciais.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quarta-feira, 27 julho 2016 18:30

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing