Entrevistas

A DeBORLA vai apostar no digital. Palavra de Sofia

A estratégia digital vai estar no foco da DeBORLA no próximo ano, concretizada nas redes sociais e em melhorias no website. Uma “clara aposta no digital” esteve também na base da campanha de Natal deste ano, com um filme específico para o canal e um reforço de 50 mil euros de investimento. Quem o afirma é a responsável de Marketing, Sofia Meira, que garante que o compromisso, esse, é o mesmo de sempre: oferecer “O Melhor Natal de Sempre”.

quarta-feira, 13 dezembro 2017 12:53
A DeBORLA vai apostar no digital. Palavra de Sofia

 

Briefing | O que motivou o aumento do investimento da DeBorla na campanha de Natal deste ano?

Sofia Meira | Em Portugal, podemos afirmar que a DeBORLA é uma marca de referência em decoração e artigos de Natal. As nossas 31 lojas representam mais de 9500m2 de pura magia de Natal. A aposta em variedade e exclusividade de produtos, assim como na relação qualidade preço são características diferenciadoras da marca e que se tornam mais evidentes nesta época.

O reconhecimento e a satisfação dos nossos clientes têm vindo a promover um crescimento consistente e sustentável nas vendas nesta época do ano. Sendo este um projeto vencedor, decidimos reforçar o investimento feito nesta campanha, com resultados já à vista em termos de tráfego nas lojas e nas plataformas digitais.

O conceito da campanha mantém-se o do ano passado? O que diferencia a campanha deste ano?

O nosso compromisso para com o cliente é sempre oferecer “O Melhor Natal de Sempre”. Naturalmente, todos os anos oferecemos aos nossos clientes diferentes temas, com propostas de valor atualizadas, em linha com as últimas tendências e preferências do consumidor português.

A exclusividade das nossas coleções é um elemento relevante na perceção do consumidor e isso permite-nos introduzir inovação nos temas que apresentamos e também criar conceitos próprios. Temos o exemplo da “Nana”, uma boneca que personifica o Natal e que vai já na 3º edição. É um elemento que já é de certa forma ‘familiar’ aos nossos clientes. Todos os anos se veste com uma nova roupagem, apresenta um sorriso diferente e conta uma história. Está presente na coleção family and friends.

O investimento justiça-se pelo peso do Natal na faturação da marca?

O Natal representa um peso importante na faturação da DeBORLA, no entanto, outras épocas do ano são também representativas em termos de picos de volume de negócio. No verão, destaca-se a performance em vendas da coleção de ar livre, nomeadamente com a marca exclusiva Hespéride.

Como é distribuído o investimento no marketing? Quais são as prioridades?

Grande parte do investimento no marketing está alocado aos meios convencionais, nomeadamente suportes de comunicação como outdoors ou catálogos, rádio. No entanto, temos testemunhado o crescimento dos meios digitais e a entender a sua relevância e engagement do consumidor.

Para esta campanha de Natal, a DeBORLA fez uma clara aposta no digital. Realizamos um filme específico para redes sociais e de investimento em plataformas digitais – “O Desejo do João”. Este filme está a despertar uma onda de nostalgia, levando o consumidor numa viagem à sua infância, promovendo a magia de natal.

Do ponto de vista do marketing, qual o posicionamento da marca?

A Deborla é uma marca de Home&Living. Tem como proposta de valor tornar ainda melhor e mais atual o lifestyle das casas dos portugueses, com uma aposta no design e no preço competitivo: a melhor relação qualidade preço.

 

Qual a estratégia de diferenciação da DeBorla?

Apesar de haver vários retalhistas na área de Home&Living, a Deborla diferencia-se por, num único espaço, apresenta uma estratégia assente na melhor relação qualidade preço, com uma grande variedade de produtos para a casa, desde decoração, têxtil, cozinha, arrumação, casa de banho e decoração para exterior.

Qual o uso que faz do digital e das redes sociais?

O nosso desempenho no digital reflete a proximidade e engagement que criamos com o nosso cliente. Temos vindo a registar continuamente taxas de elevado crescimento e, atualmente, as redes sociais contam com mais 500 mil seguidores, com taxas de interatividade elevadas em comparação neste setor.

A interação com o nosso cliente é feita diariamente e contamos com uma equipa dedicada ao cliente, nomeadamente ao cliente digital.

Temos um bom feedback por parte dos nossos seguidores sempre que são lançadas novidades ou desafios nas plataformas digitais.

Atualmente, desenvolvemos catálogos específicos para online, com maior variedade de produtos, de modo a divulgar as nossas coleções em loja, que estão em constante rotatividade.

Que ações de comunicação estão previstas para o próximo ano?

No próximo ano a estratégia digital será, seguramente, foco da nossa atenção. Não apenas nas redes sociais, mas também na aposta em melhorias para o nosso website.

Quais as perspetivas de negócio no mercado português para 2018?

Estamos confiantes num crescimento sólido para o próximo ano, já que a nossa estratégia está consolidada – variedade e relação qualidade preço –, reforçada pelo crescimento e notoriedade da marca nos canais digitais, que irá atrair novos públicos, mais jovens e informados.

Consideramos fundamental entregar ao cliente a melhor experiência de compra, por isso a DeBORLA  tem vindo a investir na renovação de lojas, na forma como apresenta os seus produtos e na criação de ambientes. Por estas razões, a estratégia para o ano 2018 assenta fortemente na continuidade na renovação das nossas lojas atuais e aberturas de novas lojas no âmbito do projeto de expansão da DeBORLA.

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quarta-feira, 03 janeiro 2018 15:48

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