Entrevistas

Para a Elisabete, o New Normal acontece agora

Abandonar a ideia que o digital se traduz em conveniência e abraçar um novo desafio, liderado pelas pessoas e traduzido em boas experiências e interações personalizadas. É este o repto da New Normal, a agência fundada por Elisabete Ferreira no seio da New Anderthal, que quer operar no “gap” entre as agências de comunicação tradicionais e os desafios das marcas. Porque, diz, um “novo normal” está a acontecer agora, mas outros vão seguir-se.

segunda-feira, 16 novembro 2020 12:37
Para a Elisabete, o New Normal acontece agora

 

Briefing | O que é a New Normal? Como se posiciona no mercado e porque decidiram lançar nesta altura?

Elisabete Ferreira | A New Normal é uma agência e consultora focada na criação de experiências disruptivas que oferece soluções integradas de marketing e comunicação, tecnologia e negócio. Tem como propósito explorar valor, repensando o propósito das marcas/organizações e criar o futuro com novos modelos de comunicação e negócio. Queremos de forma ágil e colaborativa contribuir continuamente para o “novo normal”, que exige um esforço dos CEO, CMO e CIO em adaptar, criar e/ou transformar a experiências ao longo do funil de marketing, para criar experiências digital-first e digital-only.

O lançamento nesta altura e o nome foram apenas uma coincidência feliz. O termo “New Normal” já não é de hoje. Já de há uns anos para cá que o ecossistema do marketing fala da adaptação aos novos desafios que a tecnologia e as mudanças de comportamento trouxeram, os chamados “novos normais”. Quando decidi lançar o projeto, era neste “gap” - entre as agências de comunicação tradicionais e os desafios das marcas - que queria trabalhar. Daí ter chamado New Normal. O contexto este ano apenas fez com que o termo se tornasse mais próximo de todos.

De que modo foram condicionados pela pandemia?

De forma alguma. A pandemia veio apenas acelerar um caminho já iniciado, onde já era percetível a forma como a tecnologia evoluiu e impactou todo o processo de interação com as pessoas e as marcas. Para termos sucesso hoje, a estratégia de transição digital precisa de abandonar a ideia que o digital se traduz em conveniência e abraçar um novo desafio - liderado pelas pessoas e traduzido em boas experiências e interações personalizadas. O marketing digital traduzido em interações convenientes e transacionais “standardizou” as experiências das marcas que hoje, mais que nunca, precisam em todos os momentos de criar empatia, reforçar valores e transformar cada interação em conversa e boas experiências.

É através da ligação às TIC que a agência quer distinguir-se da concorrência?

Também. É uma enorme mais-valia pertencer a um grupo empresarial TIC, a New Anderthal, que com todas as suas áreas de atuação e skills, nos permite ter uma oferta integrada. Para além disso, criar uma agência neste universo das TIC é juntar criatividade a um contexto onde normalmente não existe. Mas mais do que falar de concorrência, prefiro falar de agilidade e colaboração.

Outro fator que diferencia a New Normal é ter esta abertura ao universo B2B, onde nos podemos juntar a empresas, marcas ou até outras agências, capacitando as equipas existentes in-house, em regime de outsourcing, através de um modelo híbrido que permite estender a capacidade criativa digital e de experiência. Para responder a essa necessidade do mercado, criámos um serviço que carinhosamente chamámos “ALLEX – It’s all about experience”.

Que clientes tem já a agência?

Alguns exemplos referentes à proposta de valor da New Normal. Podemos começar com um exemplo de parceria e colaboração com a Unlock. A Unlock tem no coração o know-how profundo e excelência do branding e criação de marcas. A New Normal entra como extensão de equipa na etapa de experiência com o drive mais “tech” que pode fazer a diferença.

A pur’ple, como exemplo de experiência. Trabalhámos um brief de um projeto difícil por ser abstrato. Transformar a construção de uma plataforma para a descoberta do propósito individual, em algo mais criativo. O resultado é uma experiência imersiva, em que a arte assume o protagonismo através de uma magnífica interpretação musical: journey.purposebypeople.com.

Um exemplo de retalho, onde estamos a colaborar com a Blue Bird numa triangulação que integra Criatividade, Tecnologia e Media para potenciar o e-commerce, na sequência do contexto atual.

Por último, um exemplo de transformação digital e propósito do Jornal Económico. Mais do que um projeto, é um compromisso com o futuro onde colocamos o leitor no centro da estratégia. Um desafio de transformação e visão multi-plataforma do Jornal Económico que envolve uma equipa multidisciplinar de marca, experiência (UX), criatividade e tecnologia. Um caminho e roadmap que vai na direção das necessidades do mercado e do que os leitores privilegiam.

Quais os objetivos para este ano?

Primeiro que tudo, consolidar a oferta do grupo New Anderthal. Existindo in-house áreas de talento - DecSkill, soluções - Mongoose, experiência - New Normal e consultoria - GetSkill, conseguimos o desenho de uma oferta integrada para responder aos desafios das marcas.

Depois, finalizar este ano a fazer aquilo que sabemos fazer melhor: apoiar marcas que precisam de repensar o seu negócio e melhorar a sua experiência. Um pequeno exemplo: se uma loja física não puder funcionar devido ao momento que vivemos, o nosso foco vai ser melhorar a experiência online e potenciar online.

E qual a ambição para 2021?

A ambição para 2021 é a mesma que queremos para sempre: criar um caminho para um futuro melhor e mais inovador.

Um “novo normal” está a acontecer agora, mas outros vão-se seguir. Vão continuar a existir sempre “novos normais”. Não me refiro obviamente a pandemias, mas sim ao contexto de incerteza e consequentes desafios que nos são lançados diariamente, sobretudo pela evolução humana e tecnológica.

Acreditamos que quem aproveitar estas oportunidades de transformação para criar e/ou transformar negócios terá mais sucesso, e claro, contem connosco para contribuir continuamente para esse “New Normal”.

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segunda-feira, 16 novembro 2020 12:44

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