Entrevistas

As fatias fazem a Limiano crescer. Palavra de Liliana

São mais de cinco mil e quinhentas toneladas vendidas em 2019 que tornam a Limiano “a marca de queijo mais consumida em Portugal”. A garantia é da Senior Brand Manager, Liliana Parreira, que aponta as fatias como um dos principais motores de crescimento e cuja campanha é uma das prioridades de comunicação da marca para 2020. Para este ano, está também previsto o lançamento de um novo produto, num novo segmento, embora não revele qual.

terça-feira, 10 março 2020 12:33
As fatias fazem a Limiano crescer. Palavra de Liliana

 Briefing | A Limiano lançou em fevereiro a campanha publicitária “Somos Fatias da mesma Bola”. Com que objetivos?

Liliana Parreira | O lançamento da nova campanha “Somos Fatias da mesma Bola” tem como propósito comunicar a missão da marca – promover momentos de união em família. Com a nova campanha pretendemos aproximar a marca dos portugueses, através de uma comunicação próxima da realidade das famílias e assente nos valores que a marca defende. Sabemos que as famílias nem sempre estão em sintonia, que nem todos gostam das mesmas coisas, e que a falta de tempo é uma realidade muito presente, o que por vezes traz tensões e desafios no dia a dia. Ainda assim, sabemos também que há sempre algo que nos mantém unidos, um elo emocional forte, que se sente e não precisa de explicações e que nos torna família…ou “fatias da mesma bola”. Com esta nova comunicação, a marca quer inspirar à criação de bons momentos de união e partilha, porque a família também se alimenta de gestos diários de carinho e amor.

Que balanço faz a Limiano de 2019? Foi um bom ano para a marca?

Limiano é uma marca que atravessa gerações, que soube evoluir e que tem vindo a crescer e a desenvolver uma relação de confiança e proximidade com as famílias portuguesas, há 60 anos. 2019 não foi exceção. A marca mantém-se em progresso e fechou 2019 com um crescimento de +4% em relação ao ano anterior, em termos de volume o que representa + de 5.500 toneladas de queijo Limiano vendidas durante o ano de 2019.

Um dos principais motores de crescimento continuam a ser as Fatias Limiano, bem conhecidas dos portugueses por ser um produto único no mercado, as únicas cortadas diretamente da tradicional Bola de Flamengo Limiano, tão apreciadas pelas famílias portuguesas, pela sua textura amanteigada e sabor suave, que continuam a apresentar um crescimento destacado (+5% em valor versus ano anterior) e que em 2019 voltaram a reforçar a sua liderança chegando a uma quota de mercado em valor muito próximo dos 30% (Fonte: Nielsen, H+S, dados de fecho de 2019).

Relativamente às restantes categorias também tivemos resultados muito interessantes. O ícone da marca, a Bola Limiano, mantém a sua liderança destacada (31% de quota de mercado em valor) e a marca continua a recrutar consumidores no mais recente pilar – o queijo de mesa – através da sua gama de queijos Limiano Amanteigado.

O que é essencial na publicidade de uma marca de queijo?

O que é essencial na publicidade de qualquer marca. Passar a essência da mesma, o seu propósito e a sua verdade, de uma forma transparente e verdadeira, sendo fiel ao que a marca representa, ou como dizemos na marca Limiano, de uma forma genuína.

Qual é o peso da marca Limiano no setor?

Limiano é a marca de queijo mais consumida em Portugal. É a marca líder no Total Queijo - a maior categoria em valor, nos Bens de Grande Consumo em Portugal – mantendo lideranças destacadas nos segmentos de Fatias de Flamengo (~25% Quota de mercado em valor) e em Bola (31% Quota de Mercado em valor), segundo a Nielsen.

Está previsto para este ano o lançamento de novos produtos?

Temos sempre o propósito de reforçar a liderança e preferência de Limiano em todos os segmentos relevantes e continuar a trazer inovação ao mercado. Estamos a preparar um lançamento de produto ainda para 2020, num novo segmento, mas por enquanto é confidencial.

E em termos de comunicação, haverá novidades em 2020?

Com uma nova comunicação na marca, a aposta num forte plano de veiculação é obviamente uma das grandes prioridades da marca para este ano, mantendo um forte apoio em TV, reforçando presença no digital onde teremos novidades em breve, outdoor e em materiais de ponto de venda. Estamos neste momento a preparar o lançamento de um novo site para a marca, alinhado com o propósito e posicionamento de marca da família, com um grafismo mais moderno, mais clean, que conta com a parceria de várias personalidades de destaque na sociedade portuguesa, em áreas como psicologia familiar, pediatria, nutrição, por forma a disponibilizar conteúdos uteis para o dia a dia das famílias e que sejam ao mesmo tempo conteúdos que as inspirem a ser mais família e a terem uma convivência mais feliz.

A nível de packaging, estão a ser pensadas alternativas ao plástico?

Podemos falar não só pela marca Limiano, mas em nome da Bel Portugal, sobre o ambicioso programa com que a empresa e todo o Grupo Bel está comprometido e que passa por uma melhoria contínua do perfil nutricional das receitas das marcas que representa, pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável, embalagens cada vez mais recicláveis e com utilização de materiais reciclados, mantendo um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas e permitindo uma fácil acessibilidade do consumidor aos seus produtos. Até 2025, a Bel tem o compromisso de incluir no seu portfolio de produtos embalagens 100% recicláveis e/ou biodegradáveis. Hoje, 81% das embalagens usadas pela Bel são recicláveis ou biodegradáveis.

Quais as metas de negócio para 2020?

Em 2020, a marca Limiano quer continuar a merecer a confiança e preferência dos consumidores portugueses, desafiando-se diariamente a trazer às famílias os melhores produtos, produtos de elevada qualidade, produzidos de forma responsável e que procuram aplicar as melhores praticas da indústria alimentar. A marca quer ainda desenvolver este caminho, mantendo uma relação de proximidade e elevada consideração com as famílias, e continuar a inspirar para que sejamos mais tolerantes às diferenças dos outros. Esse trabalho deve começar em casa com as nossas famílias e os nossos amigos, e acreditamos que se alimentarmos estes valores com os que nos são mais próximos estaremos certamente a construir uma melhor sociedade, no presente e no futuro.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

terça-feira, 10 março 2020 14:08

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing