Entrevistas

A Ageas leva um “Ritmo Vida” nos Prémios à Eficácia. A Marta explica

“Ritmo Vida” é a campanha da Ageas Seguros que está na corrida dos Prémios à Eficácia, com uma indicação na categoria “Serviços Financeiros e Seguros”. A publicidade dá a conhecer, segundo a responsável de Marketing e Comunicação Comercial do grupo, um produto que “protege as famílias”. Marta Vicente justifica a eficácia com o alcance da marca de 69,5% na notoriedade total e a 3.ª posição em top of mind.

quarta-feira, 03 novembro 2021 12:17
A Ageas leva um “Ritmo Vida” nos Prémios à Eficácia. A Marta explica

Briefing | A campanha “Ritmo Vida” é finalista nos Prémios à Eficácia. O que traduz?

Marta Vicente | Antes de mais, é com enorme orgulho que somos finalistas nos Prémios à Eficácia com a campanha “Ritmo Vida”. Foi com o mote de “proteger o ritmo diário das pessoas, aconteça o que acontecer”, que nasceu o conceito de comunicação “o seu mundo não perde o ritmo”, para dar a conhecer um produto que protege as famílias. No caso de não se poder exercer a atividade profissional – na ocorrência de incapacidade temporária –, o Ritmo Vida garante um subsídio diário e devolve-lhe o valor pago pelo seguro.

Para darmos a conhecer esta nova solução, foi desenvolvida uma campanha de comunicação em formatos diferenciados, que possibilitaram um envolvimento mais emocional com o propósito do produto. Foram desenvolvidos materiais e um plano de comunicação, com presença em TV, rádio, imprensa e meios digitais, que privilegiassem um contacto mais pessoal, com storytelling associado.

No fundo, esta distinção é um reflexo claro da estratégia de comunicação que a Ageas Seguros definiu para junto dos clientes: comunicar de forma clara, criativa e, acima de tudo, eficaz, com recurso a meios de comunicação ajustados e alinhados com os objetivos de comunicação.

Qual foi o briefing passado às agências Havas, Havas Sports & Entertainment e Arena Media?

Para contextualizar, é importante recuar ao início de 2021, em que os portugueses se viram novamente confrontados com medidas rígidas de isolamento devido à pandemia. Numa altura em que todas as marcas abordavam temas semelhantes na sua comunicação, era nosso objetivo destacar a Ageas Seguros, com o desafio acrescido de comunicar um produto que carece de explicação.

Para a agência criativa, o desafio foi criar um conceito que traduzisse mais do que vantagens de um produto, mas também o papel que a marca se propunha desempenhar naquele contexto pandémico. Já para a agência de meios, o objetivo passava por criar uma divulgação eficaz, que levasse a mensagem a todas as pessoas de uma forma diferenciada, envolvente e que otimizasse o investimento – que era reduzido. Isto tudo a juntar ao facto de querermos iniciar 2021 com uma forte proposta de valor para os nossos clientes e consumidores em geral.

Por que razões foram campanhas eficazes?

A ação foi um sucesso em todas as componentes, com a campanha a alcançar os níveis de notoriedade elevados. Quando falamos em negócio, deveremos sublinhar que o mercado dos seguros de vida começou o ano a decrescer e com tendência de baixo crescimento ao longo dos meses, enquanto a Ageas Seguros crescia a dois dígitos e mantinha o seu crescimento sempre acima do mercado. Estes resultados refletem-se também nos prémios, com um crescimento global na linha de produtos dos seguros de Vida.

Já no que respeita à notoriedade e ao fator de recordação, os valores foram excelentes. No final do primeiro trimestre, a Ageas Seguros, marca do Grupo Ageas Portugal, alcançou 69,5% de notoriedade total – mais 7,2 p.p. face ao período homólogo. Podemos ainda adiantar que a Ageas Seguros ocupou a 3.ª posição em top of mind e na espontânea total de referências. Claro que estes resultados foram possíveis pelo forte empenho das equipas envolvidas, da Ageas Seguros e das agências, que, com criatividade e eficácia, conseguiram superar os objetivos propostos e fazer chegar esta importante mensagem aos portugueses.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing