Entrevistas

A comunicação da EPAL tem valor. O Marcos explica

A EPAL incentiva ao consumo de água da torneira e ao seu uso eficiente, focando, segundo o diretor de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental, as suas campanhas e ações nisso mesmo. Marcos Sá explica um dos projetos que comunica, em “formatos acessíveis”, o valor deste bem essencial – com o objetivo de “contribuir para uma sociedade mais inclusiva” – e que saiu premiado do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG).

quinta-feira, 06 janeiro 2022 11:55
A comunicação da EPAL tem valor. O Marcos explica

Briefing | Visto que a água é um bem essencial e a EPAL presta o serviço de abastecimento da mesma, por onde passa a estratégia de Marketing da empresa?

Marcos Sá | É da maior importância que todos saibam a qualidade do produto que lhes é entregue – são mais de 300 mil análises realizadas por ano nos nossos laboratórios acreditados – que saibam que a EPAL faz um investimento significativo para lhes proporcionar um serviço cada vez mais inovador e eficiente, que estará sempre preparada para responder às suas necessidades e está aqui por e para todos os que serve, apresentando-se como uma empresa inclusiva, e promotora de políticas que envolvam e representem toda a diversidade que encontramos na nossa sociedade e nos territórios e comunidades que servimos na nossa área de atuação.

Mas para responder às necessidades da comunidade tem de se ser sempre uma empresa que sabe e demonstrar a todos que consegue gerir o seu produto como ninguém, protegendo-o e assegurando que ele não faltará às gerações futuras.

Não é por acaso que as suas campanhas mais ativas têm que ver com o incentivo ao consumo de água da torneira e ao seu uso eficiente, sendo que, entre instituições públicas e privadas, a EPAL em Lisboa conta já com mais de 260 aderentes que, nos seus espaços, servem apenas água da rede, a opção mais amiga do ambiente e a mais económica.

Ainda antes da mudança da lei que obriga hoje os estabelecimentos do setor da hotelaria, restauração e cafetaria a disponibilizarem aos seus clientes água da torneira, já a EPAL, muito tempo antes, dinamizava entusiasticamente a sua campanha de consumo exclusivo de água da torneira, disponibilizando os seus jarros e garrafas de vidro a muitas entidades, em restaurantes e hóteis, para que naqueles locais se consumisse apenas água da torneira. E fizemo-lo com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, o Turismo de Portugal, a Lisboa E-Nova e a ZERO.

A sustentabilidade ambiental é outra das nossas maiores missões. A EPAL trabalha com um produto que é finito e, por isso, é também da sua responsabilidade geri-lo com respeito e sensibilizar os seus clientes para que façam o mesmo.

Têm lançado, por exemplo, vários designs de garrafas de vidro. Qual é o intuito da ação?

Tal como foi dito anteriormente, a EPAL tem sido muito ativa no que diz respeito à apresentação do seu produto como sendo digno de confiança, totalmente seguro, de qualidade, económica e ambientalmente mais sustentável, e mais acessível nos diferentes pontos de vista. Esta mensagem tem sido amplamente divulgada pela sua importância e pelo impacto que, por exemplo, o gesto de consumir água da torneira, se for efectuado por todos, tem no planeta, contribuindo para a diminuição significativa do plástico nos oceanos, uma das principais preocupações ambientais em todo o mundo. Quando esta mensagem é entendida por todos que, além de a receberem, a interiorizam e a colocam em prática, passam também a ser agentes ativos da sustentabilidade e também eles iniciam a missão de explicar estes conceitos a outros. A mensagem é amplificada e chega a muito mais gente, de todos os segmentos.

Ao lançarmos diferentes garrafas de água, a EPAL junta-se a empresas portuguesas que partilham os seus valores de sustentabilidade, que se tornam também elas comunicadoras dos nossos valores, divulgando as boas práticas para todos sermos sustentáveis.

As parcerias são da maior importância para alavancar valores comuns e alcançar o maior número de pessoas, através de mensagens diferenciadas e comunicadas de formas diferentes. E quando estamos a produzir local, estamos a dinamizar a economia nacional e a consumir local, um dos conceitos mais importantes da sustentabilidade.

A EPAL venceu recentemente dois prémios no ENEG, um deles de Melhor Comunicação do Valor da Água. Em que consistiu o trabalho?

A EPAL ganhou dois de cinco Tubos de Ouro no ENEG 2021. O primeiro projeto distinguido foi o “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade. A EPAL tem desenvolvido diversas iniciativas, asseguradas pela Direção de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental, com o objetivo de proporcionar conhecimento, a crianças, jovens e adultos, quanto à conservação da natureza e ao respeito que devem ter pela mesma, preservando os ecossistemas e toda a biodiversidade.

Na categoria Melhor Comunicação do Valor da Água, o prémio foi para “Comunicar para Todos – Parcerias para a Implementação de uma Comunicação Multiformato”, um projeto que apresenta ações de comunicação em formatos acessíveis, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva. As descrições e as imagens dos mesmos foram adaptadas para escrita pictográfica e os vídeos para língua gestual portuguesa. O desafio teve o acompanhamento técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e concretizou-se, ao longo deste ano, com vários momentos enquadrados no âmbito da celebração dos dias relevantes para a temática. As iniciativas contaram ainda com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, o Serviin – Portal do Cidadão Surdo e a APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga, bem como com a colaboração de diversas associações, na partilha destes conteúdos junto dos seus públicos, nomeadamente, Fundação LIGA, APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e CERCI Lisboa. 

Quais os objetivos da marca para o próximo ano?

Com a modéstia que nos compete, a EPAL tem feito um trabalho que tem sido reconhecido e que tem levado muitas empresas do setor, ao nível nacional e internacional, a seguirem os nossos exemplos. Naturalmente que é nosso objetivo sermos cada vez melhores e levarmos a nossa mensagem sustentável a mais pessoas, que, por sua vez, também passem a divulgá-la, criando assim uma espécie de corrente da água onde todos se movem com o mesmo objetivo. Esse objetivo é termos um planeta onde seja bom viver, que se mantenha sustentável para as futuras gerações, com água de qualidade e em quantidade, pois sem água não há desenvolvimento, não há vida.

Da nossa parte, podem contar com: uma aposta forte nas ações de sensibilização ambiental, um serviço cada vez mais eficiente e inclusivo, todos os trabalhadores/as para continuarem a fazer desta empresa um exemplo que orgulha o nosso País e que manterá sempre a comunidade e as pessoas como a sua principal prioridade em cada passo que der, em cada novidade que criar, em cada inovação que implementar, em cada escolha que fizer, pois só assim defenderemos um bem – a água – que tem que ser, cada vez mais, uma causa de todos nós.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

terça-feira, 18 janeiro 2022 13:14

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing