Entrevistas

Como Sumol Granizado passou de "missão impossível" a realidade

Sumol GranizadoNum país virado para o sol e onde o calor, por vezes, não dá tréguas, a Sumol decidiu inaugurar uma nova categoria de bebidas: o granizado. Foram quatro anos de investigação para criar o Sumol Granizado e "trazer experiências organoléticas aos consumidores", diz Paula Ribeiro, strategic marketing manager de inovação conceptual.

quinta-feira, 14 setembro 2017 12:43
Como Sumol Granizado passou de "missão impossível" a realidade

Briefing | O que levou à criação do Sumol Granizado? Qual o objetivo?

Paula Ribeiro | Num país com tanto sol e calor como Portugal pareceu-nos que beber um granizado poderia ser algo que os consumidores valorizariam. No entanto, o mercado de granizados em Portugal não tem sido muito dinamizado e vimos nisso uma oportunidade. Sabendo que Sumol é uma referência nacional nas bebidas refrescantes, fazia sentido desenvolver e apostar em Sumol Granizado. E por isso é com muito orgulho que afirmamos que fomos a primeira empresa do mundo a lançar no mercado um granizado de fruta engarrafado, levemente gaseificado e sem adição de gelo. Este lançamento reforça a inovação constante que existe na marca Sumol, não apenas no lançamento de novos sabores, mas no lançamento de novas categorias, surpreendendo os consumidores. Sumol Granizado surge integrado nessa estratégia com o objetivo de trazer novas experiencias organoléticas aos consumidores. Basicamente queremos trazer novidade ao mercado de granizados, contribuindo para a imagem e o posicionamento da marca Sumol.

Briefing | Como é que este novo produto se inscreve no portefólio da Sumol?

PR | Sumol tem duas gamas de produto muito fortes, Sumol e Sumol Remix, ambas com texturas muito líquidas. Sumol Granizado inaugura uma nova família de produtos no portefólio da marca, com uma textura diferente e que permite à marca ser considerada noutros momentos de consumo, concorrendo com outras categorias, como os gelados, por exemplo.

Briefing | Quem é o público alvo para o Sumol Granizado?

PR | O target deste produto é o mesmo de Sumol, ou seja, jovens que querem desfrutar a vida, estar com os amigos e aproveitar os momentos da melhor forma.

Briefing | Qual a estratégia para esse mercado?

PR | A estratégia é simples: trazer novidade e credibilizar a nossa proposta no mercado. Só dessa forma vamos conseguir trazer novos consumidores para a marca. Uma vez que a distribuição atual de granizados é muito baixa, o que limita o volume de vendas global, queremos tornar o produto mais disponível para os consumidores, aumentando a nossa distribuição no mercado.

Briefing | O que destaca esta bebida dos outros sumos?

PR | Sumol Granizado, destaca-se em vários aspetos até porque é uma experiência que começa antes de bebermos o produto. Há um ritual a respeitar para desfrutar da bebida: abrir, voltar a fechar, agitar levemente. Nessa altura está pronto a beber.

Mas a grande diferença está na textura, uma vez que Sumol Granizado tira partido de uma tecnologia exclusiva da S+C, para tornar a bebida leve e fofa como a neve e ultrafresca, sem ser adicionado gelo.

Briefing | Preveem alguma campanha no âmbito deste produto?

PR | Nesta fase, estamos a fazer uma abordagem muito controlada ao mercado de forma a otimizarmos o marketing mix e por isso a nova bebida estará à venda em exclusivo em apenas 30 locais selecionados. Neste contexto, por enquanto, não faz sentido desenvolver uma campanha de comunicação ATL.

Briefing | A publicidade em pontos de venda é suficiente? Qual o objetivo?

PR | Nesta fase, estamos a testar alguns aspetos nos pontos de venda e a avaliar a adesão desses mesmos pontos de venda a este novo conceito. É esse o nosso principal objetivo este ano. No futuro, iremos avaliar outros suportes de comunicação, mas neste momento é prematuro fazê-lo, e por isso estaremos com materiais de visibilidade nos pontos de venda selecionados.

Briefing | De que forma vão utilizar as redes sociais para promover o novo granizado Sumol?

PR | No evento de lançamento de Sumol Granizado, convidámos alguns dos nossos influenciadores digitais a estarem presentes e a experimentarem esta inovação Sumol, experiência que incentivou de imediato a partilhas nas suas redes sociais. Relativamente às redes sociais da marca, iremos fazer algumas comunicações, mas não haverá um forte investimento associado, uma vez que ainda estamos numa fase de teste do conceito e não querermos criar uma expectativa de grande distribuição, dado que o produto está apenas em 30 pontos de venda selecionados.

Briefing | De que modo este novo produto se inscreve na estratégia de crescimento da marca?

PR | A inovação é o motor de crescimento da marca. Alargámos o portefólio com novos sabores, Sumol Maracujá e Sumol Maçã. Criámos uma gama sem açúcar adicionado, só com o açúcar proveniente da fruta e, por isso, de baixas calorias, Sumol Remix, que responde às preocupações atuais de um conjunto alargado de consumidores. E agora lançamos esta nova gama, Sumol Granizado, que trabalha o eixo de "refrescância" de forma muito vincada e alarga o universo competitivo da marca. Trazer novas texturas e experiências aos consumidores é um dos eixos estratégicos para o crescimento da marca Sumol.

Briefing | E no posicionamento da empresa?

PR | Este lançamento reflete a estratégia da Sumol+Compal em capitalizar toda a experiência de bebidas de fruta, com a preocupação de inovar correspondendo às expectativas de todos os consumidores. E, sobretudo, numa aposta muito forte no desenvolvimento de conceitos realmente surpreendentes e não apenas novos sabores. Este projeto resulta de um trabalho de investigação que se iniciou há cerca de 4 anos com uma pergunta: "e se conseguíssemos granizar o nosso Sumol dentro de uma garrafa?" O desafio era enorme: ninguém conhecia a tecnologia que permitisse fazer isto numa escala industrial. E como é da nossa natureza: fomos atrás do sonho. Uma equipa multidisciplinar dedicou-se ao projeto e construiu os pilares para suportar esta inovação. E aquilo que, à partida, parecia uma missão impossível, tornou-se uma realidade este verão.

Briefing | Como é que se manifesta a inovação numa marca com mais de 60 anos?

PR | Não é fácil. Temos de nos desafiar todos os dias. E sabemos que o desafio em bebidas refrescantes é ainda maior do que noutros segmentos. Mas temos conseguido reinventar a marca e desenvolver produtos adaptados à realidade atual e às preocupações dos nossos consumidores. Surpreender os nossos consumidores vai ser sempre o nosso driver.

Briefing | Qual a importância da inovação para a Sumol?

PR | Como qualquer marca que quer fazer parte da vida dos jovens, a inovação é crucial. A inovação representou no ano passado, 65% do crescimento da marca. Vamos continuar a inovar porque acreditamos que é isso que vai manter a marca no top of mind do nosso target e nos vai assegurar o crescimento no futuro.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

quinta-feira, 14 setembro 2017 15:11

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing