Entrevistas

As marcas têm de se reinventar. É a visão do Tiago

“Acreditamos que o Continente sairá ainda mais forte, mais resistente e confiante no futuro”. As palavras são do diretor de Marketing da Sonae MC, Tiago Simões, e rematam uma curta entrevista a propósito da resposta da marca à pandemia de Covid-19, na qual defende que as marcas têm de se reinventar e realinhar estratégias.

segunda-feira, 11 maio 2020 13:01
As marcas têm de se reinventar. É a visão do Tiago

 

 

Briefing | Qual o desafio de manter as lojas a funcionar, primeiro, num momento de alguma “corrida” e, depois, num momento de gestão das entradas e gestão dos próprios stocks?

Tiago Simões | Mais do que nunca, o desafio da distribuição alimentar é fulcral. Desde o início que as equipas das lojas Continente estão empenhadas e mobilizadas em manter a atividade com a máxima normalidade.

A nossa preocupação passa por tranquilizar os portugueses em vários aspetos. Por um lado, mostrar às pessoas que não há falta de alimentos e tentar evitar situações de açambarcamento, pois são essas que podem, eventualmente, causar constrangimentos na operação; por outro lado, criar mecanismos de segurança nas nossas lojas que ofereçam confiança aos clientes na hora de fazerem as suas compras e aos colaboradores durante a sua jornada de trabalho. Desde as limitações ao número de pessoas no interior das lojas, às distâncias de segurança, à desinfeção e higienização de carrinhos, cestos e zonas comuns, aos vidros de proteção nas caixas registadoras e no apoio ao cliente, o Continente em vindo a implementar uma série de medidas alinhadas com as recomendações da Direção-Geral de Saúde, para tranquilidade de todos.
A prioridade da Sonae MC é sempre a segurança de colaboradores e clientes para continuar a #AlimentarPortugal.

 

E qual o desafio de manter as pessoas motivadas e presentes em loja, quando a maioria dos trabalhadores entrou em regime de teletrabalho?

Faz parte das boas práticas do Continente a compensação dos seus colaboradores em situações de esforço acrescido.
Face ao momento que vivemos, particularmente exigente para certas funções, a Sonae MC entendeu atribuir uma compensação como forma de agradecimento aos seus colaboradores de lojas e entrepostos, que continuam a trabalhar, todos os dias, comprometidos e empenhados em garantir o normal funcionamento dos nossos serviços que hoje são ainda mais críticos para assegurar o bem-estar dos portugueses.
As equipas seguem o plano de contingência delineado pela Sonae MC, em alinhamento com as autoridades de saúde, já que a nossa prioridade é garantir a segurança dos nossos colaboradores e clientes.

 

O que mudou na forma de fazer negócio? E vai continuar?

Em termos de negócio, a Sonae MC continua empenhada em continuar a disponibilizar os melhores produtos, com o melhor preço, aos nossos clientes. Agora com todas as questões de segurança exigidas para proteger colaboradores e clientes, mas continuamos empenhados em manter a atividade com a máxima normalidade, como até aqui.

 

O Continente foi das primeiras marcas a colocar no ar uma campanha de reação ao contexto. A forma de comunicar mudou?

Trata-se de uma campanha institucional com uma mensagem de coragem, apoio e segurança para os portugueses e todos os profissionais da indústria que têm dado tudo pelo nosso bem-estar nos últimos tempos tão difíceis.
A mensagem da campanha é “Para o bem de todos, o melhor de cada um” e pede aos portugueses que continuem a ser responsáveis neste momento pois, se derem o seu melhor, todos sairemos bem. A campanha agradece também a todos os profissionais (nossos e da concorrência) que, nestes tempos de adversidade, têm trabalhado diariamente para que os Portugueses possam continuar a abastecer-se nas lojas.
A forma de comunicar é diferente, porque o mercado e os consumidores estão diferentes e é uma mudança que terá repercussões a longo prazo. As marcas têm de se reinventar, de alinhar novas estratégias e parcerias.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing