Entrevistas

Weventual cresce 50% no volume de vendas. Sónia explica como

Weventual cresce 50% no volume de vendas. Sónia explica comoCom o negócio em crescimento, o Weventual, serviço online que permite a gestão de inscrições e pagamentos em eventos, abriu portas a participantes estrangeiros ao estar disponível em várias línguas. A aposta em novas funcionalidades para um serviço mais completo é o caminho para o aumento de clientes e de vendas, segundo Sónia Coelho, Product Manager da marca.

sexta, 09 dezembro 2016 12:58
Weventual cresce 50% no volume de vendas. Sónia explica como

Briefing | Além da angariação de novos clientes e consolidação de parcerias, o que levou ao aumento das vendas do Weventual?

Sónia Coelho | O ano de 2016 foi um ano de consolidação da posição do Weventual no mercado de gestão de inscrições e pagamentos online. Esta consolidação justifica-se não só pelo aumento de clientes e parcerias, mas também pela maior adesão dos participantes finais à inscrição online, em detrimento da inscrição presencial ou por e-mail, que fez aumentar o número de inscritos por evento.

Briefing | Qual a estratégia adotada pela empresa para aumentar o número de clientes? E de inscrições?

SC | Temos apostado no acompanhamento contínuo da evolução das necessidades dos nossos clientes e dos mercados onde operam, incorporando novas funcionalidades no Weventual. O nosso objetivo é fornecer um serviço mais completo aos participantes de um evento, algo que se reflete no aumento de inscrições vendidas através do Weventual. Comercialmente, fazemos um esforço significativo para identificar potenciais clientes e parceiros, assim como novos mercados onde acreditamos que o nosso serviço possa ser uma mais-valia.

Briefing | Porquê a aposta do Weventual em novos mercados desportivos? Está a empresa a focar-se nesse mercado?

SC | O Weventual faz parte do grupo Opensoft, que tinha muita experiência na criação de formulários, recolha e processamento de informação, assim como na validação automática de pagamentos. No final de 2011, percebemos que os eventos desportivos estavam a ter um crescimento muito significativo em Portugal, e que poderíamos aproveitar as nossas competências tecnológicas, para gerir inscrições e pagamentos para esse tipo de eventos. Nos primeiros anos apostámos sobretudo em eventos desportivos um segmento com elevado volume de inscrições por evento, que nos permitiria dar a conhecer o serviço a um elevado número de pessoas. No entanto, no último ano, apostámos no alargamento do nosso âmbito de atuação a novos mercados.

Briefing | Que novos mercados estão a explorar e a considerar como clientes?

SC | Qualquer iniciativa que tenha uma inscrição e pagamento é um potencial cliente para o Weventual. Neste momento, estamos a olhar para organizadores de conferências, workshops, ações de formação, campos de férias, entre outros.

Briefing | Conseguiu a empresa consolidar a sua posição em outras áreas como formações, workshops ou pagamentos de quotas?

SC | Sim, a nossa abordagem aos eventos não desportivos, como workshops tem sido bem sucedida. Existem também organizações que estão a utilizar o Weventual para regularização de quotas de sócios. Ao longo deste último ano, temos conseguido angariar novos clientes nestas áreas e estabelecer algumas parcerias de renome, como por exemplo com o INATEL.

Briefing | Quais foram os principais mercados clientes do Weventual?

SC | Eventos desportivos de várias modalidades, conferências, workshops, campos de férias foram os principais mercados do Weventual durante este ano de 2016.

Briefing | Do ponto de vista do marketing, quais as ferramentas privilegiadas?

SC | A divulgação do serviço e dos eventos realizados através do Weventual tem-se feito essencialmente através das redes sociais. Temos igualmente por hábito enviar mailings de novidades e de conteúdos informativos do nosso serviço, de acordo com o interesse da nossa base de contactos. Quando se justifica, fazemos alguma publicidade em imprensa especializada e participamos em eventos relevantes nos setores de atividade em que atuamos, para reforçar a nossa identidade no mercado.

Briefing | De que forma se diferencia o Weventual no mercado de gestão online de eventos?

SC | Acreditamos que o serviço Weventual se diferencia em três fatores: Em primeiro lugar, por oferecermos o serviço completo de forma gratuita, se o evento for gratuito. Para este tipo de eventos, permitimos ao organizador e seus participantes beneficiarem de todas as funcionalidades que o Weventual dispõe sem qualquer custo. Em segundo lugar, a qualidade do nosso serviço. Queremos que os nossos clientes sejam totalmente autónomos na configuração e gestão do seu evento. Com um backoffice muito intuitivo, podem a qualquer momento editar o evento, consultar a evolução das receitas e inscrições, ou exportar a informação para Excel, sem qualquer intervenção da nossa parte. Outro fator diferenciador é o nosso suporte personalizado, quer ao nosso cliente, quer ao participante final. Temos um serviço de suporte personalizado, que apoia os nossos clientes ao longo da configuração dos seus eventos, na otimização dos formulários de inscrição e esclarecemos todas as questões que venham a ter sobre a gestão do mesmo. Quanto ao participante final, damos todo o suporte às dúvidas que possam surgir durante o processo de inscrição.

Briefing | Que tipo de funções pretendem acrescentar?

SC | Estamos continuamente a apostar no desenvolvimento de novas funcionalidades ou na melhoria das funcionalidades já existentes. Já este ano, o Weventual passou a estar disponível em várias línguas (para permitir inscrições de participantes estrangeiros) e foi ainda disponibilizada uma opção de inscrições de equipas através de excel, que facilita bastante a vida a equipas com muitos participantes. Ainda antes do final do ano iremos disponibilizar uma nova versão com novidades no serviço de inscrição.

Briefing | De que forma pretende a empresa consolidar a sua posição no mercado de gestão online de eventos?

SC | Pretendemos continuar a disponibilizar novas funcionalidades e continuar o trabalho de proximidade com os nossos clientes, pois são eles que nos motivam a melhorar o Weventual.

Briefing | Qual a ambição para o final do ano em termos de vendas?

SC | Desde o seu lançamento, o Weventual tem registado sempre crescimento, quer em termos de volume de faturação, como também ao nível do número de clientes. Os resultados de 2016 são muito animadores: no primeiro semestre registámos um crescimento de 50% do volume de vendas face a igual período de 2015 e um crescimento superior a 25% do número de inscrições. Neste momento, já estamos muito perto de alcançar 1 milhão de volume de transações, que era outra das metas que tínhamos para este ano.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing