Entrevistas

Como mostrar aos pais que “brincar também é aprender”? O Lidl sabe

Como mostrar aos pais que “brincar também é aprender”? O Lidl sabeUma campanha exclusiva para o mercado português, com criatividade interna e que pretende mostrar a miúdos e graúdos que "brincar também é aprender". Esta é a premissa da Lidl Shop, uma loja XXS com 40 itens colecionáveis. Uma ação que, para a diretora de Marketing da insígnia em Portugal, Filipa Appleton, se enquadra na estratégia de levar a #receitaperfeita da marca aos clientes e inspirar momentos em família ou entre amigos.

segunda-feira, 12 setembro 2016 12:21
Como mostrar aos pais que “brincar também é aprender”? O Lidl sabe

Briefing | Qual o conceito da nova campanha do Lidl?

Filipa Appleton | Esta campanha está assente no conceito de que "a brincar também se aprende". Através de miniaturas colecionáveis que são a réplica de produtos reais de referência que temos nas nossas lojas. Pretendemos reforçar a importância dos momentos de brincadeira em família enquanto fator de desenvolvimento das crianças. Assim, entre o dia 12 de setembro e 20 de novembro, por cada compra de 15 euros, os consumidores recebem uma das 40 miniaturas colecionáveis, entre as quais se encontram frutas e legumes, cereais e leite, massas, bolachas, ovos ou ainda papel higiénico e o famoso creme Cien, cópias fiéis de produtos lideres de mercado em ponto XXS que prometem fazer as delícias dos mais novos e dos seus pais. Para ainda mais horas de diversão com todos lá em casa, os mais pequenos vão poder abrir o seu próprio supermercado com os nove fantásticos acessórios que estarão disponíveis para venda nas lojas Lidl como a mini loja, onde se podem colocar os artigos colecionados, uma balança, um carrinho de compras, uma caixa registadora, o cesto, o camião e ainda dinheiro que no caso das notas podem ser utilizadas em brincadeiras divertidas na Kidzania. Um verdadeiro minimundo que vem divertir os mais novos, capacitando-os ainda para a realidade das escolhas responsáveis enquanto brincam aos supermercados.

Briefing | E em que difere de outras campanhas dirigidas aos momentos em família?

FA | Esta campanha surge depois do sucesso de campanhas como o Super Gang dos Frescos ou os Stickeez e traz naturalmente alguma inovação e novidade à nossa marca. Sob o mote "Brincar também é aprender" queremos sensibilizar os pais e educadores para a importância dos momentos de brincadeira em família, numa altura de regresso às aulas e à rotina, enquanto fator de desenvolvimento das crianças e enquanto forma de passar conhecimentos sobre o mundo real, estimulando-lhes a autoconfiança, a autonomia e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Para este efeito, a campanha assentou nas bases de estudo do Prof. Dr. Eduardo Sá que explica que "brincar potencia o desenvolvimento infantil, já que assim a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, acima de tudo, aprende a ser, estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento" e que diz-nos ainda que "a participação e coordenação dos pais nas brincadeiras são importantes para fazer ligação com o mundo real, tornando estes momentos mais especiais para a criança e ajudando os pais a participar mais ativamente no desenvolvimento dos filhos".

Briefing | Qual a estratégia de marketing do Lidl em Portugal?

FA | A nossa estratégia de marketing assenta no conceito #Receitaperfeita. Esta pretende elevar a qualidade dos produtos Lidl, destacando os mais populares e o melhor de cada época, com ofertas adequadas às famílias portuguesas, sempre com a melhor relação qualidade-preço em qualquer altura do ano, reforçando o posicionamento e assinatura da marca "Mais para Si." Procuramos constantemente levar a presença da #receitaperfeita aos nossos clientes, inspirando-os a serem mais felizes e a celebrarem os pequenos e grandes momentos da vida sem esquecer que basta adicionar doses certas de inspiração e alegria, em família ou com amigos, aos ingredientes de qualidade que a marca oferece.

Briefing | E que lugar ocupa a publicidade nessa estratégia?

FA | A publicidade ocupa um lugar importante para fazer chegar as nossas mensagens aos consumidores e convertê-los em clientes.

Briefing | Que investimento foi feito na nova campanha?

FA | Não é política do Lidl revelar valores de investimento em campanhas de marketing.

Briefing |E que retorno esperam vir a ter?

FA | Naturalmente que ao ser uma campanha de fidelização está previsto algum retorno ao nível da faturação, no entanto o retorno mais importante é o retorno pessoal e humano da campanha. Faz parte do nosso ADN estar presente e próximo das comunidades. Esta é mais uma das muitas oportunidades que vamos tendo ao longo do ano para tocar os nossos clientes e partilhar com eles valores e dicas para uma vida mais feliz no seio familiar. É a nossa forma de partilhar a #receitaperfeita para bons momentos em família.

Briefing | Em que meios estará veiculada a campanha?

FA | Esta é uma campanha multimeios que estará presente em TV, rádio, online e loja. Foi uma campanha que nos deu muito prazer desenvolver e que conta com filhos de colaboradores Lidl como protagonistas. Foi feito um casting interno a mais de 70 crianças, todos eles filhos de colaboradores e todos eles são protagonistas na campanha.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing