Briefing| Em que consistiu o briefing para a agência criativa da campanha institucional para 2019?
Filipa Appleton | O objetivo da campanha é comunicar a particularidade que os produtos Lidl têm e a forma como os nossos consumidores os vão descobrindo e alargando essa mesma escolha à restante oferta.
De uma forma familiar, divertida e abrangente procurámos sustentar alguns dos eixos de identidade do Lidl, que nos destacam junto dos consumidores, e que aportam valor às suas compras diárias: as marcas exclusivas Lidl que não se encontram em nenhum outro supermercado com exceção do nosso e os produtos não alimentares, que todas a semanas surpreendem com artigos inovadores, de grande qualidade ao melhor preço.
O que marca a diferença face às campanhas anteriores?
A campanha “Todos os dias há produtos para descobrir no Lidl” dá continuidade à campanha “Uma Razão”, que nos guiou durante o ano 2018, com base no pressuposto de que há sempre uma razão para se começar a comprar no Lidl, um produto que inicia a descoberta do restante sortido Lidl.
Em 2019, continuamos a aprofundar a nossa estreita relação com os clientes promovendo o nosso sortido com base no orgulho que quem compra no Lidl tem em descobrir connosco os melhores artigos - e em posteriormente partilhar com os mais próximos as novidades, como descobertas próprias.
Inspirámo-nos no facto de os clientes que frequentam o Lidl acabarem sempre por descobrir outros produtos icónicos, porque no Lidl há sempre um extra que mais ninguém tem. O facto de termos, além do nosso sortido fixo, uma oferta variável muito completa e diversificada, faz com que “Todos os dias existam produtos para descobrir no Lidl” – uma semana temática com produtos que só estão disponíveis naquela altura, um creme que não sabíamos que existia e tantas outras coisas que descobrimos em cada ida às compras.
Que outras ações de comunicação estão previstas para 2019?
Esta é a nossa campanha de arranque do ano, com vários filmes associados tendo em conta os nossos produtos e as descobertas mais icónicas. É uma campanha multimeios que será declinada nas nossas plataformas próprias, nomeadamente o site, a newsletter e as redes sociais.
Que ferramentas privilegia o Lidl na sua comunicação?
Comunicamos de forma integrada e unificada, através dos nossos canais próprios: loja, folheto, revista Mais, newsletter website e, também, através de campanhas de TV, rádio, iniciativas de relações públicas e redes sociais.
Como se divide o orçamento entre os meios?
O objetivo do Lidl é chegar de forma certeira aos seus consumidores, pelo que dividimos o orçamento de acordo com o alcance de cada uma das ferramentas que temos à nossa disposição, com este objetivo em mente.
Neste caso específico, a campanha estará presente em televisão, rádio, digital e outdoors, mas sendo a campanha do ano será declinada em várias ações ao longo do ano.
Qual a estratégia em termos de comunicação no mobile? E no digital?
Temos uma presença forte nestas plataformas. É aqui que estão muitos dos nossos consumidores, e todas as ações de comunicação têm em consideração a forma de consumo de informação e de interação com as marcas nestes meios, adequando-se à experiência do utilizador.
Quais as perspetivas de negócio no mercado português para este ano?
Queremos continuar a crescer de forma consolidada e garantir a máxima qualidade ao melhor preço a que já habituámos os consumidores, mantendo os nossos pontos de diferenciação com que surpreendemos e marcamos a diferença
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