Entrevistas

O Repsol Move é um ecossistema integrado. Diz o Miguel

O Repsol Move tem sido melhorado nos últimos meses – como é o caso das funcionalidades da app – e a multienergética tem procurado encontrar soluções para aumentar as vantagens. O responsável pelo programa de fidelização, Miguel Pacheco, afirma que este é hoje um “ecossistema totalmente integrado”, pois congrega oferta própria, mas também dos seus parceiros.

segunda-feira, 30 agosto 2021 11:52
O Repsol Move é um ecossistema integrado. Diz o Miguel

Briefing | O Repsol Move é o programa de fidelização da energética. O que traz de vantagens para o consumidor?

Miguel Pacheco | O Repsol Move é o programa de fidelização de todos os clientes Repsol, não apenas dos que utilizam os nossos combustíveis líquidos. Como empresa multienergética que somos, queremos que todos os nossos clientes – de GPL embalado, de autogás, de mobilidade elétrica, etc. – tenham acesso às mesmas vantagens, campanhas, ofertas e descontos.

É um programa com as suas próprias caraterísticas, diferentes das existentes no mercado. O universo de produtos e serviços da Repsol já é per si bastante vasto e rico. Estamos a falar de combustíveis líquidos, de GPL embalado, do negócio de non-oil – lavagens, produtos em loja, etc. – e muitos outros. Se a esta oferta juntarmos os produtos e serviços da nossa rede de parceiros, então ficamos com um programa de fidelização que cobre, praticamente, todas as áreas e setores.

O programa de fidelização tem sido melhorado e reforçado ao longo dos últimos meses, sempre com o objetivo de garantir a máxima conveniência aos nossos clientes. A título de exemplo, com a app do Repsol Move é possível consultar a estação de serviço mais próxima, pesquisar por tipo de produto e serviço, verificar as campanhas, ofertas e promoções existentes, e associar os cartões de clientes dos nossos parceiros – que já utilizam para obtenção de desconto –, por forma a, além dos descontos, conseguirem pontos que podem ser rebatidos por uma considerável quantidade de produtos e serviços.

Temos vindo a procurar soluções com os nossos parceiros para aumentar as vantagens. Com o objetivo de fortalecer o programa de parceiros de Desconto Imediato, que conta, atualmente, com mais de 20 parceiros, de diversos setores – clubes de futebol, retalho, moda, automóvel, etc. –, celebrámos um acordo de parceria com a cadeia de distribuição alimentar Lidl. Este acordo, revestido da maior importância estratégica, posiciona a Repsol junto a um universo significativo de consumidores e alavanca o nosso crescimento no futuro próximo.

Qual é a importância de um programa como este para uma empresa do setor energético?

Temos sido pródigos em aumentar as nossas fontes de energia, por forma a complementar a oferta e salvaguardar todas as necessidades energéticas dos nossos clientes. Vamos continuar este trajeto – que já é notório no caso da mobilidade elétrica –, pelo que é importante agregar todas as vantagens num programa de fidelização que seja transversal a todos os negócios.

Nos últimos anos, temos sido reconhecidos pelos principais sistemas de avaliação das marcas em Portugal e, como em qualquer relação, além do momento de celebração do vínculo, é importante cultivar e dinamizar a relação, e é aqui que entra o Repsol Move. Compreendendo as potencialidades do digital, da personalização, temos vindo a ampliar a nossa oferta nos canais digitais, funcionando como verdadeiras extensões dos nossos pontos de venda, o que nos permite reforçar a confiança, a disponibilidade e a proximidade – atributos reconhecidos pelos nossos clientes nos diferentes prémios.

Na Repsol, colocamos sempre o cliente no centro da nossa atividade. Indagamos novas formas de relacionamento e comunicação, com o desígnio de prestar um serviço ainda melhor, numa filosofia de melhoria contínua, para ir ao encontro das expetativas que são, também elas, cada vez maiores.

Por que destacam que se está a transformar num dos mais completos programas de fidelização em Portugal?

Hoje, através do Repsol Move, os portugueses, além do acesso a artigos de alto valor acrescentado, que poderão ser rebatidos com pontos, têm à sua disposição uma série de features, que continuam a ser incrementadas, de maneira a melhorar o dia a dia dos nossos clientes. O verdadeiro marketplace tem cada vez mais produtos, gadgets que podem ser adquiridos a preços competitivos, e, muito recentemente, merchandising dos principais clubes de futebol nacionais.

Somos a única marca em Portugal com parceria com os designados “três grandes” e, agora, os nossos clientes podem adquirir os produtos dos seus clubes através do rebate de pontos, que ganham diariamente nas nossas cerca de 500 estações de serviço ou em plataformas digitais como o QueroGás.

O programa é hoje um ecossistema totalmente integrado, que congrega oferta própria, mas também dos nossos parceiros, como, por exemplo, a FNAC. Realizámos também uma campanha com uma grande marca de retalho, o Lidl, sempre com o propósito de atribuir vantagens aos nossos clientes, nas mais diversas áreas.

Como empresa socialmente responsável que somos, temos, ainda, uma ligação com associações e fundações, através da qual o cliente pode rebater pontos, e onde nós efetuamos o donativo. Em linha com a nossa obstinação com a transição energética e a sustentabilidade do meio ambiente, numa parceria com a Associação Plantar Uma Árvore, é possível trocar pontos – 500 pontos (o número que é oferecido aquando do download da app) – pela plantação de uma árvore.

Consideramos que o conjunto de serviços que disponibilizamos, as vantagens, as funcionalidades, bem como a aposta que tem sido contínua na evolução através da tecnologia, faz da Repsol Move um dos mais completos programas de fidelização em Portugal, sem dúvida.

De que forma se alinha com a estratégia de digitalização da Repsol?

No âmbito do Plano Estratégico 2021-2025, a Repsol criou uma nova unidade de negócio, designada “Cliente”, para continuar a responder aos mais de 24 milhões de clientes. Além desta área, faz também parte da estratégia para os próximos anos a forte aposta na digitalização, e este programa de fidelização alinha-se na totalidade com esta ambição da companhia.

O desenvolvimento da app Repsol Move, e de todo o programa de fidelização, reflete a posição da Repsol enquanto empresa que quer estar na vanguarda da digitalização, tanto na sua atividade, como nos serviços complementares que pode oferecer aos seus clientes. Estes estão no centro de toda a estratégia da empresa, e consideramos que a tecnologia é a melhor ferramenta para melhorar os produtos e serviços que oferecemos a quem já é cliente Repsol, bem como para continuar a atrair novos clientes.

Qual a ambição da empresa para 2021, em termos de novas aberturas, investimento e faturação?

Em 2021, queremos, sobretudo, continuar a receber a confiança dos nossos clientes e dar a conhecer aqueles que ainda não são todas as valências do programa de fidelização, de ser cliente Repsol.

Vamos continuar a recrudescer a nossa oferta multienergética, a investir em novos desenvolvimentos da app, a colocar o cliente no centro de toda a estratégia. O Repsol Move é uma peça nevrálgica na construção e manutenção da relação, pelo que, em linha com a visão da companhia, continuará a evoluir e a efetuar os investimentos necessários para estar na vanguarda tecnológica, a acompanhar as naturais evoluções de um mercado cada vez mais digital e dinâmico.

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segunda-feira, 30 agosto 2021 14:36

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