Entrevistas

A estratégia do Gabriel? Formar profissionais exigidos pelo mercado

A estratégia do Gabriel? Formar profissionais exigidos pelo mercadoInteragir de perto com atuais e futuros profissionais e reforçar a oferta formativa com novas pós-graduações, cursos e academias, considerando as necessidades do mercado. Este é o objetivo do Centro de Formação Flag que, segundo o diretor geral, Gabriel Augusto, se diferencia pela aposta numa oferta e metodologia de ensino com "forte componente prática e o contacto com empresas".

sexta-feira, 24 março 2017 12:24
A estratégia do Gabriel? Formar profissionais exigidos pelo mercado

Briefing | Sobre que matérias incidem as novas pós-graduações lançadas para 2017?

Gabriel Augusto | Em 2017 foram lançadas três novas pós-graduações. As áreas do E-commerce, Comunicação Digital e Multimédia foram as temáticas abordadas. As Pós-Graduações e o Fast-Track MBA em Marketing, Estratégia e Criatividade foram algumas das nossas apostas, com o intuito de dar respostas às crescentes necessidades do mercado em áreas que necessitam de profissionalização.

Briefing | O que justifica a escolha dessas temáticas?

GA | Antes do lançamento de novas pós-graduações, cursos ou academias, existem auscultações para perceber quais as necessidades reais do mercado. Procuramos manter um contacto permanente com as empresas que atuam em diversos mercados e perceber quais as áreas que necessitam de uma maior profissionalização dos recursos humanos. Assim, a escolha destas temáticas pretende dar resposta às necessidades sentidas pelo mercado atual e, também, pelas tendências que se preveem para os próximos anos.

Briefing | Em que medida refletem as tendências do mercado?

GA | No caso do E-commerce, não é novidade que o mesmo está a revolucionar o negócio do retalho a nível mundial e que isso interfere com inúmeros intervenientes: desde a produção, à logística e transportes, passando pelo serviço ao cliente, gestão do negócio até às vendas nas lojas físicas. Com esta pós-graduação pretendemos que os participantes compreendam as várias áreas que contribuem para um negócio de e-commerce de sucesso; e que sejam capazes de aplicar à realidade das suas funções ou negócios, os conhecimentos adquiridos em cada módulo.

As Pós-Graduações em Comunicação Digital e Multimédia surgem pela necessidade de transmitir conhecimentos essencialmente experimentais destas duas áreas, que continuam também em grande crescimento se olharmos para o panorama do mercado de trabalho.

No caso do Fast-Track MBA em Marketing, Estratégia e Criatividade, falamos de uma formação que marca essencialmente por um corpo docente de excelência, ou não se tratassem de profissionais com cargos de topo em empresas como a EDP, a Sumol+Compal, e a SEAT, por exemplo, e ainda profissionais de agências reconhecidas como a Ogilvy, a Havas Media, a comOn e a 004. Estes docentes transmitem uma realidade muito clara do atual mercado de trabalho, transferindo a sua vasta experiência profissional para a sala de aula.

Briefing | De que modo contribuem para diferenciar a oferta formativa da FLAG?

GA | Na FLAG temos disponíveis cursos de longa, média e curta duração, pós-graduações e MBA. Acreditamos que estas três novas Pós-Graduações e o Fast-Track MBA, em áreas tão prementes, contribuirão para reforçar a oferta formativa da FLAG. Para além disso, a forte componente prática e o contacto com empresas, diferencia também a nossa oferta e metodologia de ensino.

Briefing | Em 2017, a FLAG lança também uma nova academia. Com que objetivos?

GA | Vamos lançar em breve uma Academia totalmente dedicada à criatividade publicitária. Uma vez mais, o lançamento desta Academia prende-se com as necessidades que detetamos no mercado e a crescente necessidade de preparação por parte de profissionais que pretendam entrar neste mercado de trabalho, mas que ainda não tenham contacto com esta realidade profissional, nomeadamente, a de agências e produtoras.

Será o primeiro curso em Portugal que mistura as bases da criação publicitária, com cadeiras práticas onde se desenvolvem trabalhos para briefings de grandes clientes reais, sendo complementados ainda com aulas teóricas sobre todas as vertentes do mundo publicitário. O principal objetivo na apresentação destes briefings é que os participantes da formação possam experienciar o dia-a-dia desta atividade profissional e os seus paradigmas, ainda antes de integrarem o mercado de trabalho. O contacto direto com o mundo real será também feito através de visitas de estudo a uma agência de publicidade e produtora da área.

O melhor aluno do curso será ainda presenteado com um prémio de 2800 euros em formação complementar em qualquer escola do Grupo Rumos, bem como um estágio remunerado de seis meses em agência.

Briefing | Quanto aos webcasts gratuitos, o que levou à opção por este formato?

GA | Este tipo de formato permite abordar conteúdos de forma simples junto de formandos atuais e potenciais, que demonstrem interesse pelas nossas áreas de formação. Os webcasts, normalmente lecionados pelos nossos formadores habituais, permitem aos utilizadores aceder a conhecimento sobre as mais variadas ferramentas e competências, a partir de qualquer local, com acesso a internet e sem custos.

Briefing | Como se integra a aposta na oferta formativa na estratégia de marketing da FLAG?

GA | Por um lado, o formato dos Webcasts permite o acesso livre a conteúdos úteis para o dia-a-dia de todos os profissionais que pretendam exercer numa das três áreas que lecionamos: Design, Criatividade e Comunicação. Por outro lado, como já foi referido, permite também apresentar a FLAG, conteúdos lecionados e alguns dos formadores, a potenciais interessados. Além disso, este modelo tem a vantagem de podermos abordar várias ferramentas ou temáticas em tendência no momento, de forma mais imediata, chegando com conteúdo mais relevante ao nosso público.

Briefing | De que modo é que o patrocínio de eventos se enquadra nessa mesma estratégia? Que mais-valia traz à escola?

GA | O patrocínio a eventos permite-nos estar perto da realidade do mercado e promover o conhecimento nas áreas em que estamos presentes. Temos oportunidade de interagir de perto com atuais e futuros profissionais das áreas nas quais operamos a nossa formação, e ao mesmo tempo, podemos apresentar as potencialidades da FLAG enquanto entidade de formação.

Briefing | O que está previsto, neste domínio, para 2017?

GA | Para 2017 estão previstos diversos patrocínios por parte da FLAG. Marcámos presença já em alguns eventos como o Unlimited Future, e ainda durante o corrente ano estaremos em eventos de relevo como Young Lions, ClickSummit, Marketing Marathon, Tourism Challenges, Lisbon International Advertising Festival, Prémios Lusófonos, Comic Con, entre outros.

Dada a proximidade da competição, é de salientar a nossa participação nos Young Lions. Este ano, a FLAG será a responsável pelo briefing da categoria de PR, analisando as propostas apresentadas na categoria referida – como é já habitual desde 2013 – elegendo assim o grande vencedor nacional que representará Portugal no Young Lions 2016 em Cannes, que irá competir com os melhores e mais jovens criativos do mundo inteiro.

mEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing