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O álcool da Super Bock tem Eficácia. Diz o Bruno

Uma campanha eficaz é aquela que cumpre o seu propósito, aporta reconhecimento à marca e gera envolvimento com o seu público-alvo. Foi o que aconteceu com a campanha ÁLCOOL GEL E SUPER DOC, diz o diretor de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group, Bruno Albuquerque, tornando a marca finalista aos Prémios à Eficácia em duas categorias. Não sabendo se sairá com troféus na mão na próxima quinta-feira, certo é que já é vencedora: criada em contexto de pandemia, cumpriu um propósito “muito especial”, contribuindo para ajudar a travar a crise.

quinta-feira, 12 novembro 2020 12:32
O álcool da Super Bock tem Eficácia. Diz o Bruno

Briefing | O que tem de especial a campanha ÁLCOOL GEL E SUPER DOC para ser finalista dos Prémios à Eficácia? É especialmente revelante nas categorias em que se insere?

A campanha de Super Bock Free sob a designação “Super Doc” teve particular relevância considerando que foi lançada durante a pandemia e cumpriu um propósito muito especial.

Quando a crise de Covid-19 se instalou, e sendo o Super Bock Group uma empresa com forte sentido de responsabilidade social, pensámos de imediato no que poderíamos fazer para ajudar a combater a propagação do vírus.

Nesse sentido, numa primeira fase, contribuímos ativamente para uma necessidade tão premente como o gel desinfetante que se estava a esgotar no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assim, em parceria com a Destilaria Levira, reaproveitámos um subproduto do processo de fabrico da nossa cerveja sem álcool. Ou seja, conseguimos transformar o álcool que é retirado durante o processo de desalcoolização da Super Bock Free em álcool gel desinfetante para as mãos e doámo-lo a várias unidades hospitalares do SNS. Todo este processo foi feito com a agilidade que era necessária e numa semana doámos 14.000 litros de álcool gel.

Recorde-se que a nossa Super Bock Free é fruto de um processo cervejeiro único de desalcoolização, que conserva o sabor genuíno da cerveja Super Bock Original. Dentro deste segmento é a cerveja líder na categoria, com quota de mercado em valor nos 41% (fonte Nielsen).

Foi no seguimento de apoiar os profissionais de saúde que foi criada a campanha digital “Super Doc”, sob o mote “Pelos que deixam tudo para trás para estar na linha da frente”. Teve por base a edição especial e limitada da Super Bock Free que passou a ter, temporariamente, aquela designação em homenagem a todos os profissionais de saúde que se encontravam na linha da frente a combater a pandemia. Com o apoio dos consumidores conseguimos produzir um novo volume de álcool gel desinfetante para as mãos que entregámos a mais unidades hospitalares, alargando assim a distribuição a outras áreas do país, continuando a Super Bock a apoiar quem mais precisava.

Tratou-se de uma iniciativa com bastante significado, num momento muito difícil em Portugal. Pelas especificidades, tem particular relevância e integração na categoria «Alimentação e Bebidas e Força do Bem». O nosso maior objetivo foi, de facto, podermos dar um contributo ativo à sociedade, através de um produto tão essencial para ajudar a travar a pandemia, mas que estava a escassear.

De que forma se materializa a eficácia desta campanha?

Consideramos que uma campanha é eficaz quando cumpre o seu propósito e consegue trazer reconhecimento, gerar identificação e envolvimento com o seu público-alvo. Esta, claramente, superou os nossos objetivos e os resultados obtidos foram extremamente positivos.

Naquele momento a nossa prioridade não era ter protagonismo, mas sim fazer o que estava ao nosso alcance para mitigar a crise. Mas estamos cientes que combinámos o papel social ativo da Super Bock com o seu património de qualidade e dinâmica de comunicação, tendo sido toda esta junção de fatores que beneficiou a eficácia desta campanha.  

Globalmente, posso adiantar que mais de 50.000 litros de álcool gel desinfetante para as mãos foram doados a mais de 20 hospitais em todo o país, chegando a um número incrível de 60.000 profissionais de saúde. 

Ao nível de comunicação conseguimos igualmente resultados extraordinários. Nas redes sociais, o nosso conteúdo sobre o álcool gel foi o mais eficaz em dois anos e bateu todos os recordes ao impactar um total de 4 milhões de pessoas. Durante a primeira fase fomos reconhecidos pelos portugueses como uma das marcas mais relevantes no apoio ao país, a par com marcas essenciais para o normal funcionamento da sociedade, responsáveis por bens de primeira necessidade.

Quais as expetativas para dia 19?

Para nós, a campanha “Super Doc” da Super Bock é já uma campanha vencedora, por todos os motivos que enumerei anteriormente. Foi criada num contexto inédito, com muita imprevisibilidade e com as equipas a colaborar à distância, considerando as medidas adotadas para evitar a propagação do vírus.

Nessa medida, e independentemente do resultado, agradeço a toda a equipa Super Bock e aos nossos parceiros pelo empenho e dedicação com que trabalharam neste projeto.

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