Entrevistas

Há Gato Preto no mobiliário. Palavra de Carolina

Faz 35 anos e comemora com um rebranding, que a torna numa lifestyle brand. Falamos do Gato Preto, que está a apostar na área do mobiliário e na transformação digital, no e-commerce e na criação de sinergias com as lojas físicas. “Queremos inspirar as pessoas a viverem a sua casa mais intensamente, com escolhas que reflitam as suas vivências, o que passa também por soluções que traduzam uma consciência mais sustentável”, conta a diretora de Marketing, Carolina Afonso.

segunda-feira, 22 março 2021 13:34
Há Gato Preto no mobiliário. Palavra de Carolina

 

Briefing | Aos 35 anos, o Gato Preto altera o posicionamento. O que muda?

Carolina Afonso | Desde a sua criação que o Gato Preto se tornou numa love brand, com uma autêntica comunidade de clientes fiéis em torno da marca. No ano em que celebra o 35.º aniversário, a marca assume-se como uma lifestyle brand, fazendo jus ao seu novo claim “Living Spaces” com o objetivo de nos aproximarmos mais do estilo de vida e dos interesses dos consumidores. Queremos inspirar as pessoas a viverem a sua casa mais intensamente, com escolhas que reflitam as suas vivências, o que passa também por soluções que traduzam uma consciência mais sustentável. Além da decoração, têxteis e iluminação, há uma aposta crescente na área do mobiliário.

- Como é que essa mudança se reflete na estratégia de marketing, num contexto pandémico especialmente desafiador para as marcas?

A estratégia de marketing passa muito pelos desafios inerentes à omnicalidade. A estratégia Omnichannel consiste na integração dos canais online e físico na estratégia Consumer Centric. Esta aposta tem a ver com o facto de atualmente o perfil de compra dos clientes ser cada vez mais híbrido e nós pretendermos proporcionar-lhes uma experiência com a marca que seja única e diferenciadora. Desta forma, estamos a apostar na transformação digital da insígnia, no e-commerce e na criação de sinergias com as nossas 65 lojas físicas em Portugal e Espanha, proporcionando serviços como o click and collect e integrando tendências como o ropo (research online, purchase offline).

- Quais as ações de marketing e comunicação que a empresa tem previstas para este ano?

Este ano temos uma aposta crescente no digital e na inovação, com enfoque na melhoria da experiência de compra do cliente, que passa por um projeto de transformação digital que nos permita mapear a jornada do cliente Gato Preto. Ao nível das lojas de retalho estamos em processo de rebranding com alterações não só dos elementos da marca, como logotipo e assinatura, mas também no look & feel das lojas, com recurso a tecnologia e ao marketing sensorial. Ao nível da comunicação pretendemos também dinamizar a relação com os media e influenciadores. Elegemos a atriz e influencer Catarina Gouveia como nossa embaixadora pelos valores associados ao bem-estar, ao compromisso com um estilo de vida saudável e pleno e será ela o rosto deste novo posicionamento da marca.

- De que modo vai a marca reforçar a presença nas redes sociais?

Nas redes sociais estamos a apostar na criação de conteúdos de qualidade, com storytelling, havendo um fio condutor. Queremos dar vida aos espaços, com enfoque na casa e nas suas vivências. Tal passa por humanizar a marca, estimular os sentidos de quem nos segue. Pretendemos ser uma marca que acrescenta valor à vida dos seus clientes e o nosso objetivo é que quem nos siga nas plataformas reconheça este fator diferenciador. Mais do que fãs, pretendemos estreitar os laços com a nossa comunidade e estimular o sentimento de pertença.

- Numa altura em que os blogues estão em fase descendente, o que justifica o lançamento do blogue “Living Spaces”?

Os blogs evoluíram muito nos últimos anos. Inicialmente começaram por ser plataformas de texto, depois fotos, de seguida vídeos. Ou seja, os blogs não estão em decadência, pelo contrário deram um salto qualitativo em muito, impulsionado pelas próprias redes sociais, enquanto geradoras de tráfego. Além disso, os blogs enquanto fontes de conteúdos de qualidade, favorecem o SEO e consequentemente o rankeamento em motores de busca.

O blog Living Spaces será o ex-libris do valor que pretendemos aportar às vidas dos nossos clientes. Iremos diversificar formatos em termos de conteúdos, teremos uma rúbrica de Home Decor Tips assinada pelo decorador de interiores Nuno Matos Cabral, que irá ajudar os fãs de DYI com dicas de homestagging, entre outro tipo de conteúdos que nos permitirão contar a história da marca e dar a conhecer os seus produtos e inovações.

- Quais as ambições para marca para 2021?

Fora todos os pontos mencionados, que constituem já o início de uma mudança e concretização das nossas ambições, a marca ambiciona para 2021 a renovação das lojas em Portugal e Espanha, ao abrigo do rebranding. Dar a conhecer aos nossos clientes de forma transparente e próxima, como uma Love Brand que somos, que existe um processo de criação interno, com designers de produto in-house. Queremos associar-nos às pessoas certas em termos de influenciadores e parcerias, criando relações duradouras para que comuniquem de uma forma mais genuína e autêntica os valores da marca.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

segunda-feira, 22 março 2021 16:58

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing