Entrevistas

O Lidl está forte no digital. Palavra de Filipa

Os consumidores estão cada vez mais presentes no mobile e no digital e o Lidl responde com uma presença forte nestas plataformas. A garantia é dada pela diretora de Marketing, Filipa Appleton. Exemplo desta adequação, diz, é a nova campanha da marca para 2019, que será declinada em várias ações ao longo do ano. Seja pão, vinhos, sopas, iogurtes, frutos secos ou ferramentas, “todos os dias há produtos para descobrir no Lidl”.

quarta, 16 janeiro 2019 12:33
O Lidl está forte no digital. Palavra de Filipa

 

Briefing| Em que consistiu o briefing para a agência criativa da campanha institucional para 2019?

Filipa Appleton | O objetivo da campanha é comunicar a particularidade que os produtos Lidl têm e a forma como os nossos consumidores os vão descobrindo e alargando essa mesma escolha à restante oferta.

De uma forma familiar, divertida e abrangente procurámos sustentar alguns dos eixos de identidade do Lidl, que nos destacam junto dos consumidores, e que aportam valor às suas compras diárias: as marcas exclusivas Lidl que não se encontram em nenhum outro supermercado com exceção do nosso e os produtos não alimentares, que todas a semanas surpreendem com artigos inovadores, de grande qualidade ao melhor preço.

O que marca a diferença face às campanhas anteriores?

A campanha “Todos os dias há produtos para descobrir no Lidl” dá continuidade à campanha “Uma Razão”, que nos guiou durante o ano 2018, com base no pressuposto de que há sempre uma razão para se começar a comprar no Lidl, um produto que inicia a descoberta do restante sortido Lidl.

Em 2019, continuamos a aprofundar a nossa estreita relação com os clientes promovendo o nosso sortido com base no orgulho que quem compra no Lidl tem em descobrir connosco os melhores artigos - e em posteriormente partilhar com os mais próximos as novidades, como descobertas próprias.

Inspirámo-nos no facto de os clientes que frequentam o Lidl acabarem sempre por descobrir outros produtos icónicos, porque no Lidl há sempre um extra que mais ninguém tem. O facto de termos, além do nosso sortido fixo, uma oferta variável muito completa e diversificada, faz com que “Todos os dias existam produtos para descobrir no Lidl” – uma semana temática com produtos que só estão disponíveis naquela altura, um creme que não sabíamos que existia e tantas outras coisas que descobrimos em cada ida às compras.

Que outras ações de comunicação estão previstas para 2019?

Esta é a nossa campanha de arranque do ano, com vários filmes associados tendo em conta os nossos produtos e as descobertas mais icónicas. É uma campanha multimeios que será declinada nas nossas plataformas próprias, nomeadamente o site, a newsletter e as redes sociais.

Que ferramentas privilegia o Lidl na sua comunicação?

Comunicamos de forma integrada e unificada, através dos nossos canais próprios: loja, folheto, revista Mais, newsletter website e, também, através de campanhas de TV, rádio, iniciativas de relações públicas e redes sociais.

Como se divide o orçamento entre os meios?

O objetivo do Lidl é chegar de forma certeira aos seus consumidores, pelo que dividimos o orçamento de acordo com o alcance de cada uma das ferramentas que temos à nossa disposição, com este objetivo em mente.

Neste caso específico, a campanha estará presente em televisão, rádio, digital e outdoors, mas sendo a campanha do ano será declinada em várias ações ao longo do ano.

Qual a estratégia em termos de comunicação no mobile? E no digital?

Temos uma presença forte nestas plataformas. É aqui que estão muitos dos nossos consumidores, e todas as ações de comunicação têm em consideração a forma de consumo de informação e de interação com as marcas nestes meios, adequando-se à experiência do utilizador.

Quais as perspetivas de negócio no mercado português para este ano?

Queremos continuar a crescer de forma consolidada e garantir a máxima qualidade ao melhor preço a que já habituámos os consumidores, mantendo os nossos pontos de diferenciação com que surpreendemos e marcamos a diferença

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quarta, 16 janeiro 2019 12:52

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